Webinar é termo que se originou da junção das palavras inglesas web e seminar. Nasceu da invenção de técnicas que permitiram a conversa on line - ou seja, ao vivo e não em difusão após edição -, a seguir, a possibilidade de se realizar uma palestra em que perguntas e comentários podiam ser feitas pelos que assistiam ou ouviam, pela internet. Esse desenvolvimento técnico se deu entre meados dos anos oitenta e fim dos anos noventa do século passado.
Os muito antigos seminários eram práticas universitárias, em que pequenos grupos de estudantes se reuniam — e ainda se reúnem — com professores e discutiam temas específicos. Passaram para a internet de modo a se popularizar, tanto o modelo quanto o conhecimento que explora ou busca difundir.
Em tempo de pandemia da COVID-19, essa difusão tende a aumentar ainda mais. Há várias entidades oferecendo webinars, na versão brasileira, digamos, em que se reúnem vários palestrantes e cada um emite sua opinião sobre um tema ou vários temas, na forma das palestras tradicionais.
Também se difundem as lives. O termo corresponde à substantivação do advérbio que, em língua inglesa, significa durante a ocorrência, simultaneamente à produção. Uma live é, então, uma transmissão de uma apresentação ao vivo (on line, isto é, no momento da operação).
Há várias empresas que estão produzindo seus webinars e lives brasileiros, para fins diversos.
Os Acadêmicos da Academia Paulista de Direito têm participado dessas iniciativas, como Fauzi Choukr, em webinars sobre Direito Processual Penal da Editora Tirant, Rizzato Nunes, sobre Direito do Consumidor, da Saraiva, Ricardo Sayeg, sobre Aspectos Jurídicos da Grant Thornton, assim como Domingos Zainaghi, que tem organizado webinars nacionais e internacionais sobre Direito do Trabalho.
A Academia Paulista de Direito tem participado dessas iniciativas, por meio das lives ou conversas ao vivo, produzidas por seu Presidente, Alfredo Attié, Titular da Cadeira San Tiago Dantas, na série “Direito, Política e Pandemia.” Esses seminários ou conversas produzidos pela Academia Paulista de Direito têm sobretudo a finalidade de explorar temas relevantes da atualidade, a partir de uma perspectiva jurídica e crítica, permitindo a reflexão e o diálogo com a sociedade, e podem ser acompanhados na TV Academia.
Acompanhe as iniciativas, participe e divulgue.