Desafios da incom­ple­tude democráti­ca

Alfre­do Attié

 

Entre o desve­la­men­to de uma imagem de esta­bil­i­dade e con­vergên­cia social e econômi­ca, os protestos chilenos demon­stram que, como é de hábito em País­es que pas­saram por lon­go proces­so de col­o­niza­ção, o autori­taris­mo per­manece como estru­tu­ra rígi­da dos sis­temas políti­cos, em ger­al acober­ta­do por meio de pro­pa­gan­da que desen­ha a figu­ra de um lib­er­al­is­mo inverossímil.

A crise e a sina dos País­es que não con­seguiram revis­ar ade­quada­mente o pas­sa­do colo­nial, de explo­ração desumana de mão de obra, de estru­turas dita­to­ri­ais que remanescem em Con­sti­tu­ições e out­ras nor­mas, deixan­do de com­bat­er desigual­dades, de find­ar com priv­ilé­gios econômi­cos, é eclosão de vio­lên­cia con­tra protestos legí­ti­mos dos povos, que encon­tram na uti­liza­ção da força do Esta­do o empecil­ho para a livre expressão de dese­jos e man­i­fes­tação de insat­is­fações.

Assim ocorre a situ­ação do Chile. Desigual­dade que tem expli­cação em repar­tição injus­ta dos bens soci­ais e dos serviços, priv­ilé­gios de esta­men­to mil­i­tar, que se apro­pria de resul­ta­dos de ativi­dade econômi­ca de empre­sa estatal, sob a capa de um dis­cur­so de adesão neolib­er­al, deixan­do serviços essen­ci­ais na pro­priedade de agentes pri­va­dos, pri­van­do a maio­r­ia do povo de aces­so a bens públi­cos e serviços públi­cos, e o Esta­do de empreen­der políti­cas efe­ti­va­mente públi­cas.

Sem revisão séria do pas­sa­do e do pre­sente autoritários, sem adap­tação da leg­is­lação às exigên­cias repub­li­canas e democráti­cas, o Esta­do con­tin­uará a se postar como inimi­go de seu povo. Isso sig­nifi­ca con­trari­ar Democ­ra­cia e Dire­itos Humanos.

No video orig­i­nal de “Ahí les Va!” expli­ca-se de modo didáti­co e breve quais são as raízes da crise e da vio­lên­cia estatal.

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito colo­ca-se sem­pre a favor dos princí­pios democráti­co, do Esta­do de Dire­ito, e dos Dire­itos Humanos.

Assista ao video, aqui.