A Bun­deskan­z­lerin alemã Angela Merkel, que está no poder des­de 2005, tem-se desta­ca­do como uma das prin­ci­pais, se não a prin­ci­pal líder políti­ca do sécu­lo XXI.

Douto­ra em Físi­ca, aos trin­ta e dois anos, Merkel ingres­sou no Par­tido da União Democráti­co-Cristã, em 1990. Tornou-se Primeira-Min­is­tra, isto é Chefe de Gov­er­no da Repúbli­ca Fed­er­al da Ale­man­ha, em 2005, des­de então sendo reelei­ta e ameal­han­do maior lid­er­ança, graças a sua pos­tu­ra de enfrenta­men­to de crises, den­tre as quais se desta­cam a das migrações, um dos temas mais impor­tantes da políti­ca inter­na­cional con­tem­porânea, e, atual­mente, da chama­da COVID-19 (coro­n­avirus dis­ease, 2019).

A TV Acad­e­mia traz o pro­nun­ci­a­men­to de Merkel, feito no dia de hoje, segun­do emis­são da Deutsche Welle, que tam­bém intro­duz­iu as leg­en­das em por­tuguês.

Sol­i­dariedade, respon­s­abil­i­dade social, união e com­paixão diante de um prob­le­ma que pre­cisa ser enfrenta­do por todas as pes­soas, de cujo com­por­ta­men­to depen­dem as soluções e as con­se­quên­cias.

Vale a pena acom­pan­har a man­i­fes­tação de efe­ti­va e elogiáv­el democráti­ca, aqui.