Unin­do jor­nal­is­mo de alta qual­i­dade e com­pro­mis­so com a democ­ra­cia e os dire­itos humanos, e a infor­mação do públi­co leitor, e desven­dan­do com atenção e cuida­do os temas fun­da­men­tais da vida con­tem­porânea, Maria Car­oli­na Tre­visan e Jamil Chade, cada um em sua área de atu­ação, têm nos ofer­e­ci­do reporta­gens e entre­vis­tas essen­ci­ais para a for­mação da opinião públi­ca críti­ca e ati­va.

Aqui, real­izam entre­vista da mais alta impor­tiân­cia, ao con­ver­sarem com Bal­tasar Garzón, ex-mag­istra­do espan­hol, respon­sáv­el pelo jul­ga­men­to de crimes con­tra a humanidade, ter­ror­is­mo, ter­ror­is­mo de Esta­do, nar­cotrá­fi­co, cor­rupção políti­ca e con­tra a ordem econômi­ca, ten­do fica­do famoso inter­na­cional­mente pela deter­mi­nação cora­josa de prisão do dita­dor chileno Augus­to Pinochet.

Garzón falou sobre a democ­ra­cia e seus riscos, cor­rupção, avanço da extrema-dire­i­ta na Améri­ca Lati­na, e as relações entre justiça e políti­ca.

Con­fi­ra a ínte­gra da entre­vista aqui.

Maria Car­oli­na Tre­visan é espe­cial­iza­da na cober­tu­ra de dire­itos humanos, políti­cas públi­cas soci­ais e democ­ra­cia. Coor­de­na a área de comu­ni­cação do pro­je­to Memória Mas­sacre Carandiru e é pesquisado­ra da Asso­ci­ação Nacional de Dire­itos Humanos, Pesquisa e Pós Grad­u­ação. É coor­de­nado­ra de pro­je­tos da Andi — Comu­ni­cação e Dire­itos. Em 2015, rece­beu o diplo­ma de Jor­nal­ista Ami­ga da Cri­ança por sua tra­jetória com os dire­itos da infân­cia.

Jamil Chade  faz parte de uma rede de espe­cial­is­tas no com­bate à cor­rupção da Transparên­cia Inter­na­cional, foi pres­i­dente da Asso­ci­ação da Impren­sa Estrangeira na Suíça e con­tribui reg­u­lar­mente com veícu­los inter­na­cionais como BBC, CNN, CCTV, Al Jazeera, France24, La Sex­ta e out­ros, é autor de cin­co livros, dois dos quais foram final­is­tas do Prêmio Jabu­ti. entrou na lista dos 50 jor­nal­is­tas mais admi­ra­dos do Brasil (Jornalistas&Cia e Max­press) em 2015 e foi eleito mel­hor cor­re­spon­dente brasileiro no exte­ri­or em duas ocasiões (Prêmio Comu­nique-se).