Em LEIturA, episódio do podcast Filosofia Pop, o Professor Marcos de Carvalho Lopes, da Universidade Federal de Jataí-Goiás — UFJ recebe Alfredo Attié, Presidente da Academia Paulista de Direito, Doutor em Filosofia da USP, para uma conversa sobre como ler ou sobre como não ler Montesquieu.
Segundo Lopes, a proposta é “trazer pessoas que nos ajudem na aproximação e abordagem de determinados autores, temas e questões.”
A ideia do episódio surgiu após assistir o Pororoca de Chorume#09, episódio de série no YouTube, com Ian Neves e João Carvalho, em que pretenderam apresentar Montesquieu, afirmando que seria um autor racista, misógino, pedófilo e colonialista (sic).
Nada melhor, então, do que convidar novamente Attié, que falou sobre seu livro Montesquieu: Tópica das Paixões e Estilo Moraliste, no Episódio 173 do Filosofia Pop, para nos ajudar a pensar a como ler esse autor.
Assista, aqui ao video original, ou a seguir:
O site do Filosofia Pop, que traz vários episódios e entrevistas interessantes sobre filosofia, pode ser apoiado por meio de doações, no Catarse.