Real­i­zou-se, ontem, no Insti­tu­to Novos Par­a­dig­mas - INP, even­to que rep­re­sen­ta um salto de qual­i­dade no debate con­tem­porâ­neo.

Por ocasião do lança­men­to do livro Por uma Con­sti­tu­ição da Ter­ra, de auto­ria de  Lui­gi Fer­ra­joli, um dos mais impor­tantes juris­tas de nos­so tem­po, o jurista Tar­so Gen­ro, ex-Min­istro da Edu­cação e da Justiça, ex- Gov­er­nador do Rio Grande do Sul e ex-Prefeito de Por­to Ale­gre, Pres­i­dente de Hon­ra do INP, orga­ni­zou a Con­fer­ên­cia Lati­no-Amer­i­cana, que con­tou com a par­tic­i­pação não ape­nas do autor do livro, mas de Pepe Muji­ca, do Uruguai, Miryam Hazán, do Méx­i­co, Ali­cia Ruiz, da Argenti­na, e Javier Miran­da, do Uruguai, em debate apre­sen­ta­do e coor­de­na­do por San­dra Biten­court.

Lui­gi Fer­ra­joli foi Juiz esteve lig­a­do ao movi­men­to da mag­i­s­tratu­ra democráti­ca, na Itália, ten­do sido pro­fes­sor de Filosofia do Dire­ito e Teo­ria Ger­al do Dire­ito na Uni­ver­si­dade de Cameri­no, da qual foi Dire­tor da Fac­ul­dade de Dire­ito, insti­tu­ição com a qual a Acad­e­mia Paulista de Dire­ito real­iza parce­ria impor­tante, onde tam­bém lecio­nou Nor­ber­to Bob­bio, Atual­mente, leciona na Uni­ver­si­dade de Roma Tre.

José Alber­to Muji­ca Cor­dano — Pepe Muji­ca, é um dos maiores líderes do mun­do democráti­co, ten­do sido Pres­i­dente do Uruguai , quan­do empreen­deu uma políti­ca volta­da à con­strução da igual­dade, da sol­i­dariedade e da sus­tentabil­i­dade, exal­ta­da por vários líderes mundi­ais, entre os quais, o Papa Fran­cis­co.

Miryam Hazán  é espe­cial­ista em migrações na Orga­ni­za­ção dos Esta­dos Amer­i­canos — OEA, ten­do sido con­sul­to­ra sênior do Ban­co Inter­amer­i­cano de Desen­volvi­men­to, estu­da­do na Uni­ver­si­dade Autôno­ma do Méx­i­co, na Uni­ver­si­dade do Texas, em Austin, e na Uni­ver­si­dade George­town.

Ali­cia Ruiz é Juíza do Tri­bunal Supe­ri­or de Justiça de Buenos Aires, e Pro­fes­so­ra  da Uni­ver­si­dade de Buenos Aires.

Javier Miran­da é Dire­tor de Dire­itos Humanos do Cen­tro Lati­no-Amer­i­cano de Econo­mia Humana, foi Min­istro de Dire­itos Humanos do Uruguai e Pres­i­dente da Frente Ampla.

San­dra Biten­court é jor­nal­ista, Douto­ra em Comu­ni­cação e Infor­mação pela Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio Grande do Sul, pesquisado­ra do grupo de pesquisa Núcleo de Comu­ni­cação Públi­ca e Políti­ca,  Dire­to­ra de Comu­ni­cação do INP e con­sel­heira do Obser­vatório da Comu­ni­cação Públi­ca.

O even­to con­tou com o apoio do Insti­tu­to Decla­tra, do Democ­ra­cia e Mun­do do Tra­bal­ho em Debate, da Fun­dação Esco­la Supe­ri­or da defen­so­ria do Rio Grande do Sul, da Fun­dação esco­la Supe­ri­or do Min­istério Públi­co, da Acad­e­mia Brasileira de Dire­ito do Tra­bal­ho, da Asso­ci­ação do Min­istério Públi­co do Rio Grande do Sul, da Asso­ci­ação dos Juízes do Rio Grande do Sul, da Esco­la da Mag­i­s­tratu­ra do Rio Grande do Sul, da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito do Tra­bal­ho, e da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito e sua Cát­e­dra San Tia­go Dan­tas.

Foi trans­mi­ti­do pela TV DDF.