A reflexão a seguir, con­tribuição para os Breves Arti­gos da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito,  é de auto­ria do jurista Luiz Anto­nio Sam­paio Gou­veia, Con­sel­heiro do Insti­tu­to dos Advo­ga­dos de São Paulo, do qual é Orador Ofi­cial, Mestre em Dire­ito Con­sti­tu­cional pela Pon­tif­í­cia Uni­ver­si­dade Católi­ca de São Paulo, Espe­cial­ista em Admin­is­tração Con­tá­bil e Finan­ceira pela Esco­la de Admin­is­tração de Empre­sas de São Paulo, da Fun­dação Getúlio Var­gas, e em Dire­ito Penal Econômi­co, pela GVLAW, da mes­ma insti­tu­ição. Foi Con­sel­heiro da Ordem dos Advo­ga­dos do Brasil, Seção de São Paulo, e da Asso­ci­ação dos Advo­ga­dos de São Paulo. É CEO de Sampaio Gou­veia Advo­ga­dos.

Vale a leitu­ra.

 

Obri­ga­do Bol­sonaro!

Luiz Anto­nio Sam­paio Gou­veia

 

Muitos me per­gun­tam porque chamo Bol­sonaro de Capitão Xirir­i­ca. É porque Xirir­i­ca, atu­al Eldo­ra­do Paulista, onde ele cresceu, era o fim da lin­ha. Creio que de um ramal da anti­ga Estra­da de Fer­ro Soro­ca­bana, que deman­da­va o Vale do Ribeira. Para onde o vel­ho PRP – Par­tido Repub­li­cano Paulista -, que coman­dou a oli­gar­quia da políti­ca do Café com Leite, na Vel­ha Repúbli­ca, man­da­va seus fun­cionários desafe­tos. Del­e­ga­dos de Polí­cia e out­ros fun­cionários caí­dos em des­graça com os coro­néis. Nem sem­pre das mari­posas da noite, que as admiro. Mas que eram mestres no meretrí­cio políti­co.

O Gen­er­al Luiz Eduar­do – que foi coman­dante mil­i­tar do Sud­este, em São Paulo -, e a quem meus ami­gos, ami­gos do meu ami­go Aldo Rebe­lo, grande brasileiro, que foi Min­istro da Defe­sa, quis­er­am que eu fos­se con­hecer, cer­ta vez, dis­sera à Andréia Sadi, da Rede Globo, que Bol­sonaro era um pre­des­ti­na­do. Claro que estran­hei muito e todo dia me per­gun­tara, pre­des­ti­na­do, a quê?

Hoje vejo que o Gen­er­al, segun­do se noti­cia, com o polêmi­co Gen­er­al Heleno, esse que não viu um sar­gen­to entrar em avião da comi­ti­va do Pres­i­dente, a cam­in­ho da Europa, com cocaí­na, a traficar na Espan­ha, estão em escant­eio e mal­trata­dos e já aban­don­a­dos por Bol­sonaro. Como tan­tos que, no pas­sa­do, o apoiavam. Des­de um advo­ga­do car­i­o­ca (luta­dor de judô), o Gus­ta­vo Bebiano, ide­al­ista, que tra­bal­ha­va com o Sér­gio Bermudez, que o fez Pres­i­dente e até a Joyce Has­sel­man e tan­tos out­ros que Bol­sonaro vai aban­do­nan­do, pelo cam­in­ho, quan­do não o servem mais.

Bol­sonaro me deixa arrepi­a­do. Quan­do vejo que até o polêmi­co advo­ga­do Wassef, muito influ­ente na poli­ti­za­ção de nos­so Judi­ciário, já influi em nomeações para o STJ e quem sabe se não, para o STF?

Tam­bém, per­plexo! Porque vejo que já para 2022, o Brasil mostrará taxas de desen­volvi­men­to mel­hores. Com decrésci­mo da taxa de desem­prego. Além de Bol­sonaro ter a seu favor o mar­co do sanea­men­to, a inde­pendên­cia do Ban­co Cen­tral e out­ras cosi­tas mais, como disse à Veja, o can­dida­to a Pres­i­dente, pelo Novo, gen­ro do Abílio Diniz e fil­ho do meu ami­go Aluí­sio Ávi­la, gente muito boa.

Mas mes­mo assim, o Capitão Xirir­i­ca dá mur­ro em pon­ta de faca. Agredin­do o Judi­ciário e as urnas eletrôni­cas. Quan­do pode­ria cap­i­talizar ess­es acer­tos, a despeito do povo que vai mor­ren­do pelas ruas, aban­don­a­do há sécu­los, mas hoje muito mais. Seria doi­do? Não sei!

Ruy Cas­tro, em antológi­co arti­go na Fol­ha, diz que Bol­sonaro quer a guer­ra civ­il. Pode ser! É que seus fil­hos já estão nos Esta­dos Unidos, pelo menos o Eduar­do e o vereador car­i­o­ca, Car­los. Mas talvez logo, o Senador Flávio, tam­bém, que me parece o mais lúci­do dos irmãos. Quem sabe se não já lá, eles estão pro­te­gi­dos no faroeste do malu­co do Trump. Onde Eduar­do seria embaix­ador, já que sabia fritar ham­búr­guer. Porque o Pres­i­dente está com medo de ir em cana. Soz­in­ho ou com os fil­hos. Ao con­trário de mitos como Tiradentes, por exem­p­lo, que nun­ca tiver­am medo de cadeia, em defe­sa dos seus mitos e ideais.

Vejam! Bol­sonaro não é trouxa! Sabe que está bagunçan­do o core­to, que não gan­ha a eleição e se bor­ra todo. Como quan­do ten­tou o golpe de 7 de setem­bro últi­mo e cor­reu a pedir arrego a Temer porque sua comé­dia não dera cer­to.

Para mim, já deci­di! Estou para liq­uidar a fatu­ra no primeiro turno. Do primeiro turno, no primeiro domin­go de out­ubro, até o últi­mo domin­go mes­mo mês, como man­da a Con­sti­tu­ição, o Brasil não aguen­ta mais o cer­cad­in­ho e o palavrório insen­sato.

Bem ou mal! Entre­tan­to e pelo menos, o Brasil terá o dire­ito a viv­er. A gente se vira com quem for. Mas nem pense Lula que, caudil­ho, haverá de ver que o Brasil não é o mes­mo de seu pas­sa­do e que a sociedade civ­il mudou. Con­tu­do com Bol­sonaro, não dá! Entre­tan­to a democ­ra­cia sairá for­t­ale­ci­da dis­to tudo. Aguar­dem! Acred­i­to no Brasil!

Mas voltan­do ao Gen­er­al Luiz Eduar­do, que foi nos­so adi­do mil­i­tar em Israel e fala hebraico, poden­do ser sefera­di­ta, como eu, pode ser mes­mo que Bol­sonaro seja um pre­des­ti­na­do. Ago­ra sei a quê.

Suas incon­stân­cias des­per­taram a sociedade civ­il. Uniu‑a por um pro­je­to social democ­ra­ta para o Brasil. Como se diria antiga­mente, do Pra­ta ao Ama­zonas, nes­ta grande Nação. Tudo começan­do nas nos­sas Arcadas. A úni­ca coisa que mais amo que San­ta Cruz do Rio Par­do, berço de meus son­hos que, das Arcadas, cul­ti­vo.

No dia 11 de agos­to, o patri­o­tismo de seu Dire­tor, o Pro­fes­sor Cel­so Fer­nan­des Campi­lon­go, vai faz­er jor­rar deste mar­co a Liber­dade, que é o pon­to de par­ti­da de todas as aspi­rações do Brasil, como é o Largo de São Fran­cis­co, na poe­sia do Mestre Gof­fre­do.

Um gri­to pela Democ­ra­cia, que se com­ple­men­ta, ago­ra, com o Man­i­festo da FIESP, pelo Esta­do de Dire­ito. Que creiam vai mudar o Brasil!

Luiz Gon­za­ga Bel­luz­zo – anti­go aluno das Arcadas, como o Luiz Anto­nio de Oliveira Lima, irmão de meu grande ami­go Limão, que tam­bém do Largo, que não sei onde e como anda e igual­mente como Angari­ta e Maria Gar­cia e tan­tos out­ros que fomos con­tin­uar na FGV, os son­hos das Arcadas -, escreveu sobre a Car­ta aos brasileiros e brasileiras, desta­can­do um tre­cho des­ta cor­re­spondên­cia.

“Nos­sa democ­ra­cia cresceu e amadure­ceu, mas muito mais há de ser feito. Vive­mos em um país de pro­fun­das desigual­dades soci­ais, com carên­cias em serviços públi­cos essen­ci­ais, como saúde, edu­cação, habitação e segu­rança públi­ca. Temos muito a cam­in­har no desen­volvi­men­to das nos­sas poten­cial­i­dades econômi­cas de for­ma sus­ten­táv­el. O Esta­do apre­sen­ta-se ine­fi­ciente diante de seus inúmeros desafios. Pleitos por maior respeito e igual­dade de condições em matéria de raça, gênero e ori­en­tação sex­u­al ain­da estão longe de ser aten­di­dos com a dev­i­da plen­i­tude”.

Talvez tudo explique a espir­i­tu­al­i­dade dos meni­nos de 32, que, ron­dan­do, as Arcadas, no diz­er de Guil­herme de Almei­da,

“Viver­am pouco para viv­er bem, mor­reram jovens para viv­er sem­pre”,

por uma Con­sti­tu­ição para o Brasil, que Bol­sonaro quer ras­gar. Porque não sabe o que é e nem para que serve.

Ou uma tum­ba igual­mente espir­i­tu­al­iza­da a repousar eter­na­mente no coração das Arcadas. Que fala de um mito real! A Burschen­schaft, que diz da Liber­dade ver­dadeira. Que não é aque­la que pen­sa e fala o Bol­sonaro a livrá-lo do xadrez.

Alguém me per­gun­taria. Mas a Burschen­schaft existe? Não sei! Per­gun­tem a Severo Gomes e Uliss­es Guimarães, se pud­erem, quan­do nos encon­trar­mos nas nuvens da ver­dadeira Liber­dade com eles.

Mas para isto é pre­ciso saber, o que é a Con­sti­tu­ição Cidadã. Talvez ela seja a Bíblia da religião das Arcadas.

De repente, Xirir­i­ca, fim de lin­ha, virou pon­to de par­ti­da para um out­ro Brasil.
Obri­ga­do, Bol­sonaro! Boa viagem! Crie juí­zo e seja feliz!

O Brasil vai renascer dia 11 de agos­to! As dores do par­to Liber­dade e da eman­ci­pação do glo­rioso brasileiro estão no fim. Elas vão vencer! Para valerem!