Cin­e­mate­ca Brasileira, Patrimônio da Sociedade

Man­i­festo das mais impor­tantes enti­dades do Cin­e­ma nacional e inter­na­cional reúnem-se para defend­er a Cin­e­mate­ca Brasileira.

 

A comu­nidade cin­e­matográ­fi­ca brasileira, rep­re­sen­ta­da por suas enti­dades, vem man­i­fes­tar a sua incon­formi­dade com a grave crise que se apro­fun­da e pode levar à falên­cia da Cin­e­mate­ca Brasileira.

A Cin­e­mate­ca é uma con­quista históri­ca do cin­e­ma brasileiro. Nela está deposi­ta­da a maior parte das ima­gens domés­ti­cas, filmes de todos os gêneros e bito­las, pro­gra­mas de TVs e jor­nais tele­vi­sivos que o nos­so país já pro­duz­iu ao lon­go dos últi­mos 100 anos. Ela é a memória viva de nos­so país e o teste­munho da grandeza atingi­da por nos­so cin­e­ma ao lon­go da sua existên­cia. O tra­bal­ho de restau­ro desen­volvi­do pela Cin­e­mate­ca foi con­sid­er­a­do de excelên­cia pelos prin­ci­pais cen­tros espe­cial­iza­dos do mun­do.

No entan­to, esta­mos assistin­do à ina­ceitáv­el dete­ri­o­ração de suas funções que já atingiu um pata­mar abso­lu­ta­mente incom­patív­el com a sua importân­cia. Téc­ni­cos valiosos e espe­cial­iza­dos foram demi­ti­dos e as ativi­dades foram reduzi­das dras­ti­ca­mente. Entre out­ras coisas, isso se refletiu na subu­ti­liza­ção dos equipa­men­tos de pon­ta, fru­to de vul­tosos inves­ti­men­tos, que cor­rem o risco de sucatea­men­to.

Há muito a Cin­e­mate­ca, em grave crise finan­ceira, não recebe recur­sos gov­er­na­men­tais necessários para o seu pleno fun­ciona­men­to. Des­de de abril, está com os salários dos poucos fun­cionários que restam atrasa­dos e luta para pagar a con­ta de luz, que pode ser cor­ta­da a qual­quer momen­to. Um even­tu­al apagão elétri­co será desas­troso, pois atin­girá a clima­ti­za­ção das salas onde estão arquiv­a­dos ver­dadeiros tesouros de seu acer­vo históri­co. Sem refrig­er­ação e inspeção con­stante, os filmes em nitra­to de celu­lose- mate­r­i­al alta­mente inflamáv­el – ficarão expos­tos ao tem­po e podem entrar em auto­com­bustão como já ocor­reu em 2016. A lista de obras ameaçadas inclui filmes da Atlân­ti­da, da Vera Cruz, tudo o que restou do cin­e­ma silen­cioso brasileiro, arquiv­os históri­cos de Glauber Rocha e grandes filmes restau­ra­dos pela cin­e­mate­ca – a história do audio­vi­su­al nacional corre enorme risco.

Todo esse proces­so de irre­spon­sáv­el neg­ligên­cia se com­bi­na com o afas­ta­men­to da comu­nidade cin­e­matográ­fi­ca nacional que não é con­sul­ta­da ou sequer infor­ma­da a respeito dos rumos des­ta insti­tu­ição.

Por acred­i­tar­mos que a inter­locução da Cin­e­mate­ca Brasileira com a comu­nidade cin­e­matográ­fi­ca é essen­cial para o seu urgente e dev­i­do res­gate, reivin­dicamos a for­mação de uma comis­são com mem­bros indi­ca­dos pelas prin­ci­pais enti­dades cin­e­matográ­fi­cas do país a fim de que se esta­beleça um con­ta­to for­mal­iza­do e per­iódi­co, condição sine qua non para que se tra­bal­he com transparên­cia e a Cin­e­mate­ca volte a assumir a sua vocação públi­ca primeira de preser­var e difundir o cin­e­ma brasileiro.

Para isso, exigi­mos que o gov­er­no fed­er­al prov­i­den­cie ime­di­ata­mente a dotação urgente e necessária para que a Cin­e­mate­ca Brasileira volte a fun­cionar ple­na­mente e em bases seguras para os filmes nela deposi­ta­dos- patrimônio cul­tur­al e históri­co de nos­so país.

 

Enti­dades Nacionais

  1. ABC  Acad­e­mia Brasileira de Cin­e­ma
  2. ABC Asso­ci­ação Brasileira de Cin­e­matografia
  3. ABCA – Asso­ci­ação Brasileira de Cin­e­ma de Ani­mação
  4. ABCV – Asso­ci­ação Brasiliense de Cin­e­ma e Video– ABD – DF
  5. ABD Asso­ci­ação Brasileira de Doc­u­men­taris­tas
  6. ABELE Asso­ci­ação Brasileira das Empre­sas Locado­ras de Equipa­men­tos e Serviços Audio­vi­suais
  7. ABPA  Asso­ci­ação Brasileira de Preser­vação Audio­vi­su­al
  8. ABRA Asso­ci­ação Brasileira de Roteiris­tas
  9. ABRACCINE – Asso­ci­ação Brasileira de Críti­cos de Cin­e­ma
  10. ABRACI  Asso­ci­ação Brasileira de Cineas­tas
  11. ABRANIMA  Asso­ci­ação Brasileira de Ani­mação
  12. ACCIRS ‑Asso­ci­ação de Críti­cos de Cin­e­ma do Rio Grande do Sul
  13. AMC Asso­ci­ação dos Mon­ta­dores de Cin­e­ma
  14. ANDAI  Asso­ci­ação Nacional Dis­tribuidores do Audio­vi­su­al Inde­pen­dente
  15. APACI Asso­ci­ação Paulista de Cineas­tas
  16. APAN Asso­ci­ação Paulista do Audio­vi­su­al Negro
  17. API  Asso­ci­ação das Pro­du­toras Inde­pen­dentes do Audio­vi­su­al Brasileiro
  18. APRO  Asso­ci­ação Brasileira da Pro­dução de Obras Audio­vi­suais
  19. APROCINE Asso­ci­ação de Pro­du­tores e Real­izadores de Cin­e­ma e Audio­vi­su­al DF
  20. BRAVI Brasil Audio­vi­su­al Inde­pen­dente
  21. CINEMATECA do MAM
  22. CNCB Con­sel­ho Nacional de Cineclubes Brasileiros
  23. CONNE Conexão Audio­vi­su­al Cen­tro-Oeste, Norte e Nordeste
  24. CTAV Camp­inas – Câmara Temáti­ca do Audio­vi­su­al de Camp­inas
  25. DBCA  Dire­tores Brasileiros de Cin­e­ma e Audio­vi­su­al
  26. DF+DOCS – Brasília
  27. É TUDO VERDADE – Fes­ti­val de Doc­u­men­tários
  28. Fes­ti­val Inter­na­cional de Cur­tas Metra­gens de São Paulo – Kino­fo­rum
  29. FORCINE Fórum Brasileiro de Ensi­no de Cine e Audio­vi­su­al
  30. FÓRUM DOS FESTIVAIS – Fórum Nacional dos Orga­ni­zadores de Fes­ti­vais de Cin­e­ma
  31. FUNDACINE  Fun­dação de Cin­e­ma do Rio Grande do Sul
  32. ICINE – Forum de Cin­e­ma do Inte­ri­or Paulista
  33. MOSTRA Inter­na­cional de São Paulo
  34. PAVI – Pesquisadores do Audio­vi­su­al e da Icono­grafia
  35. SANTACINE Sindi­ca­to da Indús­tria do Audio­vi­su­al de San­ta Cata­ri­na
  36. SIAESP  Sindi­ca­to da Indús­tria Audio­vi­su­al do Esta­do de São Paulo
  37. SIAV Sindi­ca­to da Indús­tria Audio­vi­su­al do Rio Grande do Sul
  38. SICAV Sindi­ca­to da Indús­tria Audio­vi­su­al
  39. SINDAV-MG  Sindi­ca­to da Indús­tria Audio­vi­su­al de Minas Gerais
  40. SINDCINE Sindi­ca­to dos Tra­bal­hadores na Indús­tria Cin­e­matográ­fi­ca e do Audio­vi­su­al
  41. SOCINE  Sociedade Brasileira de Estu­dos de Cin­e­ma e Audio­vi­su­al
  42. STIC Sindi­ca­to Inter­estad­ual dos Tra­bal­hadores na Indús­tria Cin­e­mat. e do Audio­vi­su­al

Enti­dades Inter­na­cionais

  1. ALIA- Alian­za de Indus­trias Audio­vi­suales – Espan­ha
  2. AREA – Aso­ciación de Real­izadorxs Exper­i­men­tales – Argenti­na
  3. ARSENAL – Insti­tute for Film and Video Art – Ale­man­ha
  4. AsAE­CA – Aso­ciación Argenti­na de Estu­dios sobre Cine y Audio­vi­su­al  – Argenti­na
  5. AsAE­CA Aso­ciación Argenti­na de Estu­dios sobre Cine y Audio­vi­su­al
  6. BERLINALE- Fes­ti­val de Berlim – Ale­man­ha
  7. BIBLIOCI – Red de Unidades de Infor­ma­ción Espe­cial­izadas en Cine y Medios Audio­vi­suales.
  8. CILECT – Cen­tre Inter­na­tion­al de Liaison­des Écoles de Ciné­ma et Télévi­sion (180 esco­las de Cin­e­ma e TV de todo o mun­do)
  9. CIMA- Aso­cia­cion de mujeres cineas­tas y de medios audio­vi­suales – Espan­ha
  10.  CINEMATECA PORTUGUESA
  11. CINEMATEK – Roy­al Film Archive of Bel­gium
  12. CINÉMATHÈQUE  FRANÇAISE – França
  13. Ciné­math­èque de la Fédéra­tion Wal­lonie-Brux­elles
  14. CINÉMATHÈQUE SUISSE – Suíça
  15.  CINETECA BASCA – Espan­ha
  16. CINETECA DI BOLOGNA – Itália
  17. CINETECA NACIONAL DE MÉXICO
  18. Ciu­dades Rev­e­ladas – Mues­tra Inter­na­cional de Cine y Ciu­dad – Argenti­na
  19. CLAG-Clúster Audio­vi­su­al Galego – Espan­ha
  20. CLAIM – Coor­de­nado­ria Lati­noamer­i­cana de Archivos de Imá­genes em Movi­men­to
  21. ESCUELA INTERNACIONAL DE CINE Y TELEVISIÓN – Cuba
  22. FESTIVAL DE CANNES – FRANÇA
  23.  FESTIVAL DE SAN SEBASTIÁN – Espan­ha
  24. Fes­ti­val LIBERCINE – Fes­ti­val Inter­na­cional de Cine sobre Diver­si­dad Sex­u­al y Género  – Argenti­na
  25. FIACINE – Fed­eración Iberoamer­i­cana de Acad­e­mias de Cine
  26. FIAF Inter­na­tion­al Fed­er­a­tion of Film Archives — con­gre­ga 152 cin­e­mate­cas do mun­do
  27. FILMOTECA ESPAÑOLA
  28. FIPCA Fed­eración Iberoamer­i­cana de Pro­duc­tores Cin­e­matográ­fi­cos y Audio­vi­suales
  29. Fun­dación Cine con­Ve­ci­nos – Argenti­na
  30. FUNDACIÓN CINEMATECA BOLIVIANA
  31.  FUNDACIÓN DEL NUEVO CINE LATINOAMERICANO – Cuba
  32. Insti­tut LUMIÈRE – França
  33.  L’ARP Société Civile d’Auteurs-Réalisateurs-Producteurs de Films
  34.  LOCARNO Film Fes­ti­val – Suíça
  35. PIAF- Pro­duc­toras Inde­pen­di­entes Audio­vi­suales Fed­er­adas – Espan­ha
  36. RICiLa – Red de Inves­ti­gadores sobre Cine Lati­noamer­i­cano – Argenti­na
  37. TAFIC – Fes­ti­val Inter­na­cional de Cine de Tapi­ales – Argenti­na
  38.  Zine Esco­la Elias Quere­je­ta – Espan­ha

 

CINEMATECA BRASILEÑA Pat­ri­mo­nio de la Sociedad

La comu­nidad cin­e­matográ­fi­ca brasileña, rep­re­sen­ta­da por sus orga­ni­za­ciones, man­i­fi­es­ta su incon­formi­dad con la grave cri­sis que se ha agudiza­do recien­te­mente y que puede sig­nificar la quiebra y ruina de la Cin­e­mate­ca Brasileña.

La Cin­e­mate­ca es una con­quista históri­ca del cine brasileño. En ella se encuen­tran deposi­tadas la may­oría de las imá­genes nacionales, cin­tas de todos los géneros y for­matos, pro­gra­mas de TV y noti­cia­r­ios que nue­stro país ha pro­duci­do a lo largo de los últi­mos 100 años. Es la memo­ria viva de nue­stro país y el tes­ti­mo­nio de la grandeza alcan­za­da por nue­stro cine a lo largo de su exis­ten­cia. El tra­ba­jo de restau­ración desar­rol­la­do por la Cin­e­mate­ca fue con­sid­er­a­do de gran exce­len­cia por las prin­ci­pales insti­tu­ciones espe­cial­izadasen el mun­do.

Sin embar­go esta­mos asistien­do a la dete­ri­o­ración de sus fun­ciones que han lle­ga­do a un niv­el ina­cept­able y abso­lu­ta­mente incom­pat­i­ble con su impor­tan­cia como insti­tu­ción. Téc­ni­cos espe­cial­iza­dos de alto niv­el han sido des­ti­tu­i­dos y las activi­dades han sido reduci­das drás­ti­ca­mente. Entre otras cosas eso se ha refle­ja­do en el aban­dono de equipos de alta tec­nología, fru­to de grandes inver­siones, y que cor­ren el ries­go de con­ver­tirse en chatar­ra por fal­ta de uso.

Des­de hace mucho la Cin­e­mate­ca, en grave cri­sis financiera, no recibe recur­sos públi­cos nece­sar­ios para su pleno fun­cionamien­to. Los salarios de los pocos emplea­d­os que quedan están atrasa­dos des­de abril y la Cin­e­mate­ca lucha para poder pagar la cuen­ta de luz, que puede ser cor­ta­da en cualquier momen­to. Un corte de energía eléc­tri­ca sig­nifi­caría un desas­tre, ya que pararía la clima­ti­zación de las salas donde están archiva­dos ver­daderos tesoros de su acer­vo históri­co. Sin la refrig­eración y super­visión con­stante, las pelícu­las en nitra­to de celu­losa — mate­r­i­al alta­mente inflam­able — quedarán expuestos a su propia suerte y pueden entrar en auto­com­bustión como ya ocur­rió en 2016. La lista de obras ame­nazadas incluye cin­tas de la pro­duc­to­ra Atlân­ti­da, del estu­dio Vera Cruz, todo lo que aún existe del cine silente brasileño, archivos históri­cos de Glauber Rocha y un sin­fín de pelícu­las restau­radas por la propia Cin­e­mate­ca, la his­to­ria del audio­vi­su­al brasileño corre un peli­gro inmi­nente.

Todo este pro­ce­so de neg­li­gen­cia e irre­spon­s­abil­i­dad se suma al rec­ha­zo por incluir a la comu­nidad cin­e­matográ­fi­ca nacional que no es con­sul­ta­da o ni siquiera infor­ma­da al respec­to del futuro de esta insti­tu­ción.

Esta­mos con­ven­ci­dos de que la inter­locu­ción de la Cin­e­mate­ca Brasileña con la comu­nidad cin­e­matográ­fi­ca es esen­cial para su nece­sario y urgente rescate, deman­damos la for­ma­ción de una comisión con miem­bros indi­ca­dos por las prin­ci­pales enti­dades cin­e­matográ­fi­cas del país a fin de que se establez­ca un con­tac­to for­mal y per­iódi­co, condi­ción sine qua non para que se tra­ba­je con trans­paren­cia y que la Cin­e­mate­ca vuel­va a asumir su vocación públi­ca ini­cial de preser­var y difundir el cine brasileño.

Exigi­mos que el gob­ier­no fed­er­al aporte inmedi­ata­mente un apoyo financiero urgente y nece­sario para que la Cin­e­mate­ca Brasileña vuel­va a fun­cionar ple­na­mente y man­ten­ga en total seguri­dad las pelícu­las y archivos que en ella están deposi­ta­dos — pat­ri­mo­nio cul­tur­al e históri­co de Brasil.

 

The Brazil­ian Cin­e­mate­ca Soci­ety’s Her­itage

The Brazil­ian cin­e­ma com­mu­ni­ty, here­in rep­re­sent­ed by its enti­ties, comes togeth­er in this man­i­festo to express its com­plete dis­sat­is­fac­tion with the severe and grow­ing cri­sis that has befall­en the Brazil­ian Cin­e­mate­ca, which could ulti­mate­ly result in its bank­rupt­cy.

The Cin­e­mate­ca is a his­toric achieve­ment of the Brazil­ian Film Indus­try. It pre­serves almost all of the images pro­duced by our coun­try in the last 100 years, includ­ing motion pic­tures of all gen­res and types, TV pro­grams, and news­reels. It con­sti­tutes the pho­tographed mem­o­ry of our coun­try and pre­serves the great­est achieve­ments of our film indus­try. The Cinemateca’s work in restora­tion is on a par with the world’s finest spe­cial­ized insti­tutes.

Despite all this, we are wit­ness­ing its dete­ri­o­ra­tion, which has already reached unac­cept­able lev­els, incom­pat­i­ble with the impor­tance of the insti­tu­tion. Expert staff mem­bers have been dis­missed and the Cinemateca’s activ­i­ties have been dras­ti­cal­ly cur­tailed. Among oth­er things, this has result­ed in the under­uti­liza­tion of its state-of-the-art equip­ment, pur­chased at a high cost, that now runs the risk of turn­ing into scrap met­al.

The Cin­e­mate­ca, in a state of the severe finan­cial cri­sis, has not received any gov­ern­ment resources for quite some time now. The few remain­ing employ­ees have not been paid since April, and it is strug­gling to pay the elec­tric­i­ty, which may be shut off at any moment. An even­tu­al pow­er black­out would be dis­as­trous, price­less his­tor­i­cal col­lec­tions would no longer be cli­ma­tized. With­out air con­di­tion­ing, the old­er, high­ly inflam­ma­ble, nitrate films would be exposed to weath­er con­di­tions and run the risk of catch­ing fire, as already occurred once in 2016. The col­lec­tions threat­ened with destruc­tion include the films of Atlân­ti­da, Vera Cruz, all the remain­ing Brazil­ian silent movies, his­tor­i­cal archives from Glauber Rocha, and movies restored by the Cin­e­mate­ca. Brazil­ian audio­vi­su­al his­to­ry is at risk of extinc­tion.

This irre­spon­si­ble act of neg­li­gence is wors­ened by the fact that the Brazil­ian film com­mu­ni­ty is no longer being con­sult­ed or even informed about the future of the insti­tu­tion.

We believe that main­tain­ing dia­logue between the Brazil­ian Cin­e­mate­ca and the film com­mu­ni­ty is essen­tial to its sav­ing it. We demand the for­ma­tion of a com­mis­sion, with mem­bers appoint­ed by the main Brazil­ian cin­e­mato­graph­ic enti­ties, to estab­lish a for­mal, reg­u­lar con­tact, a sine qua non-con­di­tion for the

trans­paren­cy nec­es­sary to the Cin­e­mate­ca resum­ing its pri­ma­ry pub­lic func­tion which is to pre­serve and dis­sem­i­nate Brazil­ian cin­e­ma.

For such, we demand that the fed­er­al gov­ern­ment imme­di­ate­ly pro­vide the urgent, nec­es­sary bud­get allo­ca­tion to the Brazil­ian Cin­e­mate­ca so that it can ful­ly resume all its activ­i­ties on a sound, the com­plete­ly safe basis for the films deposit­ed there – a cul­tur­al and his­tor­i­cal her­itage of our coun­try.