A Lei Munic­i­pal 17481/2020, recen­te­mente pro­mul­ga­da pelo Prefeito Munic­i­pal, acol­hen­do, com veto par­cial, Pro­je­to de Lei de auto­ria do Pres­i­dente da Câmara e de out­ros Vereadores paulis­tanos, insti­tu­iu a Declar­ação dos Dire­itos da Liber­dade Econômi­ca, no âmbito munic­i­pal de São Paulo, referindo, em seus arti­gos 11 e 12, os “princí­pios do cap­i­tal­is­mo human­ista“e o da medi­ação, como ori­en­ta­dores da ordem econômi­ca de inter­esse local, ain­da aludin­do ao denom­i­na­do “ICapH”, índice do cap­i­tal­is­mo human­ista, con­sid­er­a­do de util­i­dade públi­ca e instru­men­to de políti­ca públi­ca.

São princí­pios e índice desen­volvi­dos pelos Acadêmi­cos Tit­u­lares da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, os Pro­fes­sores Wag­n­er Balera, Tit­u­lar da Cadeira de Dire­itos Humanos da Pon­tif­í­cia Uni­ver­si­dade Católi­ca de São Paulo — PUCSP, e Ricar­do Has­san Sayeg, Pro­fes­sor Livre-Docente da impor­tante Uni­ver­si­dade brasileira.

O desen­volvi­men­to da teo­ria do cap­i­tal­is­mo human­ista deu-se no livro “Cap­i­tal­is­mo Human­ista e Fator ICapH”, de 2011, de auto­ria de Balera e Sayeg, pub­li­ca­do pela Edi­to­ra Max Limon­ad.

Segun­do os autores, a teo­ria encon­tra fun­da­men­to nu ma con­cepção de cun­ho reli­gioso, que deter­mi­na o pon­to de par­ti­da de um novo mar­co teóri­co, “que se esta­b­elece antropo­logi­ca­mente no amor de Jesus Cristo, que nos uniu e nos leva ao encon­tro de Deus”, fig­u­ran­do, assim, “a Lei Uni­ver­sal da Frater­nidade, que nos con­duz com liber­dade e igual­dade para a democ­ra­cia e a paz.” Tra­ta-se de um “human­is­mo antropofilía­co”, de “natureza cristã e uni­ver­sal.

Os princí­pios bus­cam con­cil­iar o regime cap­i­tal­ista ao human­is­mo inte­gral, desen­volvi­do no âmbito da Dout­ri­na Social da Igre­ja Católi­ca, que teve grande importân­cia do neotomis­mo da Uni­ver­si­dade bel­ga de Lou­vain, o qual, por sua vez, alcançou grande influên­cia na fun­dação e desen­volvi­men­to da PUCSP.

Valerá a pena acom­pan­har a exe­cução da declar­ação e dos princí­pios acol­hi­dos pela Lei Munic­i­pal.

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito cumpri­men­ta seus Acadêmi­cos pelo recon­hec­i­men­to de sua ini­cia­ti­va.

Assista, aqui, à con­ver­sa e debate de Alfre­do Attié, Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas e Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, com o Pro­fes­sor Ricar­do Sayeg, sobre o tema do “Dire­ito, Sol­i­dariedade e Frater­nidade”.

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito pos­sui, coor­de­na­do pelos Acadêmi­cos Wag­n­er Balera e Ricar­do Sayeg, Núcleo de Pesquisas em Cap­i­tal­is­mo Human­ista.