Trin­ta pen­sado­ras e pen­sadores das que­bradas de São Paulo se reuni­ram para refle­tir sobre o atu­al momen­to e pen­sar pro­postas, neste impre­scindív­el livro Reflexões Per­iféri­c­as: pro­postas em movi­men­to para a rein­venção das que­bradas (ISBN: 978–65-88586–08‑2), fru­to de lon­ga pesquisa. O tex­to se explici­ta por meio de dez temas — cul­tura; gênero; habitação; par­tic­i­pação pop­u­lar; trans­porte; edu­cação; infân­cias; saúde; tra­bal­ho; vio­lên­cia, genocí­dio e racis­mo —, expon­do os dile­mas e o poder latente e con­cre­to das per­ife­rias, a par­tir da exper­iên­cia e da per­spec­ti­va de quem as vive e propõe cam­in­hos para sua rein­venção.

O Pro­fes­sor Tiara­ju Pablo D’Andrea — que orga­ni­zou o vol­ume, pub­li­ca­do, em 2021 pela Edi­to­ra Dan­dara, em coedição com ao Cen­tro de Estu­dos Per­iféri­cos Fun­dação Rosa Lux­em­bur­go — leciona na Uni­ver­si­dade Fed­er­al de São Paulo — Unife­sp, em seu Insti­tu­to das Cidades, no cam­pus Zona Leste, sendo Coor­de­nador do Cen­tro de Estu­dos Per­iféri­cos e da pesquisa Agen­da Propos­i­ti­va das Per­ife­rias. É músi­co e mora na Zona Leste.

O livro pode ser adquiri­do no site da Edi­to­ra, por meio do aces­so a este link, ou baix­a­do gra­tuita­mente, no site da Fun­dação Rosa Lux­em­bur­go, neste link.

Acesse o livro, na Bib­liote­ca da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito