O doc­u­men­tário de Zeli­to Viana, de 2010, pro­duzi­do pelo Canal Brasil e pela MapaFilmes do Brasil, gan­hou o Prêmio Mar­gari­da de Pra­ta de Mel­hor Doc­u­men­tário, da Con­fer­ên­cia Nacional dos Bis­pos do Brasil, em 2011, teve pro­dução exec­u­ti­va de Vera de Paula, direção de arte de Clau­dia Duarte, tril­ha sono­ra de Fran­cis Hime, con­tan­do com a par­tic­i­pação no elen­co, entre out­ros, de Ader­bal Freire Fil­ho, Cecília Boas, Helen Sara­peck, Bar­bara San­tos, Chico Buar­que, Edu Lobo, Fer­reira Gullar, Julian Boas, teve patrocínio da Esco­la Par­que, e apoio do Cen­tro do Teatro do Oprim­i­do, do Globo e do Cen­tro de Doc­u­men­tação da TV Globo.

Mostra a tra­jetória do dra­matur­go Augus­to Boal, ide­al­izador de téc­nicas com­para­das às de grandes teóri­cos das artes cêni­cas, como Brecht e Stanislavs­ki. O lon­ga-metragem traça a evolução de sua maior cri­ação, “O Teatro do Oprim­i­do”. Os prin­ci­pais obje­tivos dessa téc­ni­ca teatral são a democ­ra­ti­za­ção dos meios de pro­dução, o aces­so das camadas soci­ais menos favore­ci­das e a trans­for­mação da real­i­dade por meio do diál­o­go e do teatro. O filme mostra ain­da tre­chos das apli­cações do “Teatro dos Oprim­i­dos” em gru­pos e pro­je­tos em ple­na ativi­dade. O roteiro foca em país­es como Índia e Moçam­bique, onde são cap­tadas peças itin­er­antes com inter­ação da plateia. 

Boal e seu Teatro bus­cav­am agir e trans­for­mar o mun­do, por meio da ação e da trans­for­mação da cena teatral, pela ação e trans­for­mação do oprim­i­do.

O Teatro do Oprim­i­do está em toda parte, sua influên­cia e as raízes que criou per­pas­sam e influ­en­ci­am várias das exper­iên­cias teatrais e das for­mas de con­vivên­cia con­tem­porânea.

Está tam­bém na Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, sobre­tu­do em sua mis­são e desen­ho, bem como na con­cepção difer­ente e trans­for­mado­ra da cena jurídi­ca, e em seu com­pro­mis­so com a recri­ação e a lib­er­tação dos mod­os col­o­nizadores e opres­sores das relações humanas.

Trans­for­mar o mun­do? Assista aqui.