Fer­nan­do Had­dad con­ver­sa com Sidar­ta Ribeiro e Vera Iaconel­li sobre o seu novo livro, “O ter­ceiro excluí­do: Con­tribuição para uma antropolo­gia dialéti­ca”, lança­do pela Zahar. A obra mobi­liza os prin­ci­pais debates con­tem­porâ­neos da biolo­gia, da antropolo­gia e da lin­guís­ti­ca e apre­sen­ta novas bases teóri­c­as para a eman­ci­pação humana.

Sai­ba um pouco sobre o autor e os con­vi­da­dos desse debate:

FERNANDO HADDAD é pro­fes­sor do Depar­ta­men­to de Ciên­cia Políti­ca da FFLCH-USP. For­ma­do em dire­ito, mestre em econo­mia e doutor em filosofia, foi min­istro da Edu­cação dos gov­er­nos Luiz Iná­cio Lula da Sil­va e Dil­ma Rouss­eff e prefeito de São Paulo. Pub­li­cou ‘Tra­bal­ho e lin­guagem’ (Edi­to­ra Azougue), ‘O sis­tema soviéti­co’ (Edi­to­ra Scrit­ta) e ‘Em defe­sa do social­is­mo’ (Edi­to­ra Vozes), entre out­ros livros.

SIDARTA RIBEIRO é mestre em biofísi­ca, doutor em com­por­ta­men­to ani­mal e pós-doutor em neu­rofi­si­olo­gia, pro­fes­sor tit­u­lar de neu­ro­ciên­cia e fun­dador do Insti­tu­to do Cére­bro da UFRN. Pub­li­cou mais de cem arti­gos cien­tí­fi­cos em per­iódi­cos inter­na­cionais e é autor de ‘Son­ho man­i­festo’, ‘O orácu­lo da noite’ e ‘Lim­i­ar’ pela Com­pan­hia das Letras.

VERA IACONELLI é psi­canal­ista, mestre e douto­ra em Psi­colo­gia pela Uni­ver­si­dade de São Paulo, mem­bra do Insti­tu­to Sedes Sapi­en­ti­ae e da Esco­la do Fórum do Cam­po Laca­ni­ano e dire­to­ra do Insti­tu­to Ger­ar de Psi­canálise. É auto­ra de ‘O mal estar da mater­nidade’ (Edi­to­ra Zagodoni) e ‘Como cri­ar fil­hos no sécu­lo XXI’ (Edi­to­ra Con­tex­to).