Webi­nar é ter­mo que se orig­i­nou da junção das palavras ingle­sas web e sem­i­nar. Nasceu da invenção de téc­ni­cas que per­mi­ti­ram a con­ver­sa on line - ou seja, ao vivo e não em difusão após edição -, a seguir, a pos­si­bil­i­dade de se realizar uma palestra em que per­gun­tas e comen­tários podi­am ser feitas pelos que assis­ti­am ou ouvi­am, pela inter­net. Esse desen­volvi­men­to téc­ni­co se deu entre mea­d­os dos anos oiten­ta e fim dos anos noven­ta do sécu­lo pas­sa­do.

Os muito anti­gos sem­i­nários eram práti­cas uni­ver­sitárias, em que pequenos gru­pos de estu­dantes se reu­ni­am — e ain­da se reúnem — com pro­fes­sores e dis­cu­ti­am temas especí­fi­cos. Pas­saram para a inter­net de modo a se pop­u­larizar, tan­to o mod­e­lo quan­to o con­hec­i­men­to que explo­ra ou bus­ca difundir.

Em tem­po de pan­demia da COVID-19, essa difusão tende a aumen­tar ain­da mais. Há várias enti­dades ofer­e­cen­do webi­na­rs, na ver­são brasileira, dig­amos, em que se reúnem vários palestrantes e cada um emite sua opinião sobre um tema ou vários temas, na for­ma das palestras tradi­cionais.

Tam­bém se difun­dem as lives. O ter­mo cor­re­sponde à sub­stan­ti­vação do advér­bio que, em lín­gua ingle­sa, sig­nifi­ca durante a ocor­rên­cia, simul­tane­a­mente à pro­dução. Uma live é, então, uma trans­mis­são de uma apre­sen­tação ao vivo (on line, isto é, no momen­to da oper­ação).

Há várias empre­sas que estão pro­duzin­do seus webi­na­rs e lives brasileiros, para fins diver­sos.

Os Acadêmi­cos da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito têm par­tic­i­pa­do dessas ini­cia­ti­vas, como Fauzi Choukr, em webi­na­rs sobre Dire­ito Proces­su­al Penal da Edi­to­ra Tirant, Riz­za­to Nunes, sobre Dire­ito do Con­sum­i­dor, da Sarai­va, Ricar­do Sayeg, sobre Aspec­tos Jurídi­cos da Grant Thorn­ton, assim como Domin­gos Zainaghi, que tem orga­ni­za­do webi­na­rs nacionais e inter­na­cionais sobre Dire­ito do Tra­bal­ho.

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito tem par­tic­i­pa­do dessas ini­cia­ti­vas, por meio das lives ou con­ver­sas ao vivo, pro­duzi­das por seu Pres­i­dente, Alfre­do Attié, Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas, na série “Dire­ito, Políti­ca e Pan­demia.” Ess­es sem­i­nários ou con­ver­sas pro­duzi­dos pela Acad­e­mia Paulista de Dire­ito têm sobre­tu­do a final­i­dade de explo­rar temas rel­e­vantes da atu­al­i­dade, a par­tir de uma per­spec­ti­va jurídi­ca e críti­ca, per­mitin­do a reflexão e o diál­o­go com a sociedade, e podem ser acom­pan­hados na TV Acad­e­mia.

Acom­pan­he as ini­cia­ti­vas, par­ticipe e divulgue.