No dia 11 de agos­to próx­i­mo, às 11,30 horas, dia em que são comem­o­ra­dos os cen­to e noven­ta e cin­co anos da Fun­dação dos Cur­sos Jurídi­cos no Brasil, e em que se cel­e­bram os quarenta e cin­co anos da leitu­ra da Car­ta aos Brasileiros, de auto­ria de Gof­fre­do da Sil­va Telles Jr, será lida a “Car­ta às Brasileiras e aos Brasileiros, em Defe­sa do Esta­do Democráti­co de Dire­ito”, de ini­cia­ti­va de um grupo de juris­tas e ex-estu­dantes da Fac­ul­dade de Dire­ito da Uni­ver­si­dade de São Paulo, no Salão Nobre das Arcadas, no Largo São Fran­cis­co, em São Paulo.

Os coor­de­nadores são Antenor Mas­chio, Ricar­do Nasci­men­to e Rober­to Vomero Mona­co (“Tatuí”).

Tra­ta-se de um man­i­festo em defe­sa da Con­sti­tu­ição, do Esta­do Democráti­co de Dire­ito e da eleição que será real­iza­da neste ano, con­tra ameaças e ataques que vêm sofren­do de setores anti­democráti­cos da sociedade e do gov­er­no.

A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito — APD fir­mou o man­i­festo, sendo sig­natários vários de seus Acadêmi­cos Tit­u­lares, Hon­orários e Eméri­tos, além de seu Pres­i­dente, Alfre­do Attié,  Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas, na qual sucede pre­cisa­mente ao saudoso Pro­fes­sor.

A APD já se man­i­festou mais de uma vez em defe­sa do regime democráti­co (veja, aqui, e neste link, entre out­ros), inclu­sive em “Declar­ação ao Povo Brasileiro”, além de em arti­gos recentes (leia, aqui).

Eis o teor da Car­ta:

“Em agos­to de 1977, em meio às comemorações do sesquicentenário de fundação dos cur­sos jurídicos no país, o pro­fes­sor Gof­fre­do da Sil­va Telles Junior, mestre de todos nós, no território livre do Largo de São Fran­cis­co, leu a Car­ta aos Brasileiros, na qual denun­ci­a­va a ile­git­im­i­dade do então gov­er­no mil­i­tar e o esta­do de exceção em que vivíamos. Con­cla­ma­va também o resta­b­elec­i­men­to do esta­do de dire­ito e a convocação de uma Assem­bleia Nacional Con­sti­tu­inte.

A semente plan­ta­da ren­deu fru­tos. O Brasil super­ou a ditadu­ra mil­i­tar. A Assem­bleia Nacional Con­sti­tu­inte res­ga­tou a legit­im­i­dade de nos­sas instituições, resta­b­ele­cen­do o Esta­do Democrático de Dire­ito com a prevalência do respeito aos dire­itos fun­da­men­tais.

Temos os poderes da República, o Exec­u­ti­vo, o Leg­isla­ti­vo e o Judiciário, todos inde­pen­dentes, autônomos e com o com­pro­mis­so de respeitar e zelar pela observância do pacto maior, a Constituição Fed­er­al.

Sob o man­to da Constituição Fed­er­al de 1988, prestes a com­ple­tar seu 34o aniversário, pas­samos por eleições livres e periódicas, nas quais o debate político sobre os pro­je­tos para o país sem­pre foi democrático, caben­do a decisão final à sobera­nia pop­u­lar.

A lição de Gof­fre­do está estam­pa­da em nos­sa Constituição: “ Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus rep­re­sen­tantes eleitos ou dire­ta­mente, nos ter­mos des­ta Constituição ”.

Nos­sas eleições com o proces­so eletrônico de apuração têm servi­do de exem­p­lo no mun­do. Tive­mos várias alternâncias de poder com respeito aos resul­ta­dos das urnas e transição repub­li­cana de gov­er­no. As urnas eletrônicas rev­e­laram-se seguras e confiáveis, assim como a Justiça Eleitoral.

Nos­sa democ­ra­cia cresceu e amadure­ceu, mas muito ain­da há de ser feito. Vive­mos em um país de pro­fun­das desigual­dades soci­ais, com carências em serviços públicos essen­ci­ais, como saúde, educação, habitação e segurança pública. Temos muito a cam­in­har no desen­volvi­men­to das nos­sas poten­cial­i­dades econômicas de for­ma sustentável. O Esta­do apre­sen­ta-se ine­fi­ciente diante dos seus inúmeros desafios. Pleitos por maior respeito e igual­dade de condições em matéria de raça, gênero e orientação sex­u­al ain­da estão longe de ser aten­di­dos com a dev­i­da plen­i­tude.

Nos próximos dias, em meio a estes desafios, ter­e­mos o início da cam­pan­ha eleitoral para a renovação dos mandatos dos leg­isla­tivos e exec­u­tivos estad­u­ais e fed­erais. Neste momen­to, deveríamos ter o ápice da democ­ra­cia com a dis­pu­ta entre os vários pro­je­tos políticos visan­do con­vencer o eleitora­do da mel­hor pro­pos­ta para os rumos do país nos próximos anos.

Ao invés de uma fes­ta cívica, esta­mos pas­san­do por momen­to de imen­so peri­go para a nor­mal­i­dade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desaca­to ao resul­ta­do das eleições.

Ataques infun­da­dos e desacom­pan­hados de provas ques­tion­am a lisura do proces­so eleitoral e o Esta­do Democrático de Dire­ito tão dura­mente con­quis­ta­do pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civ­il e a incitação à violência e à rup­tura da ordem con­sti­tu­cional.

Assis­ti­mos recen­te­mente a desvar­ios autoritários que puser­am em risco a sec­u­lar democ­ra­cia norte-amer­i­cana. Lá as ten­ta­ti­vas de deses­ta­bi­lizar a democ­ra­cia e a confiança do povo na lisura das eleições não tiver­am êxito, aqui também não terão.

Nos­sa consciência cívica é muito maior do que imag­i­nam os adversários da democ­ra­cia. Sabe­mos deixar ao lado divergências menores em prol de algo muito maior, a defe­sa da ordem democrática.

Imbuídos do espírito cívico que las­tre­ou a Car­ta aos Brasileiros de 1977 e reunidos no mes­mo território livre do Largo de São Fran­cis­co, inde­pen­den­te­mente da preferência eleitoral ou partidária de cada um, cla­mamos às brasileiras e aos brasileiros a ficarem aler­tas na defe­sa da democ­ra­cia e do respeito ao resul­ta­do das eleições.

No Brasil atu­al não há mais espaço para retro­ces­sos autoritários. Ditadu­ra e tor­tu­ra per­tencem ao pas­sa­do. A solução dos imen­sos desafios da sociedade

brasileira pas­sa nec­es­sari­a­mente pelo respeito ao resul­ta­do das eleições.

Em vigília cívica con­tra as ten­ta­ti­vas de rup­turas, bradamos de for­ma uníssona:

Esta­do Democráti­co de Dire­ito Sem­pre!”

Aqui, o con­vite para a leitu­ra solene da Car­ta.

Veja alguns dos sub­scritores e sub­scritoras:

Paulo Bet­ti, Ator

Ana de Hol­lan­da, can­to­ra, com­pos­i­to­ra, ex-Min­is­tra da Cul­tura

Tar­so Gen­ro, jurista, ex- Min­istro da Justiça e da Edu­cação, ex-Gov­er­nador do RS, ex-Prefeito de Por­to Ale­gre, Insti­tu­to Novos par­a­dig­mas

Celio Turi­no, ativista e pro­du­tor cul­tur­al

Antenor Mas­chio, jurista, advo­ga­do

Ricar­do Nasci­men­to, juiz fed­er­al

Rober­to Vomero Mona­co, jurista, advo­ga­do

Anton­in­ho Mar­mo Tre­visan, Con­ta­dor, Tre­visan Esco­la de Negó­cios

Wag­n­er Balera, jurista, Pro­fes­sor Tit­u­lar de Dire­itos Humanos da PUC/SP

Mau­rides Ribeiro, jurista, Pro­fes­sor da Uni­ver­si­dade Macken­zie

Anto­nio Car­los Mora­to, jurista, Pro­fes­sor da USP e da PUC/SP

Car­los Melo, cien­tista políti­co

Mar­cus Vini­cius Ramos Gonçalves, jurista, advo­ga­do

Cel­so Cami­lon­go, jurista, Pro­fes­sor Tit­u­lar da USP e Dire­itor da fac­ul­dade de Dire­ito da USP

Fauzi Has­san Choukr, jurista, Pro­fes­sor e Coor­de­nador do Cur­so de Mestra­do da Facamp

Mar­cos Augus­to Perez, jurista e Pro­fes­sor da USP

Rosane Borges, jor­nal­ista, escrito­ra e pro­fes­so­ra  da Esco­la Lon­ga USP

Vicente Trevas, sociól­o­go, Insti­tu­to Amsur

Cristi­na Sam­paio, sociólo­ga, Insti­tuo Amsur

Anto­nio Car­los Grana­do, sociól­o­go, Insti­tu­to Amsur

Thomas de Fre­itas Marza­gão Bar­b­u­to Attié, estu­dante uni­ver­sitário, Itha­ca, NY

Pedro Pereira de Paula, engen­heiro, Engen­haria pela Democ­ra­cia

Paulo Mas­so­ca, engen­heiro, pres­i­dente do Engen­haria pela Democ­ra­cia

Allen Habert, engen­heiro, Con­fed­er­ação Nacional dos Tra­bal­hadores Lib­erais Uni­ver­sitários

José Manoel Fer­reira Gonçalves, engen­heiro, pres­i­dent da Fer­roFrente

Ser­gio Spe­nas­sato, advo­ga­do, Piraci­ca­ba

Juca Kfouri, jor­nal­ista

José Macha­do, econ­o­mista, ex-Prefeito de Piraci­ca­ba, ex-Dep­uta­do Fed­er­al, Insti­tu­to Piraci­ca­bano de Estu­dos e Defe­sa da Democ­ra­cia

Ely Eser, pro­fes­sor uni­ver­siteario, Insti­tu­to Piraci­ca­bano de Estu­dos e Defe­sa da Democ­ra­cia

Dor­gi­val Hen­riques, pres­i­dente do Insti­tuo Piraci­ca­bano de Estu­dos e Defe­sa da Democ­ra­cia

Joaquim de Car­val­ho, jor­nal­ista, Rede 247

Fran­cis­co Luís de Fre­itas Marza­gão Bar­b­u­to Attié, escritor, New York, NY

André Lozano Andrade, advo­ga­do, Sindi­ca­to dos Advo­ga­dos de São Paulo

Cesar Augus­to Oller do Nasci­men­to, relações inter­na­cionais, Insti­tu­to Amsur

Jorge Bran­co, Sociól­o­go, Insti­tu­to Novos Par­a­dig­mas

Cel­so Lafer, Pro­fes­sor Eméri­to Fac­ul­dade de Dire­ito da USP

Ange­lo del Vec­chio, sociól­o­go, Dire­tor da Esco­la de Soci­olo­gia e Políti­ca de São Paulo

Ser­gio Nar­di­ni, artista plás­ti­co, escritor, Pres­i­dente do Con­sel­ho Munic­i­pal dos Dire­itos da Pes­soa com Defi­ciên­cia de Amparo

Givanil­do (Giva Paraí­ba) M. da Sil­va, coor­de­nador e ativista dos dire­itos indí­ge­nas

Yakuy Tupinam­bá, coor­de­nado­ra e ativista dos dire­itos indív­ge­nas

Sassá Tupinam­bá, coor­de­nador e ativista dos dire­itos indí­ge­nas

Maria Tere­sa Bar­ret­to Wachowiak , advo­ga­da, Insti­tu­to Civ­i­to

Vic­to­ri­ano Fer­nan­des Neto, físi­co, pro­fes­sor, Insti­tu­to Civ­i­to

Rober­ta de Bra­gança Fre­itas Attié, advo­ga­da, coor­de­nado­ra da Acad­e­mia da Paz, APD

Pedro Scuro, soci­ol­o­go, Sociedade Inter­na­cional de Crim­i­nolo­gia

Mau­rí­cio Gonçalves, ator

Rena­to Janine Ribeiro, filó­so­fo, ex-Min­istro da Edu­cação, pres­i­dente da Sociedade Brasileira para o Pro­gres­so da Ciên­cia

Cil­do Oliveira, artista plás­ti­co, pro­du­tor cul­tur­al, advo­ga­do

Cel­so Mori, Advo­ga­do

Eras­mo Valladão Azeve­do e Novaes França, Pro­fes­sor Sênior FADUSP

Fábio Kon­der Com­para­to, Pro­fes­sor Emérito da FADUSP

Flavio Flo­res da Cun­ha Bier­ren­bach, ex-Min­istro do Tri­bunal Supe­ri­or Mil­i­tar

Jayme Cue­va, Advo­ga­do

José Afon­so da Sil­va, Pro­fes­sor Sênior FADUSP

José Car­los da Sil­va Arou­ca, Desem­bar­gador aposen­ta­do do TRT2 Região

José Car­los Dias, Ex-Min­istro da Justiça

José Gre­gori, Ex-Min­istro da Justiça

José Nuzzi Neto, Advo­ga­do

Lau­ro Mal­heiros Fil­ho, Advo­ga­do

Luiz Eduar­do Green­hal­gh, Advo­ga­do

Mar­co Anto­nio Nahun, Desem­bar­gador aposen­ta­do

Maria Eugênia Raposo da Sil­va Telles, Advo­ga­da

Miguel Reale Júnior, Pro­fes­sor Sênior FADUSP, Ex-Min­istro da Justiça

Ser­gio Bermudes

Tércio Sam­paio Fer­raz Jr., Pro­fes­sor Emérito FADUSP

Raquel von Hohen­dorff, pro­fes­so­ra universitária PPGD UNISINOS — RS

Raul Murad Ribeiro de Castro,Professor de Dire­ito na PUC-Rio e Advo­ga­do Regeane Quetes,Advogada e Pro­fes­so­ra

Rena­ta Almei­da da Costa,Unilasalle

Rena­ta FioriPuccetti,Professora da PUC/SP

Rena­ta Vieira Maia,UFMG

Rena­to Afon­so Thelet Gonçalves ‚advo­ga­do e pro­fes­sor universitário

Rena­to Ambrosio,professor universitário

Rena­to Lopes Becho,PUC-SP

RenatoSérgiodeLima.ProfessordaFGVEAESPediretorpresidentedoFórum BrasileirodeSegurança Pública

Ricar­do Antônio Bit­tar Hajel Fil­ho, Pro­fes­sor de Dire­ito

Ricar­do Campos,Universidade de Frank­furt (ALE) Ricar­do Mar­con­des Mar­tins — Pro­fes­sor da PUC/SP

Ricar­do Ribeiro,ProfDr.Unesp e Unaerp

Ricar­do Super­ti de Oliveira, his­to­ri­ador e pro­fes­sor

Rit­in­ha Alzi­ra Steven­son Georgakilas,PUC-SP Rober­ta Camineiro Bag­gio –UFRGS

Rober­to Luiz Silva,UFMG,

Rodri­go Caldas,Professor na PUC-Goiás

Rodri­go José Fuziguer, Macken­zie

Rodri­go Moraes,FDUFBA

Rogério Gras­set­to Teix­eira da Cunha,Professor Universitário

Rosan­gela Apare­ci­da Hilario,Professora Licen­ci­a­da da Uni­ver­si­dade Fed­er­alde Rondônia RuiAurélio De

Lac­er­da Badaró,Advogado e Pro­fes­sor

Rui Vicente Opperm ann, pro­fes­sor, Reitor da UFRGS 2016–2020

Salo de Car­val­ho, pro­fes­sor FDUFRJ SamuelHazzan,Professoraposentado da EAESP-FGV

San­dra Regi­na Martini,Unisinos

Sérgio Mendes,CESUPA

Sheila Stolz,Professora na Uni­ver­si­dade Fed­er­al­do Rio Grande Sil­via Pim entel, Pro­fes­so­ra PUC-SP

Sil­vio Fer­reira Rocha PUC-SP

Sil­vio Meira, pro­fes­sor universitário

Sofia Pre­to Vil­la Real,Professora na UNICSUL

Sônia Marise Rodrigues Pereira Tomasoni,docente da Uneb Sue­ly Ester Gitelm an, PUC-SP

Tagore Trajano,FDUFBA

Taiguara Libano Soares,advogado e pro­fes­sor da UFF e do IBMEC-RJ

Tar­so CabralViolin,advogado e pro­fes­sor

Tau Golin,professor universitário,jornalista,historiador

Tere­sa Arru­da Alvim,PUC-SP

Thi­a­go Lopes Decat,UFMG

Thi­a­go Rodovalho,Professor na PUC-Camp­inas

Thomas Bustamante,professor da UFMG

Thomp­son Andrade,Economista,Professor na UERJ

Tia­go Zapater,Professor na PUC-SP

Uira Menezes de Azevédo,UNEB

Valéria Guimarães de Lima e Silva,professora de dire­ito da ESCP Busi­ness School(Paris)

Vanes­sa Canado,Professor no Insper

Vera Karam de Schueiri,Professora Tit­u­lar de Dire­ito Con­sti­tu­cional­da UFPR

Vid a l Se rra n o , P UC-SP

Vinícius Mar­ques de Car­val­ho — USP

Vitor de Azeve­do Alm eida Junior — Pro­fes­sor Adjun­to de Dire­ito Civ­il da Uni­ver­si­dade Fed­er­al Rur­al

Wálber Arau­jo Carneiro, UFBA

War­ley Fre­itas de Lima,Professor na UNIVAP

Wei­da Zancaner,professora da PUC-SP

WremirScliar,professorde Direito,OABRS

Zil­la Patri­cia Bendit,Professora Aposen­ta­da da FGVEAESP

Car­los Ayres Brit­to Min­istro STF aposen­ta­do

Car­los Vel­loso Min­istro STF aposen­ta­do

Cel­so de Mel­lo Min­istro STF aposen­ta­do

Cezar Pelu­so Min­istro STF aposen­ta­do

Ellen Gra­cie Min­is­tra STF aposen­ta­da

Eros Grau Min­istro STF aposen­ta­do

Mar­co Aurélio Mel­lo Min­istro STF aposen­ta­do

Sepúlveda Per­tence Min­istro STF aposen­ta­do

Syd­ney Sanch­es Min­istro STF aposen­ta­do

Adelia Bez­er­ra de Meneses,Professora na USP/UNICAMP

Paula Alzugaray,jornalista

Paula Amaral,gestora cul­tur­al

Paula Morelenbaum,cantora

Paulo Cesar Aragão

Paulo Galizia,Desembargador TJ/SP,Presidente do TRE

Paulo Hartung,Economista,Ex-governador do Espírito San­to

Paulo Teixeira,advogado,Deputado Fed­er­al

Pedro Cam argo Neto

Pedro Malan

Pedro Mor­eira Salles,Presidente do con­sel­ho admin­is­tra­ti­vo do Itaú Uni­ban­co

Pedro Par­ente

Pedro Passos,Empresário

Pedro S.Malan

Per­sio Ari­da

Priscila Cruz,Presidente do Movi­men­to Todos pela Educação

Rabi­no Michel Schlesinger

Rabi­no Rogério Cukiem an

Rabi­no Ruben Stern­schein

Raí Souza Vieira de Oliveira, ex-jogador de fute­bol

Regi­na Jehá,cineasta

Reinal­do Azeve­do — escritor e jor­nal­ista

Ricar­do Kosovs­ki-atore pro­fes­sor

Ricar­do Petraglia — Ativista can­abi­co

Ricar­do Sennes,Economista

Rober­ta Alexan­dr Sundfeld,Diretora de Memória e Acer­vo no Museu Judaico de São Paulo

Rober­to Bielawski,Empresário

Rober­to Setubal

Rosângela Lyra ‚empresária

Rosiska Dar­cyde Oliveira,Academia Brasileira de Letras

Rubens Ricu­pero – ex‑m inistro da Fazen­da

Rui Falcão, advo­ga­do, jor­nal­ista e Dep­uta­do Fed­er­al

Sam uel Pessôa

S a n t ia g o , c a r t u n is t a

Ser­gio Abranches,Jornalista

Adm a Muhana, docente FFLCH-USP

Adri­ana Zavaglia – docente USP

Adri­ano Bai­va, econom ista e pro­fes­sor FEA/USP — SP

Affon­so Cel­so Pastore,Economista,Professoraposentado USP

Alessan­dro Ser­afin OctavianiLuis,FADUSP

Ana Clau­dia Marques,Professora Asso­ci­a­da USP

Ana Elisa Lib­er­a­tore Bechara,Vice-Diretoria e pro­fes­so­ra da FADUSP

Ana Lucia Duarte Lanna,Pró-Reitora de Inclusão e Diver­si­dade da USP

Ana Lúcia Pas­tore Schritzm eyer, FFLCH-USP

Ana Maria Nusdeo,FADUSP

André de Car­val­ho Ram os, Pro­fes­sor na FDUSP

André Singer, docente FFLCH-USP

Rosa Freire d’Aguiar, Jor­nal­ista

Rosa Met­ti­fo­go DiSchiavi,aposentada

Rosana Arru­da Bonom o, funcionária pública fed­er­al

Rosana Pen­ha Vello,pedagoga

Rosane de Alm eida — m ultiartista

Rosan­gela Bolze,psicóloga

Rosan­gela Lira ‑empresária,coordenadora do Política Viva

Roseli Apare­ci­da de Oliveira Pereira, em presário

Rute Maria Gonçalves de Andrade, Bióloga

Samuel­Dou­glas Galin­do Bernal,Corretor de imóveis.

San­dor Rezende, servi­dor público

San­dra de Medeiros Nery,Servidora pública aposen­ta­da

Rey­nal­do Gom es Lopes, Fonoaudiólogo

Ricar­do Arantes Cestari,delegado de polícia

Ricar­do Ramos Fil­ho.

Ricar­do Setti,Jornalista

Ricar­do Ushiro,médico

Rico Lins,designer

Rita Bar­chet, jor­nal­ista RS

Rita Luiza Per­cia Nam e, ‑pro­fes­so­ra e pesquisado­ra de Música ‑Ufal

Robert Jonas Andrade Oliveira,comunicólogo,escritor MG

Rober­ta Kehdy, psi­canal­ista pelo Insti­tu­to Sedes Sapi­en­tae

Rober­to de Souza Cam­pos Cosso,Jornalista

Rober­to Francine Júnior,ambientalista

Rober­to Yoda,analista de sis­temas

Rodri­go de A.Ferreira Santos,Psicanalista

Rodri­go Mendes Rosa,servidor público

Rodri­go Mon­teiro Pes­soa (Pesquisador do GEDTRAB-USP e da Rede Ibero-am eri­cana de Pesquisa em Seguri­dade Social)

Rodri­go Spa­da — Pres­i­dente da Associação Nacional de Associações de Fis­cais de Trib­u­tos Estad­u­ais — FEBRAFITE

Rodri­go T. da Rocha Azeve­do, Econom ista Roger Lerina,jornalista

Roge­rio Augus­to Pires,empresario Rogério Bassetto,Educador

Rogério Cukieman,Rabino

Ronald Fer­reira dos Santos,Federação Nacional­dos Farmacêuticos

Ronald Kapaz,CSO Play­ground Lab Design

Paula Ter­ra Nassr

Paulo Afon­so Costa,arquiteto

Paulo Antônio Veronez Júnior,servidor público

Paulo Cesar Maciel Pin­heiro Macha­do, aposen­ta­do

Paulo Cezar de Andrade Pra­do (Paulinho),jornalista,Editor do Blog do Paulin­ho

Paulo de Mar­ti­no Jan­nuzzi — Pro­fes­sor universitário

Paulo Fer­nan­do Gar­reta Harkot — Oceanógrafo

Paulo Fer­rareze Fil­ho, pro­fes­sor e pesquisador RS

Paulo Luís Alves,sociólogo

Paulo Massoca,engenheiro,Engenharia pela Democ­ra­cia

Paulo Ricar­do Cirio Paes, — Servi­dor Público Fed­er­al

Paulo Scott,escritor SP

Paulo Tadeu Cam pos Fer­reira, adm inistrador

Paulo Tom as Fiori, engen­heiro

Pedro Coutin­ho, dire­tor e roteirista

Pedro Luiz da Sil­veira Osório, jor­nal­ista e pro­fes­sor

Pene­lope Alber­to Rodrigues,professora

Priscila Gom es Palm eiro

Rafael­Bian­chiniAbreu Paiva,Servidor público e pro­fes­sor

Rafael­Car­val­ho de Fas­sio

Rafael Guim araens, jor­nal­ista, escritor

Rafael Mas­chio, publicitário

Raim undo NL Mace­do, estatístico e pro­fes­sor, Tim on/MA

Raul Vital, publicitário

Regi­na Amendola,professora

Regi­na Hele­na Bolze Cambero,administradora de empre­sas

Regi­na Orsi,historiadora

Reina­do Vagn­er Charão Ferreira,servidor público,Coordenador-Geraldo SINDTCERS.

Rena­ta da Sil­va Fontes Monteiro,Psicóloga

Antônio Rodrigues de Fre­itas Júnior Pro­fes­sor da Fac­ul­dade de Dire­ito da USP

Ari Marce­lo Solon,professor FD-USP

Aylene Bousquat, Médica, Pro­fes­so­ra da Fac­ul­dade Saúde Pública- USP

Beat­riz Raposo Medeiros – docente USP

Bernar­do Bis­so­to Queiroz de Moraes,FADUSP)

Cal­ix­to Salom ão Fil­ho, FADUSP

Abrão AmisyNeto,Procuradorde Justiça

Air­ton Michels,Procurador de Justiça RS e ex-secretário de segurança RS

Alber­to Dib,Procurador de Justiça do MPSP

Alessander Wilck­son Cabral­Sales ‚Procu­rador da República

Alessan­dra Minadakis,- Procu­rado­ra Fed­er­al

Alexan­dre Caman­ho de Assis,Ministério Público Fed­er­al

Alexan­dre Dou­glas Zaidan de Car­val­ho,- Procu­rador Fed­er­al

Alfon­so Presti,Procurador de Justiça do MPSP

Alice de Almei­da Freire,Promotora de Justiça do MPGO

Am auri Chaves Arfel­li, Prom otor de Justiça

Ana Lau­ra Ban­deira Lins Lunardelli,Promotora de Justiça do MPSP

Ana Lucia Vieira Menezes,Procuradora de Justiça do MPSP

Ana Padil­ha Luciano de Oliveira,Ministério Público Fed­er­al

Ana Paula Car­val­ho de Medeiros ‚Ministério Público

Andrea Bagatin,Promotora

Anna Trot­ta Yaryd,Promotora de Justiça MP-SP

Anto­nio José Donizetti Moli­na Daloia, Ministério Público Fed­er­al

Anto­nio Sérgio Tonet,Procurador de Justiça,Ex-PGJ MPMG

Anto­nio Visconti,Procurador de Justiça aposen­ta­do do MPSP

Aquiles Siquara,Procurador de Justiça e ex PGJ — Bania

Ari­ane Guebel de Alen­car, Ministério Público Fed­er­al

Arnal­do Hossepian,Procurador de Justiça aposen­ta­do do MPSP

Aru­al Mar­tins, Procu­rador de Justiça do MPSP

Aurélio Vir­gilio Veiga Rios, Ministério Público Fed­er­al

Car­los Car­doso de Oliveira,Procurador de Justiça aposen­ta­do

Car­los Hen­rique Naegeli Gondim , — Procu­rador Fed­er­al

Car­o­line Maciel da Cos­ta — Procu­rado­ra Region­al da República

Cecil­ia Matos Sustovich,Procuradora de Justiça MPSP

Célia Regi­na CamachiStander,Procuradora Region­al­do Tra­bal­ho

Cin­tia Melo Dam­a­s­ceno Martins,Ministério Público Fed­er­al

Clau­dia Fer­reira Mac Dowell,Promotora de Justiça do MPSP

Cláudia Mad­daloz­zo, MPPR

Cláudia Maria Beré,Promotora de Justiça

Cláudia Sam­paio Marques,Ministério Público Fed­er­al

Cláudio Bro­chet­to Fil­ho, procu­rador de Justiça aposen­ta­do MPSP

Cris­tiane de Gusmão Medeiros,Ministério Público

Cris­tiano Lourenço Rodrigues,Procurador do Tra­bal­ho

C r is t in a C a m p o s E s t e v e s , — P r o c u r a d o r a F e d e r a l

Cristi­na Fer­reira Labarrère,Ministério Público

Cristi­na Gonçalves Pereira,Promotora de Justiça do MPSP

Daniel­Rober­to Fink,Ministério Público

Daniela Câmara Ferreira,-Procuradora Fed­er­al

Dani­lo Goto,MP estad­ual

Dani­lo Lovis­aro do Nascim ento, — Procu­rador-Ger­al de Justiça do Ministério Público do Esta­do do Acre.

Car­los Por­tu­gal Gou­vea, Pro­fes­sor da USP

Catia SandovalPeixoto,USP

Cel­so Fer­nan­des Cam pilon­go, Dire­tor e Pro­fes­sor FADUSP

Cicero Romão Resende de Araújo,professor na FFLCH-USP

Clau­dia Per­rone Moisés,FADUSP

Cláudia Souza Passador,professor da Uni­ver­si­dade de São Paulo (USP)

Con­ra­do Hubner,professor da USP

Cris­tiano de Sousa Zanetti,FADUSP

Cristi­na Altman,professora e pesquisado­ra USP

Dio­go R.Coutinho,Professor FADUSP

Eduar­do C. B. Bit­tar, FADUSP

Eduar­do Cesar Sil­veira Vita Marchi, FADUSP

Eduar­do Tom asevícius Fil­ho, FADUSP

Elis­a­beth MeloniVieira,Prof.Associada Sênior da Fac­ul­dade de Saúde Pública,Universidade de São Paulo

Eli­v­al­Sil­va Ramos,FADUSP

Rena­ta Honório Fer­reira Camar­go Viana,Registradora e Tabeliã

Rena­ta Pai­va de Andrade,arquiteta

Rena­ta Soares Net­to

Rena­ta TassinariBinnie,Artista Plástica

R e n a t a U d le r C r o m b e r g , P s ic a n a lis t a , D e p a r t a m e n t o d e P s ic a n á lis e d o In s t it u t o S e d e s S a p ie n t ia e .

Rena­to dos San­tos Júnior,engenheiro civil­SP

Rena­to Pais Lopes,escrivão