No dia 10 de maio de 2024 sex­ta-feira, a Acad­e­mia Paulista de Dire­ito real­i­zou o segun­do encon­tro de insta­lação do Insti­tu­to Cel­so Fur­ta­do, vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas, por meio de Sem­i­nário.

O even­to foi con­cretiza­do em parce­ria com a Fun­dação Esco­la de Soci­olo­gia e Políti­ca de São Paulo e o Cen­tro Cel­so Fur­ta­do.

O Sem­i­nário teve lugar no Auditório Flo­restan Fer­nan­des, em São Paulo, na for­ma híbri­da (pres­en­cial e vir­tu­al).

O Insti­tu­to Cel­so Fur­ta­do, cri­a­do no cen­tenário do nasci­men­to do impor­tante pen­sador brasileiro, pelo Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, Alfre­do Attié, con­sti­tui mais um dos ACADEMIA PESQUISA e estará volta­do a realizar estu­dos, pesquisas e ativi­dades de coop­er­ação e par­tic­i­pação da sociedade, em relação aos temas da relação entre dire­ito e econo­mia, do desen­volvi­men­to, da inte­gração, de políti­cas públi­cas e inclusão.

Para mar­car o iní­cio dos tra­bal­hos, além do Sem­i­nário, a APD lançou edital para a inscrição e apre­sen­tação de arti­gos para número espe­cial de sua revista POLIFONIA.

A Pro­gra­mação do Sem­i­nário foi a seguinte:

1. Breve apre­sen­tação do Sem­i­nário, da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito e do Número espe­cial de POLIFONIA Revista Inter­na­cional da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, por Alfre­do Attié — Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas, Doutor em Filosofia da Uni­ver­si­dade de São Paulo e Con­sel­heiro da Fun­dação Esco­la de Soci­olo­gia e Políti­ca de São Paulo

2. A FESPSP, a Cát­e­dra Cel­so Fur­ta­do e a Parce­ria com a Acad­e­mia Paulista de Dire­ito e o Insti­tu­to Cel­so Fur­ta­do, vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dantas/APD, por Ange­lo del Vec­chio, Dire­tor Ger­al da Esco­la de Soci­olo­gia e Políti­ca de São Paulo, é Pro­fes­sor Adjun­to colab­o­rador da Uni­ver­si­dade Estad­ual Paulista Júlio de Mesqui­ta Fil­ho, cam­pus de Araraquara; e Rafael Rodrigues da Cos­ta, Sociól­o­go pela Fun­dação Esco­la de Soci­olo­gia e Políti­ca de São Paulo. Mestre em Ciên­cias Soci­ais pela Uni­ver­si­dade Fed­er­al de São Paulo, Pesquisador-vis­i­tante na Uni­ver­si­dade Fed­er­al da Bahia, na qual coor­de­na o Cen­tro de Estu­dos de Econo­mia Políti­ca do Petróleo, Gás e Bio­com­bustíveis, e Coor­de­nador Exec­u­ti­vo da Cát­e­dra Cel­so Fur­ta­do-FES­P­SP.

3. Breve apre­sen­tação do Insti­tu­to Cel­so Fur­ta­do e Comen­tários sobre o tema da Inserção Inter­na­cional do Brasil, por Ceci Juruá — Econ­o­mista, Mestre em Econo­mia pela Uni­ver­si­dade de Mont­pel­li­er, e Douto­ra em Políti­cas Públi­cas e For­mação Humana pela Uni­ver­si­dade do Esta­do do Rio de Janeiro — UERJ e Coor­de­nado­ra do Insti­tu­to Cel­so Fur­ta­do.

4. Aula Magna: Cel­so Fur­ta­do, Pen­sa­men­to e práti­ca do Desen­volvi­men­to no Brasil e sua Inserção Inter­na­cional Alexan­dre de Fre­itas Bar­bosa — Econ­o­mista pela Uni­ver­si­dade Estad­ual de Camp­inas,  Mestre em História Econômi­ca pela Uni­ver­si­dade de São Paulo e Doutor em Econo­mia Apli­ca­da pela Uni­ver­si­dade Estad­ual de Camp­inas, real­i­zou pesquisas pós-doutorais no CEBRAP,  é Pro­fes­sor Livre-Docente de História Econômi­ca e Econo­mia Brasileira/Internacional do Insti­tu­to de Estu­dos Brasileiros  da Uni­ver­si­dade de São Paulo Cel­so Fur­ta­do e o Desen­volvi­men­to.

Pesquisadores e pesquisado­ras da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, estu­dantes da FESPSP, pro­fes­sores e pro­fes­so­ras pre­sentes realizaram, ao final, inter­es­sante debate em torno dos temas apre­sen­ta­dos nesse segun­do dia. Entre os pre­sentes, estavam Ricar­do Pereira da Sil­va, rep­re­sen­tan­do a Dire­to­ria da FESPSP, e Mar­co Aurélio Tavares, rep­re­sen­tan­do o Cen­tro de Estu­dos Econômi­cos e Soci­ais, ambas, enti­dades par­ceiras da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito.

A pro­gra­mação do Insti­tu­to Cel­so Fur­ta­do prossegue em jun­ho, com mais dois encon­tros, em Sem­i­nário que tam­bém será aber­to à par­tic­i­pação da sociedade.

Assista, aqui, ao segun­do dia do even­to:

 

Assista, tam­bém, ao primeiro encon­tro, aqui.