A Cidade de Salto, no inte­ri­or de São Paulo, foi pal­co do primeiro proces­so de indus­tri­al­iza­ção do Esta­do, proces­so que foi pro­por­ciona­do pela existên­cia exata­mente do salto do rio Tietê, que dá nome à cidade e, tam­bém, à cidade de Itu (cujo sig­nifi­ca­do em lín­gua tupi é salto d’água), a que per­tenceu.

Ten­do sido Juiz de Dire­ito da 1a. Vara da Comar­ca de Salto, o atu­al Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito e Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas, Alfre­do Attié, teve a gra­ta sat­is­fação de rece­ber o títu­lo de Cidadão Hon­orário da Cidade, na qual per­maneceu por aprox­i­mada­mente qua­tro anos, ten­do insta­l­a­do ali o Juiza­do Espe­cial da Comar­ca e cri­a­do o SAOJUS, Setor de Asses­so­ria e Ori­en­tação Jurídi­ca e Social, que foi con­ce­bido por Attié como um cen­tro de pesquisa, de for­mação e de atu­ação para a com­preen­são, pre­venção e para a solução de con­fli­tos de modo cole­ti­vo e inter­dis­ci­pli­nar.

O pro­je­to do SAOJUS foi depois entregue por Attié à Esco­la Paulista da Mag­i­s­tratu­ra, para ser empre­ga­do pelo CEDES, cen­tro de estu­dos ali cri­a­do e dirigi­do por Cae­tano Lagras­ta e Kazuo Watan­abe, como mod­e­lo para a cri­ação de out­ros cen­tros que pos­si­bil­i­tassem a repro­dução da ini­cia­ti­va e da exper­iên­cia pio­neira do Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito.

A Cidade de Salto pos­suía uma estru­tu­ra cul­tur­al pecu­liar, resul­ta­do sobre­tu­do das migrações inter­na­cionais e nacionais, cujas suces­si­vas ondas vier­am a dotar a cidade de con­ser­vatório musi­cal, ban­da, cor­po de baile, museu, teatro, cin­e­ma, bem como par­ques temáti­cos ambi­en­tais e históri­cos, resul­ta­do da atu­ação viva da sociedade e de seus líderes.

No video trazi­do pela TV Acad­e­mia é pos­sív­el acom­pan­har um pouco da história da Cidade, pelo teste­munho do saltense Ansel­mo Duarte, brasileiro que rece­beu a Pal­ma de Ouro, em Cannes.

Assista o video, aqui.