O Acadêmico Titular da Cadeira José Frederico Marques, da Academia Paulista de Direito, esteve, em cinco de julho último, no programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, para falar sobre direito de imprensa, liberdade de expressão e comentar as ameaças ao Estado Democrático de Direito.
O advogado especialista em direito de imprensa foi entrevistado pelo jornalista Boris Casoy, antigo editor do jornal Folha de S. Paulo, e âncora de importantes noticiários de televisão, e atual apresentador do Jornal do Boris, pelo historiador e youtuber Marco Antonio Villa, pelo editorialista do jornal O Estado de S. Paulo Itamar Montalvão, pela repórter da Rede Vanguarda Laurene Santos, e pela CEO da Agência Lupa Natália Leal, em bancada coordenada pela jornalista do Estadão Vera Magalhães.
Manuel Alceu disse que a imprensa comete seus erros e precisa admitir e refletir a respeito de sua responsabilidade. Entretanto, o poder público, na presente situação de crise e ameaças à democracia, é o maior responsável, no momento em que jornalistas são ofendidos pelo presidente da República, encontram muitos obstáculos para a realização de seu trabalho. Para o ex-Secretário de Justiça de São Paulo, os jornalistas devem reagir e revidar a, representar contra, e denunciar coletivamente ameaças e ofensas que recebem.
Manuel Alceu foi membro do Conselhos Federal e Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil., do Conselho Diretor da Associação dos Advogados de São Paulo , Professor-Assistente de Direito Processual Civil da PUC-SP, Secretário de Estado da Justiça (1991/1993), Juiz Titular do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, membro-suplente do Conselho de Comunicação Social, órgão auxiliar do Senado Federal. Participou das Comissões de Concurso para ingresso na Magistratura Estadual, na Magistratura Federal e no Ministério Público de São Paulo. Além de Acadêmico Titular da Academia Paulista de Direito, é membro do Instituto Brasileiro de Direito Público, do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral , do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e do Instituto Pro Bono. Pertence ao Conselho Deliberativo do Instituto dos Advogados de São Paulo, ao Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e ao Centro de Estudos Estratégicos e Avançados do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. É titular dos colares “Mérito Judiciário”, do Tribunal de Justiça de São Paulo, do “Ministro Pedro Lessa”, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e do Tribunal de Justiça Militar Paulista.
Assista à entrevista, aqui.