Cinemateca Brasileira, Patrimônio da Sociedade
Manifesto das mais importantes entidades do Cinema nacional e internacional reúnem-se para defender a Cinemateca Brasileira.
A comunidade cinematográfica brasileira, representada por suas entidades, vem manifestar a sua inconformidade com a grave crise que se aprofunda e pode levar à falência da Cinemateca Brasileira.
A Cinemateca é uma conquista histórica do cinema brasileiro. Nela está depositada a maior parte das imagens domésticas, filmes de todos os gêneros e bitolas, programas de TVs e jornais televisivos que o nosso país já produziu ao longo dos últimos 100 anos. Ela é a memória viva de nosso país e o testemunho da grandeza atingida por nosso cinema ao longo da sua existência. O trabalho de restauro desenvolvido pela Cinemateca foi considerado de excelência pelos principais centros especializados do mundo.
No entanto, estamos assistindo à inaceitável deterioração de suas funções que já atingiu um patamar absolutamente incompatível com a sua importância. Técnicos valiosos e especializados foram demitidos e as atividades foram reduzidas drasticamente. Entre outras coisas, isso se refletiu na subutilização dos equipamentos de ponta, fruto de vultosos investimentos, que correm o risco de sucateamento.
Há muito a Cinemateca, em grave crise financeira, não recebe recursos governamentais necessários para o seu pleno funcionamento. Desde de abril, está com os salários dos poucos funcionários que restam atrasados e luta para pagar a conta de luz, que pode ser cortada a qualquer momento. Um eventual apagão elétrico será desastroso, pois atingirá a climatização das salas onde estão arquivados verdadeiros tesouros de seu acervo histórico. Sem refrigeração e inspeção constante, os filmes em nitrato de celulose- material altamente inflamável – ficarão expostos ao tempo e podem entrar em autocombustão como já ocorreu em 2016. A lista de obras ameaçadas inclui filmes da Atlântida, da Vera Cruz, tudo o que restou do cinema silencioso brasileiro, arquivos históricos de Glauber Rocha e grandes filmes restaurados pela cinemateca – a história do audiovisual nacional corre enorme risco.
Todo esse processo de irresponsável negligência se combina com o afastamento da comunidade cinematográfica nacional que não é consultada ou sequer informada a respeito dos rumos desta instituição.
Por acreditarmos que a interlocução da Cinemateca Brasileira com a comunidade cinematográfica é essencial para o seu urgente e devido resgate, reivindicamos a formação de uma comissão com membros indicados pelas principais entidades cinematográficas do país a fim de que se estabeleça um contato formalizado e periódico, condição sine qua non para que se trabalhe com transparência e a Cinemateca volte a assumir a sua vocação pública primeira de preservar e difundir o cinema brasileiro.
Para isso, exigimos que o governo federal providencie imediatamente a dotação urgente e necessária para que a Cinemateca Brasileira volte a funcionar plenamente e em bases seguras para os filmes nela depositados- patrimônio cultural e histórico de nosso país.
Entidades Nacionais
- ABC Academia Brasileira de Cinema
- ABC Associação Brasileira de Cinematografia
- ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação
- ABCV – Associação Brasiliense de Cinema e Video– ABD – DF
- ABD Associação Brasileira de Documentaristas
- ABELE Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Equipamentos e Serviços Audiovisuais
- ABPA Associação Brasileira de Preservação Audiovisual
- ABRA Associação Brasileira de Roteiristas
- ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema
- ABRACI Associação Brasileira de Cineastas
- ABRANIMA Associação Brasileira de Animação
- ACCIRS ‑Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul
- AMC Associação dos Montadores de Cinema
- ANDAI Associação Nacional Distribuidores do Audiovisual Independente
- APACI Associação Paulista de Cineastas
- APAN Associação Paulista do Audiovisual Negro
- API Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro
- APRO Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais
- APROCINE Associação de Produtores e Realizadores de Cinema e Audiovisual DF
- BRAVI Brasil Audiovisual Independente
- CINEMATECA do MAM
- CNCB Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
- CONNE Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste
- CTAV Campinas – Câmara Temática do Audiovisual de Campinas
- DBCA Diretores Brasileiros de Cinema e Audiovisual
- DF+DOCS – Brasília
- É TUDO VERDADE – Festival de Documentários
- Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Kinoforum
- FORCINE Fórum Brasileiro de Ensino de Cine e Audiovisual
- FÓRUM DOS FESTIVAIS – Fórum Nacional dos Organizadores de Festivais de Cinema
- FUNDACINE Fundação de Cinema do Rio Grande do Sul
- ICINE – Forum de Cinema do Interior Paulista
- MOSTRA Internacional de São Paulo
- PAVI – Pesquisadores do Audiovisual e da Iconografia
- SANTACINE Sindicato da Indústria do Audiovisual de Santa Catarina
- SIAESP Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo
- SIAV Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul
- SICAV Sindicato da Indústria Audiovisual
- SINDAV-MG Sindicato da Indústria Audiovisual de Minas Gerais
- SINDCINE Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual
- SOCINE Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
- STIC Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinemat. e do Audiovisual
Entidades Internacionais
- ALIA- Alianza de Industrias Audiovisuales – Espanha
- AREA – Asociación de Realizadorxs Experimentales – Argentina
- ARSENAL – Institute for Film and Video Art – Alemanha
- AsAECA – Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual – Argentina
- AsAECA Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual
- BERLINALE- Festival de Berlim – Alemanha
- BIBLIOCI – Red de Unidades de Información Especializadas en Cine y Medios Audiovisuales.
- CILECT – Centre International de Liaisondes Écoles de Cinéma et Télévision (180 escolas de Cinema e TV de todo o mundo)
- CIMA- Asociacion de mujeres cineastas y de medios audiovisuales – Espanha
- CINEMATECA PORTUGUESA
- CINEMATEK – Royal Film Archive of Belgium
- CINÉMATHÈQUE FRANÇAISE – França
- Cinémathèque de la Fédération Wallonie-Bruxelles
- CINÉMATHÈQUE SUISSE – Suíça
- CINETECA BASCA – Espanha
- CINETECA DI BOLOGNA – Itália
- CINETECA NACIONAL DE MÉXICO
- Ciudades Reveladas – Muestra Internacional de Cine y Ciudad – Argentina
- CLAG-Clúster Audiovisual Galego – Espanha
- CLAIM – Coordenadoria Latinoamericana de Archivos de Imágenes em Movimento
- ESCUELA INTERNACIONAL DE CINE Y TELEVISIÓN – Cuba
- FESTIVAL DE CANNES – FRANÇA
- FESTIVAL DE SAN SEBASTIÁN – Espanha
- Festival LIBERCINE – Festival Internacional de Cine sobre Diversidad Sexual y Género – Argentina
- FIACINE – Federación Iberoamericana de Academias de Cine
- FIAF International Federation of Film Archives — congrega 152 cinematecas do mundo
- FILMOTECA ESPAÑOLA
- FIPCA Federación Iberoamericana de Productores Cinematográficos y Audiovisuales
- Fundación Cine conVecinos – Argentina
- FUNDACIÓN CINEMATECA BOLIVIANA
- FUNDACIÓN DEL NUEVO CINE LATINOAMERICANO – Cuba
- Institut LUMIÈRE – França
- L’ARP Société Civile d’Auteurs-Réalisateurs-Producteurs de Films
- LOCARNO Film Festival – Suíça
- PIAF- Productoras Independientes Audiovisuales Federadas – Espanha
- RICiLa – Red de Investigadores sobre Cine Latinoamericano – Argentina
- TAFIC – Festival Internacional de Cine de Tapiales – Argentina
- Zine Escola Elias Querejeta – Espanha
CINEMATECA BRASILEÑA Patrimonio de la Sociedad
La comunidad cinematográfica brasileña, representada por sus organizaciones, manifiesta su inconformidad con la grave crisis que se ha agudizado recientemente y que puede significar la quiebra y ruina de la Cinemateca Brasileña.
La Cinemateca es una conquista histórica del cine brasileño. En ella se encuentran depositadas la mayoría de las imágenes nacionales, cintas de todos los géneros y formatos, programas de TV y noticiarios que nuestro país ha producido a lo largo de los últimos 100 años. Es la memoria viva de nuestro país y el testimonio de la grandeza alcanzada por nuestro cine a lo largo de su existencia. El trabajo de restauración desarrollado por la Cinemateca fue considerado de gran excelencia por las principales instituciones especializadasen el mundo.
Sin embargo estamos asistiendo a la deterioración de sus funciones que han llegado a un nivel inaceptable y absolutamente incompatible con su importancia como institución. Técnicos especializados de alto nivel han sido destituidos y las actividades han sido reducidas drásticamente. Entre otras cosas eso se ha reflejado en el abandono de equipos de alta tecnología, fruto de grandes inversiones, y que corren el riesgo de convertirse en chatarra por falta de uso.
Desde hace mucho la Cinemateca, en grave crisis financiera, no recibe recursos públicos necesarios para su pleno funcionamiento. Los salarios de los pocos empleados que quedan están atrasados desde abril y la Cinemateca lucha para poder pagar la cuenta de luz, que puede ser cortada en cualquier momento. Un corte de energía eléctrica significaría un desastre, ya que pararía la climatización de las salas donde están archivados verdaderos tesoros de su acervo histórico. Sin la refrigeración y supervisión constante, las películas en nitrato de celulosa — material altamente inflamable — quedarán expuestos a su propia suerte y pueden entrar en autocombustión como ya ocurrió en 2016. La lista de obras amenazadas incluye cintas de la productora Atlântida, del estudio Vera Cruz, todo lo que aún existe del cine silente brasileño, archivos históricos de Glauber Rocha y un sinfín de películas restauradas por la propia Cinemateca, la historia del audiovisual brasileño corre un peligro inminente.
Todo este proceso de negligencia e irresponsabilidad se suma al rechazo por incluir a la comunidad cinematográfica nacional que no es consultada o ni siquiera informada al respecto del futuro de esta institución.
Estamos convencidos de que la interlocución de la Cinemateca Brasileña con la comunidad cinematográfica es esencial para su necesario y urgente rescate, demandamos la formación de una comisión con miembros indicados por las principales entidades cinematográficas del país a fin de que se establezca un contacto formal y periódico, condición sine qua non para que se trabaje con transparencia y que la Cinemateca vuelva a asumir su vocación pública inicial de preservar y difundir el cine brasileño.
Exigimos que el gobierno federal aporte inmediatamente un apoyo financiero urgente y necesario para que la Cinemateca Brasileña vuelva a funcionar plenamente y mantenga en total seguridad las películas y archivos que en ella están depositados — patrimonio cultural e histórico de Brasil.
The Brazilian Cinemateca Society’s Heritage
The Brazilian cinema community, herein represented by its entities, comes together in this manifesto to express its complete dissatisfaction with the severe and growing crisis that has befallen the Brazilian Cinemateca, which could ultimately result in its bankruptcy.
The Cinemateca is a historic achievement of the Brazilian Film Industry. It preserves almost all of the images produced by our country in the last 100 years, including motion pictures of all genres and types, TV programs, and newsreels. It constitutes the photographed memory of our country and preserves the greatest achievements of our film industry. The Cinemateca’s work in restoration is on a par with the world’s finest specialized institutes.
Despite all this, we are witnessing its deterioration, which has already reached unacceptable levels, incompatible with the importance of the institution. Expert staff members have been dismissed and the Cinemateca’s activities have been drastically curtailed. Among other things, this has resulted in the underutilization of its state-of-the-art equipment, purchased at a high cost, that now runs the risk of turning into scrap metal.
The Cinemateca, in a state of the severe financial crisis, has not received any government resources for quite some time now. The few remaining employees have not been paid since April, and it is struggling to pay the electricity, which may be shut off at any moment. An eventual power blackout would be disastrous, priceless historical collections would no longer be climatized. Without air conditioning, the older, highly inflammable, nitrate films would be exposed to weather conditions and run the risk of catching fire, as already occurred once in 2016. The collections threatened with destruction include the films of Atlântida, Vera Cruz, all the remaining Brazilian silent movies, historical archives from Glauber Rocha, and movies restored by the Cinemateca. Brazilian audiovisual history is at risk of extinction.
This irresponsible act of negligence is worsened by the fact that the Brazilian film community is no longer being consulted or even informed about the future of the institution.
We believe that maintaining dialogue between the Brazilian Cinemateca and the film community is essential to its saving it. We demand the formation of a commission, with members appointed by the main Brazilian cinematographic entities, to establish a formal, regular contact, a sine qua non-condition for the
transparency necessary to the Cinemateca resuming its primary public function which is to preserve and disseminate Brazilian cinema.
For such, we demand that the federal government immediately provide the urgent, necessary budget allocation to the Brazilian Cinemateca so that it can fully resume all its activities on a sound, the completely safe basis for the films deposited there – a cultural and historical heritage of our country.