A mis­são e o pro­je­to da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito salien­tam a aprox­i­mação da ciên­cia jurídi­ca com out­ros saberes e faz­eres, impor­tantes na con­fig­u­ração cul­tur­al do dire­ito e na com­preen­são de seu modo de ser. A arte atua, igual­mente, como ele­men­to de trans­for­mação e recon­fig­u­ração cul­tur­al.

A exem­p­lo da par­tic­i­pação cen­tral das man­i­fes­tações artís­ti­cas, no I Con­gres­so Inter­na­cional da Acad­e­mia, havi­do em dezem­bro de 2018, tam­bém o II Con­gres­so, a se realizar em março de 2020, de 16 a 19, na Fac­ul­dade de Dire­ito da Uni­ver­si­dade de São Paulo, con­tará com a pre­sença de artis­tas e de expressões cul­tur­ais.

Na últi­ma quin­ta-feira, Alfre­do Attié, Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, encon­trou-se no tradi­cional Restau­rante Tar­si­la, com o Artista Plás­ti­co Cil­do Oliveira, para acer­tar os últi­mos detal­h­es de sua par­tic­i­pação no Con­gres­so.

Cil­do e Attié

Cil­do trará obras para serem expostas, assim como fará uma apre­sen­tação, falan­do de alguns dos temas de seu inter­esse, entre os quais se desta­ca o tra­bal­ho com as iden­ti­dades e as difer­enças, na bus­ca históri­ca, arque­ológ­i­ca e fic­cional de suas raízes indí­ge­nas e per­nam­bu­canas, con­stru­in­do seu próprio suporte artís­ti­co, a par­tir da icono­grafia indí­ge­na, doc­u­men­tos e sím­bo­los históri­cos, além de ele­men­tos da natureza, tra­bal­ha­dos e recon­fig­u­ra­dos na dinâmi­ca de sua obra.

Cil­do foi um dos par­tic­i­pantes do Núcleo Paixão da Leitu­ra, coor­de­na­do pelo Dr. Attié, e que, por sug­estão fei­ta pelo artista plás­ti­co. durante o encon­tro, será inseri­do na pro­gra­mação reg­u­lar da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito.

O II Con­gres­so Inter­na­cional da Acad­e­mia tem sido prepara­do com esmero. O espaço para as sub­mis­sões de pesquisadores e pesquisado­ras, além de estu­dantes foi ampli­a­do.

Out­ras expressões cul­tur­ais virão e serão anun­ci­adas, em breve.