Em entre­vista ao Por­tal 247, no Pro­gra­ma Boa Noite 247, o jurista Alfre­do Attié, Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas, afir­mou que o ex-pres­i­dente Bol­sonaro age como se estivesse aci­ma da lei.

Attié diz que o jul­ga­men­to de ineleg­i­bil­i­dade deter­mi­na que o ex-pres­i­dente deixe o espaço da políti­ca.  Ele tem des­cumpri­do reit­er­ada­mente a lei e a justiça, com o auxílio de, pelo menos, um par­tido políti­co, o PL, e de autori­dades públi­cas, como os gov­er­nadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, além de dep­uta­dos. Isso dev­e­ria deter­mi­nar não somente a cas­sação da leg­en­da par­tidária, mas, sobre­tu­do, a respon­s­abi­liza­ção desas autori­dades por crime de respon­s­abil­i­dade, por desafi­arem a ordem con­sti­tu­cional.

No últi­mo domin­go, em comí­cio con­vo­ca­do no Rio de Janeiro, ao qual com­pare­ce­r­am pouco mais de dezoito mil pes­soas, essa reit­er­a­da des­obe­diên­cia à ordem jurídi­ca e a decisões judi­ci­ais, teve lugar, uma vez mais. Para Attié, tra­ta-0se de uma mino­ria extrema­mente perigosa, que con­tin­ua a ameaçar a democ­ra­cia.

Leia a reportagem e assista à entre­vista de Attié à jor­nal­ista Andrea Trus, no últi­mo dia 12 de março de 2025: “Bol­sonaro age como se estivesse aci­ma da lei”, diz Attié. Jurista Alfre­do Attié crit­i­ca a per­manên­cia de Bol­sonaro na políti­ca e alerta para a ameaça con­tínua da extrema-dire­i­ta

Leia, tam­bém, dois tex­tos sobre a importân­cia da ineleg­i­bil­i­dade:

  1. Ineleg­i­bil­i­dade é Sagra­da, de Alfre­do Attié, pub­li­ca­do no Por­tal 247;
  2. Ineleg­i­bil­i­dade e Respon­s­abil­i­dade Políti­ca, de Alfre­do Attié e Belisário dos San­tos Jr, pub­li­ca­do no diário jurídi­co Migal­has.