“É triste con­statar que assis­ti­mos — no Brasil, mas tam­bém em out­ros País­es — ao retorno de Gov­er­nos que se colo­cam con­tra o Povo, ao enx­er­garem a Con­sti­tu­ição e seu sis­tema de garan­tias e seus pro­gra­mas de con­strução de liber­dades e diminuição de desigual­dades como obstácu­lo. No Brasil, não ape­nas no Gov­er­no Fed­er­al, mas igual­mente nos Esta­dos, em que políti­cos, aprovei­tan­do-se da insat­is­fação ger­a­da pela crise econômi­ca, mas igual­mente da pro­pa­gan­da neg­a­ti­va, impel­i­da pelo desvio de uso das insti­tu­ições jurídi­cas de con­t­role do Esta­do, especi­fi­ca­mente uma parcela do Min­istério Públi­co e do Judi­ciário, que se voltaram a estigma­ti­zar par­tidos democráti­cos, exageran­do e, por con­seguinte, detur­pan­do o argu­men­to da cor­rupção.

É o tema da breve Intro­dução de Alfre­do Attié, Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas e Pres­i­dente da APD, ao novo número da “Poli­fo­nia: Revista Inter­na­cional da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito”, que con­ta, tam­bém, com impor­tantes arti­gos.

A pub­li­cação se dá em 11 de agos­to, dia de cel­e­brar a Fun­dação dos Cur­sos Jurídi­cos no Brasil, em 1827. Na época, chama­dos de “Cur­sos de Ciên­cias Jurídi­cas e Soci­ais”, foram insta­l­a­dos em São Paulo — onde per­manece até hoje, no Largo São Fran­cis­co, na Fac­ul­dade de Dire­ito, que faz parte da Uni­ver­si­dade de São Paulo — e em Olin­da, pos­te­ri­or­mente deslo­ca­do para Recife, na, hoje, Fac­ul­dade de Dire­ito de Recife.

BOA LEITURA!

Parabéns a Autoras e Autores, Revi­so­ras e Revi­sores e Dire­to­ria e Equipe da “POLIFONIA”!”