No últi­mo dia 10 de jun­ho, em São Paulo, no Cen­tro de Estu­dos de Dire­ito Econômi­co e Social — CEDES, em orga­ni­za­ção da Edi­to­ra Tirant Lo Blanch, o Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito e Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas, Alfre­do Attié, lançou seu novo livro “Towards Inter­na­tion­al Law of Democ­ra­cy” (veja aqui).

O even­to con­tou com a par­tic­i­pação de Pro­fes­sores e alunos do CEDES, entre os quais Maria Tereza Sadek e João Grandi­no Rodas, bem como com a apre­sen­tação dos Pro­fes­sores Matias Bailone, da Uni­ver­si­dad Nacional de Buenos Aires, Argenti­na (assista, aqui) e Lenio Streck da Unisi­nos, Rio Grande do Sul (assista, aqui), que dis­cor­reram sobre o tema, o livro e seu autor, em debate coor­de­na­do pela Pro­fes­so­ra Aline Gostin­s­ki.

O even­to foi coor­de­na­do pelos Pro­fes­sores Rober­ta de Bra­gança Fre­itas Attié, coor­de­nado­ra da Acad­e­mia da Paz e Mar­co Aurélio Tavares, coor­de­nador do CEDES.

Pro­fes­sores, pesquisadores, Advo­ga­dos, Mag­istra­dos , mem­bros do Min­istério Públi­co, bem como ami­gos e ami­gas do autor e espe­cial­is­tas em dire­ito inter­na­cional, Ciên­cia Políti­ca e Relações Inter­na­cionais estiver­am pre­sentes.

Estiver­am pre­sentes, entre out­ros, o Desem­bar­gador Fed­er­al Rober­to Had­dad, o Pro­fes­sor Fauzi Choukr, da Facamp, o Pro­fes­sor Anto­nio Car­los Mora­to, da USP, o Pro­fes­sor Eduar­do Alvim, da PUC.SP, o Dr.Nel­son Faria de Oliveira, da Comu­nidade dos Juris­tas de Lin­gua Por­tuguesa, os Pro­fes­sores César Bar­reira e Lévio Scat­toli­ni, do Insti­tu­to Nor­ber­to Bob­bio, o Juiz Adal­ber­to Gonçalves, do Tri­bunal de Justiça de Ango­la e da Asso­ci­aãao dos Juízes de Ango­la, o Pro­fes­sor Jorge Tan­nus Neto, da UniEduk, o Pro­fes­sor Vicente Trevas, do Insti­tu­to Amsur, o Pro­fes­sor Anton­in­ho Mar­mo Tre­visan, das Fac­ul­dades Tre­visan, os Coor­de­nadores dos Núcleos Crim­i­nolo­gia Brasil, Gonça­lo Xavier, e de Dire­ito Ambi­en­tal, Juliana Oliveira de Almei­da, da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, o Sr. Ronald Felder, Pres­i­dente do Con­sel­ho da Esco­la Suíço Brasileira de São Paulo, a Sra. Maria Lúcia Men­droni, do Rotary Inter­na­tion­al, o Dr. Joaquim da Sil­va Pires, da Loja Maçôni­ca Grande Ori­ente, o Engen­heiro Allen Habert, do Con­sel­ho Nacional dos Profis­sion­ais Uni­ver­sitários Lib­erais.

Sobre o caráter ino­vador e a importân­cia do livro, assim se man­i­festou o Pro­fes­sor João Grandi­no Rodas, que foi Dire­tor da Fac­ul­dade de Dire­ito e Reitor da Uni­ver­si­dade de São Paulo:

Este livro é um sopro de esper­ança em nos­so tem­po de ameaça à democ­ra­cia. Alfre­do Attié escreve um estu­do orig­i­nal e pro­fun­do sobre o sig­nifi­ca­do da democ­ra­cia e sua con­strução históri­ca ao esta­b­ele­cer engen­hosa­mente o vín­cu­lo entre democ­ra­cia, dire­ito inter­na­cional e relações inter­na­cionais. Ele não tem medo de intro­duzir novos con­ceitos opera­cionais e faz­er pro­postas para a ren­o­vação da teo­ria do dire­ito em ger­al, e da teo­ria do dire­ito inter­na­cional em par­tic­u­lar. Para tan­to, ele apli­ca um dis­cur­so e um méto­do que vin­cu­lam ousada­mente dire­ito, políti­ca e cul­tura, revis­i­tan­do os temas clás­si­cos e mais impor­tantes da teo­ria políti­ca.
Um mar­co no desen­volvi­men­to do dire­ito e da justiça, este livro será útil para estu­dantes e pro­fes­sores, espe­cial­is­tas e lei­gos, e aju­dará a repen­sar as estru­turas e práti­cas jurídi­co-políti­cas do nos­so tem­po. A par­tir de uma per­spec­ti­va que ele­va a democ­ra­cia não ape­nas na for­ma, mas sobre­tu­do, na sub­stân­cia, a um tema jurídi­co inter­na­cional, Attié uti­liza per­spec­ti­vas com­par­a­ti­vas, históri­c­as, teóri­c­as e práti­cas em uma com­bi­nação orig­i­nal e estim­u­lante. Os leitores encon­trarão o esti­lo de um grande autor surgin­do no cenário inter­na­cional, com a pena de um jurista e o tal­en­to de um filó­so­fo.

Fotos do lança­men­to podem ser vis­tas, aqui.

O encon­tro ocor­reu entre 10 e 13 horas, a seguir a Café da Man­hã, ten­do o autor do livro pro­feri­do breve aula a respeito do tema da Democ­ra­cia e do Dire­ito Inter­na­cional, e, ao final, agrade­ci­do a pre­sença de todos.