Alfredo Attié prossegue o diálogo iniciado com a Série “O Direito, a Política e a Pandemia”.
Neste terceiro vídeo, o tema é “Credores e Devedores”.
O video se divide em duas partes.
Na primeira parte, que pode ser vista aqui, chamada “Humanidade e Natureza”, Attié fala da necessidade de se alargar a visão das obrigações, para além da velha concepção de que todas as relações jurídicas deveriam se restringir ao modelo crédito-débito.
O Presidente da Academia Paulista de Direito discorre, então, sobre os deveres em relação à sociedade e à natureza.
Attié ainda critica o modo como governos e pessoas estão reagindo, local e nacionalmente, a uma questão global, salientando o sentido do termo pandemia.
Já na segunda parte, disponível aqui, Attié discute especificamente a questão dos conflitos e problemas entre credores e devedores, propondo uma nova forma de analisar as obrigações.
Faz uma análise breve e crítica das dicotomias célebres da filosofia marxiana e demonstra como o direito foi mais longe e antecipadamente.
Attié inicia a proposta de uma novo modelo, que será melhor explicado no video 4 da série. Nnao percam, tragam suas contribuições ao debate, sugestões e críticas. E não se esqueçam de divulgar mais essa iniciativa pioneira da Academia Paulista de Direito.
Pelos seguintes links, é possível assistir aos videos anteriores da série, “O Direito, a Política e a Pandemia 1”: as Medidas da Lei, e “O Direito, a Política e a Pandemia 2” : os (Ab)usos da Religião no Espaço da Cidadania.