No dia 10 de maio de 2024 sexta-feira, a Academia Paulista de Direito realizou o segundo encontro de instalação do Instituto Celso Furtado, vinculado à Cadeira San Tiago Dantas, por meio de Seminário.
O evento foi concretizado em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e o Centro Celso Furtado.
O Seminário teve lugar no Auditório Florestan Fernandes, em São Paulo, na forma híbrida (presencial e virtual).
O Instituto Celso Furtado, criado no centenário do nascimento do importante pensador brasileiro, pelo Presidente da Academia Paulista de Direito, Alfredo Attié, constitui mais um dos ACADEMIA PESQUISA e estará voltado a realizar estudos, pesquisas e atividades de cooperação e participação da sociedade, em relação aos temas da relação entre direito e economia, do desenvolvimento, da integração, de políticas públicas e inclusão.
Para marcar o início dos trabalhos, além do Seminário, a APD lançou edital para a inscrição e apresentação de artigos para número especial de sua revista POLIFONIA.
A Programação do Seminário foi a seguinte:
1. Breve apresentação do Seminário, da Academia Paulista de Direito e do Número especial de POLIFONIA Revista Internacional da Academia Paulista de Direito, por Alfredo Attié — Presidente da Academia Paulista de Direito, Titular da Cadeira San Tiago Dantas, Doutor em Filosofia da Universidade de São Paulo e Conselheiro da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
2. A FESPSP, a Cátedra Celso Furtado e a Parceria com a Academia Paulista de Direito e o Instituto Celso Furtado, vinculado à Cadeira San Tiago Dantas/APD, por Angelo del Vecchio, Diretor Geral da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, é Professor Adjunto colaborador da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Araraquara; e Rafael Rodrigues da Costa, Sociólogo pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo, Pesquisador-visitante na Universidade Federal da Bahia, na qual coordena o Centro de Estudos de Economia Política do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, e Coordenador Executivo da Cátedra Celso Furtado-FESPSP.
3. Breve apresentação do Instituto Celso Furtado e Comentários sobre o tema da Inserção Internacional do Brasil, por Ceci Juruá — Economista, Mestre em Economia pela Universidade de Montpellier, e Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ e Coordenadora do Instituto Celso Furtado.
4. Aula Magna: Celso Furtado, Pensamento e prática do Desenvolvimento no Brasil e sua Inserção Internacional Alexandre de Freitas Barbosa — Economista pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, realizou pesquisas pós-doutorais no CEBRAP, é Professor Livre-Docente de História Econômica e Economia Brasileira/Internacional do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo Celso Furtado e o Desenvolvimento.
Pesquisadores e pesquisadoras da Academia Paulista de Direito, estudantes da FESPSP, professores e professoras presentes realizaram, ao final, interessante debate em torno dos temas apresentados nesse segundo dia. Entre os presentes, estavam Ricardo Pereira da Silva, representando a Diretoria da FESPSP, e Marco Aurélio Tavares, representando o Centro de Estudos Econômicos e Sociais, ambas, entidades parceiras da Academia Paulista de Direito.
A programação do Instituto Celso Furtado prossegue em junho, com mais dois encontros, em Seminário que também será aberto à participação da sociedade.
Assista, aqui, ao segundo dia do evento:
Assista, também, ao primeiro encontro, aqui.