Em segundo vídeo da série sobre Direito, Política e Pandemia: os (Ab)usos da Religião no Espaço da Cidadania, Alfredo Attié, Titular da Cadeira San Tiago Dantas da Academia Paulista de Direito, discorre sobre os problemas advindos da tentativa de autoridades jurídicas e políticas de se utilizarem do discurso de apelo religioso, no interior do espaço público.
Attié refere um pouco de sua experiência de formação, cita alguns maus exemplos de autoridades que usurpam aspectos religiosos, para persuadirem o povo da pertinência de suas ideias e se estabelecerem como pretensos líderes populares, depois define religião, diferindo‑a da fé e da religiosidade.
Em seguida, mostra como a vinculação entre política e religião, direito e religião, na história, encaminhou a processos de perseguição, violência e destruição de outras práticas, de comunidades e de indivíduos.
Em conclusão, convidando a todos ao debate, Attié fala em superação crítica desse momento, em que grupos e pessoas buscam abusar da religião, em evidente ofensa aos próprios princípios da religião que seguem, e, sobretudo, ao povo brasileiro, em sua rica diversidade.
Assista ao video, aqui, participe, discuta e divulgue.
Aqui, vc pode ainda assistir ao primeiro video da série “O Direito, a Política e a Pandemia 1: uma Conversa sobre as Medidas da Lei.”
O terceiro video a série “O Direito, a Política e a Pandemia 3”, sobre as modificações das relações entre Credores e Devedores, na pandemia, foi dividido em duas partes, e pode ser visto nos links:
1a. Parte: Obrigações, Humanidade e Natureza;
2a. Parte: Obrigações, um Conflito Constante.