Os indí­ge­nas con­stituem a pop­u­lação mais vul­neráv­el à pro­lif­er­ação da pan­demia da COVID-19.

Dis­tri­to San­itário Espe­cial Indí­ge­na do Mato Grosso do Sul  — DSEI MS — atende mais de seten­ta mil pes­soas em comu­nidades indí­ge­nas.

Tan­to essas comu­nidades quan­to a própria Divisão neces­si­tam de equipa­men­tos de segu­rança indi­vid­ual (EPI), como más­caras, jale­cos e luvas.

Essa neces­si­dade, no momen­to, é urgente, pois a sua fal­ta levaria à par­al­iza­ção de atendi­men­to.

O Min­istério Públi­co Fed­er­al em Mato Grosso do Sul ini­ciou uma impor­tante cam­pan­ha, visan­do a obter par­ceiros, que pro­por­cionem essa doação de equipa­men­tos. Qual­quer empre­sa que fab­rique ou tra­bal­he com ess­es EPI pode realizar a doação, assim como qual­quer pes­soas pode aju­dar, tan­to divul­gan­do a cam­pan­ha, quan­to entran­do em con­ta­to com empre­sas.

Para faz­er as doações, bas­ta entrar em con­ta­to com o 5. Ofí­cio da Procu­rado­ria da Repúbli­ca em Cam­po Grande, por meio do tele­fone (67) 3312–7200 e pelo e‑mail prms-cojud@mpf.mp.br.

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito apoia a ini­cia­ti­va, pelo Cen­tro Inter­na­cional da Paz, Justiça, Sol­i­dariedade e Trans­for­mação de Con­fli­tos de São Paulo — ACADEMIA DA PAZ — e pelo Cen­tro Inter­na­cional de Dire­itos Humanos de São Paulo — ACADEMIA DIREITOS HUMANOS, vin­cu­la­dos à Cadeira San Tia­go Dan­tas.

Aque­les que tiverem difi­cul­dade em reme­ter os equipa­men­tos para Mato Grosso do Sul poderão solic­i­tar a entre­ga à Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, em São Paulo.

É impor­tante, ain­da, lem­brar que os indí­ge­nas têm sido, des­de o iní­cio do manda­to do atu­al Gov­er­no fed­er­al, víti­mas do acir­ra­men­to de invasões e de vio­lên­cia, em evi­dente aten­ta­do con­tra dire­itos e garan­tias esta­b­ele­ci­dos na Con­sti­tu­ição brasileira e em trata­dos inter­na­cionais. O Gov­er­no, inclu­sive, já foi obje­to de notí­cia ao Tri­bunal Penal Inter­na­cional, com o requer­i­men­to de que ven­ha a ser denun­ci­a­do, exata­mente pelo come­ti­men­to de crime tip­i­fi­ca­do na ordem inter­na­cional como genocí­dio.