No dia 11 de março de 2026, real­i­zou-se na Fac­ul­dade de Edu­cação da Uni­ver­si­dade de São Paulo — FEUSP,  no Auditório Lisete Are­laro, com inten­sa par­tic­i­pação da sociedade civ­il e de cole­tiovos e movi­men­tos soci­ais, o Debate Esco­la “Cívi­co-Mil­i­tar”.

O even­tot eve como expos­i­tores: o Pro­mo­tor de Justiça José Paulo Fausti­noni, do Grupo de Atu­ação Espe­cial de Edu­cação do Min­istério Públi­co de São Paulo, a Pro­fes­so­ra da FE.USP Maria Vic­tória Bene­v­ides, da Comis­são Arns, o Jurista Alfre­do Attié , Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, o rep­re­sen­tante do COEDUC  André Bafume e a Dep­uta­da Estad­ual Pro­fes­so­ra Bebel, da APEOESP.

Foram trata­dos de aspec­tos da ação civ­il públi­ca que pede a sus­pen­são do Pro­gra­ma Esco­la Cívi­co-Mil­i­tar do Esta­do de São Paulo, assim como aque­les rel­a­tivos à própria con­cepção de esco­las mil­itares, do pon­to de vista con­sti­tu­cional, edu­ca­cional e cultural.

Tam­bém hou­ve par­tic­i­pação das orga­ni­za­ções da sociedade civ­il pre­sentes, inclu­sive com a apre­sen­tação do Mapa das Esco­las Cívi­co Mil­itares, em que se demon­strou a intenção de con­t­role mil­i­tar do ter­ritório das per­ife­rias, e do Mapa das Pri­va­ti­za­ções de Esco­las Públi­cas, a demon­strar o inter­esse mera­mente econômi­co e pri­va­do no proces­so de sucatea­men­to das esco­las, com o afas­ta­men­to de pro­fes­so­ras e pro­fes­sores, bem como de ten­ta­ti­va de reti­rar o ensi­no públi­co da pau­ta de ação do Esta­do, por meio do des­cumpri­men­to dos deveres rerla­tivos a políti­cas públi­cas constitucionais.

A ativi­dade foi orga­ni­za­da pela FEUSP e pela Frente Pop­u­lar e Democráti­ca em Defe­sa da Esco­la Públi­ca.

Assista à par­tic­i­pação dos con­vi­da­dos e con­vi­dadas, a seguir, e vis­ite o Canal YouTube da FEUSP.