Nos dias 8 (quarta-feira) e 10 (sexta-feira) de maio de 2024,às 18:30 horas, a Academia Paulista de Direito fará o lançamento do Instituto Celso Furtado, vinculado à Cadeira San Tiago Dantas, por meio de Seminário, evento a ser realizado em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
O Seminário terá lugar no Auditório Florestan Fernandes, na Rua General Jardim, 522, em São Paulo, e será híbrido (presencial e virtual).
O Instituto Celso Furtado, criado no centenário do nascimento do importante pensador brasileiro, constitui mais um dos ACADEMIA PESQUISAe estará voltado a realizar estudos, pesquisas e atividades de cooperação e participação da sociedade, em relação aos temas da relação entre direito e economia, do desenvolvimento, da integração, de políticas públicas e inclusão.
Para marcar o início dos trabalhos, além do Seminário, a APD lança edital para a inscrição e apresentação de artigos para número especial de sua revista POLIFONIA. Veja, ao final desta notícia, links para a inscrição e de indicações e prazos para a apresentação de contribuição à revista, a ser publicada ainda no corrente ano.
A Programação do Seminário é a seguinte:
Primeiro Dia
08/05/2024 — 18 horas
Abertura dos Trabalhos:
A Presença de Celso Furtado no Pensamento Brasileiro e sua importância para o estudo crítico das relações entre Direito e Economia.
Alfredo Attié — Presidente da Academia Paulista de Direito, Titular da Cadeira San Tiago Dantas, Doutor em Filosofia da Universidade de São Paulo e Conselheiro da Fundação escola de Sociologia e Política de São Paulo
Abertura do Seminário:
1. A Atualidade e o Futuro do Pensamento de Celso Furtado e o papel do Instituto Celso Furtado.
Ceci Juruá — Economista, Mestre em Economia pela Universidade de Montpellier, Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora do Instituto Celso Furtado.
2. Celso Furtado, a publicação de sua obra e os trabalhos da constelação de instituições dedicadas a seu estudo e à continuidade de seu trabalho.
Rosa Freire D’Aguiar — tradutora, jornalista e Presidente de Honra do Instituto Celso Furtado
Aula Magna:
Visão de Celso Furtado sobre o progresso técnico como indutor do desenvolvimento.
André Furtado — Professor Titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas — Unicamp, Doutor em Economia da Universidade de Paris I — Panthéon-Sorbonne.
Segundo Dia
10/05/2024 — 18:30 horas
Abertura dos Trabalhos:
1. Breve apresentação do Seminário e do Número especial de POLIFONIA Revista Internacional da Academia Paulista de Direito
Alfredo Attié — Presidente da Academia Paulista de Direito, Titular da Cadeira San Tiago Dantas, Doutor em Filosofia da Universidade de São Paulo e Conselheiro da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
2. A FESPSP, a Cátedra Celso Furtado e a Parceria com a Academia Paulista de Direito e o Instituto Celso Furtado, vinculado à Cadeira San Tiago Dantas/APD
Angelo del Vecchio, Diretor Geral da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, é Professor Adjunto colaborador da Universidade estadual paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Araraquara.
Rafael Rodrigues da Costa, Sociólogo pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo, Pesquisador-visitante na Universidade Federal da Bahia, na qual coordena o Centro de Estudos de Economia Política do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, e Coordenador Executivo da Cátedra Celso Furtado-FESPSP.
Abertura do Seminário:
Breve apresentação do Instituto Celso Furtado
Ceci Juruá — Economista, Mestre em Economia pela Universidade de Montpellier, e Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ e Coordenadora do Instituto Celso Furtado.
Aula Magna: Celso Furtado, Pensamento e prática do Desenvolvimento no Brasil e sua Inserção Internacional
Alexandre de Freitas Barbosa — Economista pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, realizou pesquisas pós-doutorais no CEBRAP, é Professor Livre-Docente de História Econômica e Economia Brasileira/Internacional do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo Celso Furtado e o Desenvolvimento
Inscreva-se aqui e leia, neste link, o edital para o envio de artigos para o número especial da POLIFONIA Revista Internacional da Academia Paulista de Direito ‑Qualis Capes A3.
DATA: 08 e 10 DE MAIO DE 2024
LOCAL: AUDITÓRIO FLORESTAN FERNANDES, CASARÃO, ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO — Rua General Jardim, 522 — Vila Buarque — São Paulo — SP
HORÁRIO: 18:30