Na noite des­ta quar­ta-feira, 15.08, foi lança­do no espaço Tupi or not Tupi, em São Paulo, o livro “Von­tade Pop­u­lar e Democ­ra­cia — O Caso Lula”. A obra con­ta com arti­gos escritos por juris­tas, pro­fes­sores, cien­tis­tas políti­cos, sociól­o­gos e acadêmi­cos, entre eles, o pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, o desem­bar­gador Alfre­do Attié, que pres­ti­giou o even­to.

O livro tem pre­fá­cio de Fer­nan­do Morais, que esteve pre­sente no lança­men­to e desta­cou a relevân­cia da obra. “Essa pub­li­cação é impor­tante, não ape­nas porque servirá como doc­u­men­to a nos­sos netos, a respeito do que pas­samos, hoje. Mas tam­bém para todos nós, para que saibamos o que ocorre e pos­samos com­preen­der e rea­gir”, disse Morais.

Attié tam­bém elo­giou a importân­cia do livro e o seu lega­do. “Refle­tir sobre o que ocorre na relação entre políti­ca e dire­ito, hoje, sobre­tu­do em nos­so País, é fun­da­men­tal para cor­ri­gir, a tem­po, os rumos de nos­sa democ­ra­cia, não deixan­do que injustiças prevaleçam sobre a capaci­dade democráti­ca de decidir. O livro traz arti­gos extrema­mente impor­tantes e deixa a leitoras e leitores o poder de expres­sar-se, bus­car uma reparação para o mal que inco­mo­da na difí­cil con­strução de nos­sa democ­ra­cia”, lem­brou o desem­bar­gador.