O Acadêmi­co Tit­u­lar da Cadeira José Fred­eri­co Mar­ques, da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, esteve, em cin­co de jul­ho últi­mo, no pro­gra­ma Roda Viva, da TV Cul­tura de São Paulo, para falar sobre dire­ito de impren­sa, liber­dade de expressão e comen­tar as ameaças ao Esta­do Democráti­co de Dire­ito.

O advo­ga­do espe­cial­ista em dire­ito de impren­sa foi entre­vis­ta­do pelo jor­nal­ista Boris Casoy, anti­go edi­tor do jor­nal Fol­ha de S. Paulo, e ânco­ra de impor­tantes noti­ciários de tele­visão, e atu­al apre­sen­ta­dor do Jor­nal do Boris, pelo his­to­ri­ador e youtu­ber Mar­co Anto­nio Vil­la, pelo edi­to­ri­al­ista do jor­nal O Esta­do de S. Paulo Ita­mar Mon­talvão, pela repórter da Rede Van­guar­da Lau­rene San­tos, e pela CEO da Agên­cia Lupa Natália Leal, em ban­ca­da coor­de­na­da pela jor­nal­ista do Estadão Vera Mag­a­l­hães.

Manuel Alceu disse que a impren­sa comete seus erros e pre­cisa admi­tir e refle­tir a respeito de sua respon­s­abil­i­dade. Entre­tan­to, o poder públi­co, na pre­sente situ­ação de crise e ameaças à democ­ra­cia, é o maior respon­sáv­el, no momen­to em que jor­nal­is­tas são ofen­di­dos pelo pres­i­dente da Repúbli­ca, encon­tram muitos obstácu­los para a  real­iza­ção de seu tra­bal­ho. Para o ex-Secretário de Justiça de São Paulo, os jor­nal­is­tas devem rea­gir e rev­i­dar a, rep­re­sen­tar con­tra, e denun­ciar cole­ti­va­mente ameaças e ofen­sas que recebem.

Manuel Alceu foi mem­bro do Con­sel­hos Fed­er­al e Estad­ual da Ordem dos Advo­ga­dos do Brasil., do Con­sel­ho Dire­tor da Asso­ci­ação dos Advo­ga­dos de São Paulo , Pro­fes­sor-Assis­tente de Dire­ito Proces­su­al Civ­il da PUC-SP, Secretário de Esta­do da Justiça (1991/1993), Juiz Tit­u­lar do Tri­bunal Region­al Eleitoral de São Paulo,  mem­bro-suplente do Con­sel­ho de Comu­ni­cação Social, órgão aux­il­iar do Sena­do Fed­er­al.  Par­ticipou das Comis­sões de Con­cur­so para ingres­so na Mag­i­s­tratu­ra Estad­ual, na Mag­i­s­tratu­ra Fed­er­al e no Min­istério Públi­co de São Paulo. Além de Acadêmi­co Tit­u­lar da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, é mem­bro do Insti­tu­to Brasileiro de Dire­ito Públi­co, do Insti­tu­to Brasileiro de Dire­ito Eleitoral , do Insti­tu­to de Defe­sa do Dire­ito de Defe­sa e do Insti­tu­to Pro Bono. Per­tence ao Con­sel­ho Delib­er­a­ti­vo do Insti­tu­to dos Advo­ga­dos de São Paulo, ao Con­sel­ho Supe­ri­or de Assun­tos Jurídi­cos e Leg­isla­tivos da Fed­er­ação das Indús­trias do Esta­do de São Paulo e ao Cen­tro de Estu­dos Estratégi­cos e Avança­dos do Cen­tro das Indús­trias do Esta­do de São Paulo. É tit­u­lar dos colares “Méri­to Judi­ciário”, do Tri­bunal de Justiça de São Paulo, do “Min­istro Pedro Lessa”, do Tri­bunal Region­al Fed­er­al da 3ª Região e do Tri­bunal de Justiça Mil­i­tar Paulista.

Assista à entre­vista, aqui.