Itu rece­berá Alfre­do Attié, Doutor em Filosofia da Uni­ver­si­dade de São Paulo, Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito e Desem­bar­gador no Tri­bunal de Justiça de SP, para o lança­men­to do livro “Mon­tesquieu”, na for­ma de uma Roda de Con­ver­sa, segui­da de autó­grafos (vis­ite a pági­na do even­to, no Face­book, aqui).

Café, Filosofia e Con­ver­sa pare­ci­am amenidades até o últi­mo ano. Em 2019, ano primeiro da era da autover­dade, con­frat­er­nizar em torno de ideias é prati­ca­mente um ato rev­olu­cionário.

Alfre­do Attié Jr, con­duzirá com a cos­tumeira elegân­cia essa “rev­olução de ideias” em Itu, con­vi­dan­do-nos para uma roda de con­ver­sa em torno de sua obra literária “Mon­tesquieu”, lança­da pela edi­to­ra Chi­a­do, de Lis­boa (veja aqui).

O even­to ocor­rerá no dia 15 de maio, quar­ta-feira, no Espaço Tra­ma, na rua Padre Bar­tolomeu Tad­dei, 9, em Itu, a par­tir das 18 horas.

Inseri­do em com­plexo arquitetôni­co priv­i­le­gia­do, na anti­ga Fábri­ca São Pedro, o Espaço Tra­ma (veja aqui) é um espaço cole­ti­vo volta­do a artis­tas, ativis­tas, empreende­dores e son­hadores. Con­ta com esta­ciona­men­to próprio e gra­tu­ito.

Segun­do a sinopse do livro, “Mon­tesquieu é um caso do Sécu­lo das Luzes, que tan­to admi­ramos, e que nos forneceu tan­tas pis­tas para con­stru­irmos a políti­ca mod­er­na. Suas ideias vazaram durante o fim do Anti­go Regime, pas­saram pelo fil­tro rev­olu­cionário, estiver­am pre­sentes na con­strução de novos Esta­dos, Declar­ações e Con­sti­tu­ições, e no dese­jo de uma Sociedade Inter­na­cional de Dire­itos. Mes­mo que dese­je­mos, hoje, super­ar essa tradição, lançar-nos em novos pro­je­tos de escri­ta e de políti­ca, a reflexão sobre nos­sos Clás­si­cos ain­da se mostra essen­cial, sobre­tu­do procu­ran­do reti­rar deles as várias camadas de orna­men­to, con­t­a­m­i­nação e erudição que lhes quis­er­am acres­cen­tar os Sécu­los seguintes. Por isso, o Mon­tesquieu que a leito­ra e o leitor encon­trarão nesse livro é bem diver­so das ima­gens feitas, recom­pos­to em seu esti­lo e em seu desen­ho de um pro­je­to da políti­ca, por meio de um per­cur­so que entremeou filosofia e análise literária. É um Mon­tesquieu que se mostra dis­pos­to a aju­dar na trans­for­mação cri­ado­ra do humano”.

 

 

No Dia de Luta pela Edu­cação, uma opção firme pela Cul­tura e pelo Brasil.

Na foto, Malu Gar­cia, Ramon Olads, Adau­to José Rizzi, Car­los Marien, Gus­ta­vo Talon, Gio Car­val­ho, rode­an­do “Mon­tesquieu”, no Café Colôm­bia, em Itu.