Alfre­do Attié prossegue o diál­o­go ini­ci­a­do com a Série “O Dire­ito, a Políti­ca e a Pan­demia”.

Neste ter­ceiro vídeo, o tema é “Cre­dores e Deve­dores”.

O video se divide em duas partes.

Na primeira parte, que pode ser vista aqui, chama­da “Humanidade e Natureza”, Attié fala da neces­si­dade de se alargar a visão das obri­gações, para além da vel­ha con­cepção de que todas as relações jurídi­cas dev­e­ri­am se restringir ao mod­e­lo crédi­to-débito.

O Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito dis­corre, então, sobre os deveres em relação à sociedade e à natureza.

Attié ain­da crit­i­ca o modo como gov­er­nos e pes­soas estão reagin­do, local e nacional­mente, a uma questão glob­al, salien­tan­do o sen­ti­do do ter­mo pan­demia.

Já na segun­da parte, disponív­el aqui, Attié dis­cute especi­fi­ca­mente a questão dos con­fli­tos e prob­le­mas entre cre­dores e deve­dores, pro­pon­do uma nova for­ma de anal­is­ar as obri­gações.

Faz uma análise breve e críti­ca das dico­to­mias céle­bres da filosofia marx­i­ana e demon­stra como o dire­ito foi mais longe e ante­ci­pada­mente.

Attié ini­cia a pro­pos­ta de uma novo mod­e­lo, que será mel­hor expli­ca­do no video 4 da série. Nnao per­cam, tragam suas con­tribuições ao debate, sug­estões e críti­cas. E não se esqueçam de divul­gar mais essa ini­cia­ti­va pio­neira da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito.

Pelos seguintes links, é pos­sív­el assi­s­tir aos videos ante­ri­ores da série, “O Dire­ito, a Políti­ca e a Pan­demia 1”: as Medi­das da Lei, e “O Dire­ito, a Políti­ca e a Pan­demia 2” : os (Ab)usos da Religião no Espaço da Cidada­nia.