Em LEItu­rA, episó­dio do pod­cast Filosofia Pop, o Pro­fes­sor Mar­cos de Car­val­ho Lopes, da Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Jataí-Goiás — UFJ recebe Alfre­do Attié, Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, Doutor em Filosofia da USP, para uma con­ver­sa sobre como ler ou sobre como não ler Mon­tesquieu.

Segun­do Lopes, a pro­pos­ta é “traz­er pes­soas que nos aju­dem na aprox­i­mação e abor­dagem de deter­mi­na­dos autores, temas e questões.

A ideia do episó­dio surgiu após assi­s­tir o Poro­ro­ca de Chorume#09, episó­dio de série no YouTube, com Ian Neves e João Car­val­ho, em que pre­tender­am apre­sen­tar Mon­tesquieu, afir­man­do que seria um autor racista, mis­ógi­no, pedó­fi­lo e colo­nial­ista (sic).

Nada mel­hor, então, do que con­vi­dar nova­mente Attié, que falou sobre seu livro Mon­tesquieu: Tópi­ca das Paixões e Esti­lo Moral­iste, no Episó­dio 173 do Filosofia Pop, para nos aju­dar a pen­sar a como ler esse autor.

Assista, aqui ao video orig­i­nal, ou a seguir:

O site do Filosofia Pop, que traz vários episó­dios e entre­vis­tas inter­es­santes sobre filosofia, pode ser apoia­do por meio de doações, no Catarse