Filosofia Pop é o podcast imperdível, concebido e dirigido por Marcos Carvalho Lopes,
Neste episódio, “Direito como Política,” pode-se conhecer um pouco mais a obra e as ideias do filósofo, jurista e escritor Alfredo Attié, Presidente da Academia Paulista de Direito.
Você pode acompanhar uma conversa sobre o Direito como Política; o desenvolvimento do Estado, afastando o povo do processo deliberativo, os atuais movimentos anti-constitucionais e o livro de Attié, Brasil em Tempo Acelerado: Política e Direito, editado em São Paulo pela Editora Tirant, em 2021.
Alfredo Attié estudou Direito e em História na Universidade de São Paulo (USP); além de ser Mestre em Direito e Doutor em Filosofia pela mesma instituição. Dentre os seus livros estão “A Reconstrução do Direito: Existência, Liberdade, Diversidade” (Porto Alegre: Fabris, 2003), e “Montesquieu” (Lisboa: Chiado, 2018), “Brasil em tempo acelerado: Política e Direito”, além de “Towards International Law of Democracy” (Valencia, Tirant, 2022), e “Direito Constitucional e Direitos Constitucionais Comparados”,(São Paulo, Tirant, 2023, no prelo). Essa conversa de hoje, 30 de janeiro de 2023, sobre Direito e Política e Brasil em Tempo Acelerado, é complementada na semana seguinte, 7 de fevereiro, com um episódio sobre Montesquieu, em que Attié discorre sobre seu livro sobre esse autor.
Marcos Carvalho Lopes é Professor de Filosofia da Universidade Federal de Jataí-Goiás, Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2000), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2007), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e pós-doutorado em Literatura, cultura e contemporaneidade pela PUC-RJ (2016). Trabalhou durante 8 anos na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, no Campus dos Malês, na Bahia.
O podcast borda a filosofia como parte da cultura e traz sempre novidades, em pequenas aulas, entrevistas e bate-papos agradáveis e úteis para quem quer estudar, pesquisar, conhecer, pensar e atuar na vida contemporânea. A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, o Filosofia Pop vai ao ar. Possui uma campanha de financiamento coletivo no Catarse, para quem quiser colaborar.
Do processo de construção democrática que se seguiu à Constituição de 1988 muitas mudanças resultaram na sociedade brasileira. Nesse processo, destacou-se a explosão das diversidades e sua busca de reconhecimento e expressão no cenário da política, em manifestações ricas e contraditórias de um povo, em sua pluralidade, que procura afirmar seus vários modos de ser e de agir, diante de obstáculos tradicionais e novos, que dizem respeito a regimes de governo, estruturas e conjunturas sociais e econômicas e entraves e oportunidades educacionais e culturais. Brasil em Tempo Acelerado busca oferecer algumas chaves importantes para compreender esse processo, em análise que combina política, direito e cultura, em meio a tendências e forças antagônicas que se apresentam no espaço público brasileiro e internacional, que envolvem preocupações, opções, oportunidades, caminhos, atalhos e descaminhos, riscos e ameaças à permanência e à ampliação da afirmação republicana e democrática de um povo e das relações que engendra. Essa combinação de análise da política, do direito e da cultura permitiu, pela primeira vez, fazer, a partir da observação direta e atenta dos acontecimentos, a formulação original de um modo diferente de saber ou de fazer ciência, oferecendo a interpretação da experiência viva de expressões e disputas pela prevalência de práticas e de narrativas ou práticas discursivas, de sensibilidades e razões, no interior de um espaço público que se altera radicalmente. A pergunta a que Brasil em Tempo Acelerado visa a responder é que tipo de regime político e jurídico resulta desse embate, ao demonstrar como a democracia adquire os contornos de uma verdadeira ruptura com um destino que se faz pesadelo, e não cessa de assustar a reflexão político-jurídica contemporânea e a vida dos povos.