Itu receberá Alfredo Attié, Doutor em Filosofia da Universidade de São Paulo, Presidente da Academia Paulista de Direito e Desembargador no Tribunal de Justiça de SP, para o lançamento do livro “Montesquieu”, na forma de uma Roda de Conversa, seguida de autógrafos (visite a página do evento, no Facebook, aqui).

Café, Filosofia e Conversa pareciam amenidades até o último ano. Em 2019, ano primeiro da era da autoverdade, confraternizar em torno de ideias é praticamente um ato revolucionário.

Alfredo Attié Jr, conduzirá com a costumeira elegância essa “revolução de ideias” em Itu, convidando-nos para uma roda de conversa em torno de sua obra literária “Montesquieu”, lançada pela editora Chiado, de Lisboa (veja aqui).

O evento ocorrerá no dia 15 de maio, quarta-feira, no Espaço Trama, na rua Padre Bartolomeu Taddei, 9, em Itu, a partir das 18 horas.

Inserido em complexo arquitetônico privilegiado, na antiga Fábrica São Pedro, o Espaço Trama (veja aqui) é um espaço coletivo voltado a artistas, ativistas, empreendedores e sonhadores. Conta com estacionamento próprio e gratuito.

Segundo a sinopse do livro, “Montesquieu é um caso do Século das Luzes, que tanto admiramos, e que nos forneceu tantas pistas para construirmos a política moderna. Suas ideias vazaram durante o fim do Antigo Regime, passaram pelo filtro revolucionário, estiveram presentes na construção de novos Estados, Declarações e Constituições, e no desejo de uma Sociedade Internacional de Direitos. Mesmo que desejemos, hoje, superar essa tradição, lançar-nos em novos projetos de escrita e de política, a reflexão sobre nossos Clássicos ainda se mostra essencial, sobretudo procurando retirar deles as várias camadas de ornamento, contaminação e erudição que lhes quiseram acrescentar os Séculos seguintes. Por isso, o Montesquieu que a leitora e o leitor encontrarão nesse livro é bem diverso das imagens feitas, recomposto em seu estilo e em seu desenho de um projeto da política, por meio de um percurso que entremeou filosofia e análise literária. É um Montesquieu que se mostra disposto a ajudar na transformação criadora do humano”.

 

 

No Dia de Luta pela Educação, uma opção firme pela Cultura e pelo Brasil.

Na foto, Malu Garcia, Ramon Olads, Adauto José Rizzi, Carlos Marien, Gustavo Talon, Gio Carvalho, rodeando “Montesquieu”, no Café Colômbia, em Itu.