Realizou-se, ontem, no Instituto Novos Paradigmas - INP, evento que representa um salto de qualidade no debate contemporâneo.
Por ocasião do lançamento do livro Por uma Constituição da Terra, de autoria de Luigi Ferrajoli, um dos mais importantes juristas de nosso tempo, o jurista Tarso Genro, ex-Ministro da Educação e da Justiça, ex- Governador do Rio Grande do Sul e ex-Prefeito de Porto Alegre, Presidente de Honra do INP, organizou a Conferência Latino-Americana, que contou com a participação não apenas do autor do livro, mas de Pepe Mujica, do Uruguai, Miryam Hazán, do México, Alicia Ruiz, da Argentina, e Javier Miranda, do Uruguai, em debate apresentado e coordenado por Sandra Bitencourt.
Luigi Ferrajoli foi Juiz e esteve ligado ao movimento da magistratura democrática, na Itália, tendo sido professor de Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito na Universidade de Camerino, da qual foi Diretor da Faculdade de Direito, instituição com a qual a Academia Paulista de Direito realiza parceria importante, onde também lecionou Norberto Bobbio, Atualmente, leciona na Universidade de Roma Tre.
José Alberto Mujica Cordano — Pepe Mujica, é um dos maiores líderes do mundo democrático, tendo sido Presidente do Uruguai , quando empreendeu uma política voltada à construção da igualdade, da solidariedade e da sustentabilidade, exaltada por vários líderes mundiais, entre os quais, o Papa Francisco.
Miryam Hazán é especialista em migrações na Organização dos Estados Americanos — OEA, tendo sido consultora sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento, estudado na Universidade Autônoma do México, na Universidade do Texas, em Austin, e na Universidade Georgetown.
Alicia Ruiz é Juíza do Tribunal Superior de Justiça de Buenos Aires, e Professora da Universidade de Buenos Aires.
Javier Miranda é Diretor de Direitos Humanos do Centro Latino-Americano de Economia Humana, foi Ministro de Direitos Humanos do Uruguai e Presidente da Frente Ampla.
Sandra Bitencourt é jornalista, Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora do grupo de pesquisa Núcleo de Comunicação Pública e Política, Diretora de Comunicação do INP ‚e conselheira do Observatório da Comunicação Pública.
O evento contou com o apoio do Instituto Declatra, do Democracia e Mundo do Trabalho em Debate, da Fundação Escola Superior da defensoria do Rio Grande do Sul, da Fundação escola Superior do Ministério Público, da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, da Escola da Magistratura do Rio Grande do Sul, da Academia Paulista de Direito do Trabalho, e da Academia Paulista de Direito e sua Cátedra San Tiago Dantas.
Foi transmitido pela TV DDF.