A missão e o projeto da Academia Paulista de Direito salientam a aproximação da ciência jurídica com outros saberes e fazeres, importantes na configuração cultural do direito e na compreensão de seu modo de ser. A arte atua, igualmente, como elemento de transformação e reconfiguração cultural.
A exemplo da participação central das manifestações artísticas, no I Congresso Internacional da Academia, havido em dezembro de 2018, também o II Congresso, a se realizar em março de 2020, de 16 a 19, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, contará com a presença de artistas e de expressões culturais.
Na última quinta-feira, Alfredo Attié, Presidente da Academia Paulista de Direito, encontrou-se no tradicional Restaurante Tarsila, com o Artista Plástico Cildo Oliveira, para acertar os últimos detalhes de sua participação no Congresso.
Cildo trará obras para serem expostas, assim como fará uma apresentação, falando de alguns dos temas de seu interesse, entre os quais se destaca o trabalho com as identidades e as diferenças, na busca histórica, arqueológica e ficcional de suas raízes indígenas e pernambucanas, construindo seu próprio suporte artístico, a partir da iconografia indígena, documentos e símbolos históricos, além de elementos da natureza, trabalhados e reconfigurados na dinâmica de sua obra.
Cildo foi um dos participantes do Núcleo Paixão da Leitura, coordenado pelo Dr. Attié, e que, por sugestão feita pelo artista plástico. durante o encontro, será inserido na programação regular da Academia Paulista de Direito.
O II Congresso Internacional da Academia tem sido preparado com esmero. O espaço para as submissões de pesquisadores e pesquisadoras, além de estudantes foi ampliado.
Outras expressões culturais virão e serão anunciadas, em breve.