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RESUMO: O pre­sente tra­bal­ho obje­ti­va traçar relação entre a atu­ação da Rede Eman­ci­pa Movi­men­to Social de Edu­cação Pop­u­lar e a efe­ti­vação do dire­ito humano em edu­cação. Para tan­to, real­i­zou-se uma pesquisa qual­i­ta­ti­va a par­tir de lev­an­ta­men­tos acer­ca da definição de edu­cação em âmbito nacional e inter­na­cional, arcabouços leg­isla­tivos, históri­co e de políti­cas de aces­so à edu­cação. Pos­te­ri­or­mente, efe­tivou-se um estu­do de caso sobre um dos cursin­hos da Rede Eman­ci­pa, o Cursin­ho Pop­u­lar Mar­tin Luther King. Obser­vou-se que em meio a difi­cul­dades de aces­so ao dire­ito à edu­cação no Brasil, a Rede aparece como impor­tante ator na luta por esse dire­ito. Isto, através de con­strução cole­ti­va, pau­tan­do-se pelo ques­tion­a­men­to das estru­turas soci­ais e bus­can­do a lib­er­tação do indi­ví­duo e o exer­cí­cio da cidada­nia ten­do a edu­cação como meio. E, con­se­quente­mente, lutan­do, tam­bém, por out­ros dire­itos.

PALAVRAS-CHAVE: Edu­cação e Dire­itos Humanos. Movi­men­tos Soci­ais. Dire­itos Humanos. Edu­cação Pop­u­lar.

ORCID: https://orcid.org/0000–0002-7011–8245

SUBMISSÃO: 27/04/2020 | APROVAÇÃO: 20/05/2020

ark:/80372/2596/v5/011

 

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