O Presidente da Academia Paulista de Direito, Alfredo Attié, Acadêmico Titular da Cadeira San Tiago Dantas, foi recebido na Corte Suprema di Cassazione, em Roma na Italia.

Atendendo a convite formulado pelo Giudice Presidente di Sezione Domenico Gallo, o Doutor Attié visitou o prédio histórico da Suprema Corte Italiana, discutindo temas acadêmicos, relativos a Jurisprudência e Direito Comparado, visando a iniciativas comuns, sobretudo de intercâmbio de conhecimentos e experiências.

Domenico Gallo é autor de importante obra de reconstrução histórico-constitucional da Italia, “Da Suditi a Cittadini: il Percorso della Democrazia”, Torino: Edizioni Gruppo Abele, 2013, em que expõe, de modo didático e literário, mesmo extremamente sensível, o modo como se estabeleceram pensamento e prática republicanos italianos. Como adverte o Giudice Matteo Claudio Zarrella, em seu “Prefácio”ao livro, o Doutor Gallo analisa o que a Constituição representa de viva experiência da democracia, em um estilo que o aproxima das lições do grande historiador hegeliano Benedetto Croce, para quem a história se presentifica sempre como ação e pensamento. O Doutor Zarrella, de sua feita, é autor de “Quid Est Veritas?”, interessante reflexão sobre processo, história e verdade.

O edifício da Corte, exemplar do ecletismo do fim do século XIX, serviu de inspiração para o projeto arquitetônico do Palácio da Justiça paulista. Abrigou os vários tribunais superiores de Roma, remanescendo, hoje, em suas instalações, apenas a Corte de Cassação.

A visita do Doutor Attié coincidiu com o dia de votação para membro da Corte Constitucional Italiana de representante dos magistrados da Cassazione, tendo o Presidente da Academia acompanhado os trabalhos.

A recepção amável dos magistrados italianos terminou com breve almoço, em restaurante típico, na Praça Cavour, em que literatura, poesia e história das relações entre brasileiros e italianos, sobretudo a participação brasileira no combate para libertação da Italia e da Europa do fascismo, estiveram em pauta.

Em retribuição pelos livros recebidos, o Doutor Attié ofereceu ao Doutor Gallo exemplar de seu mais recente livro, “Montesquieu”, Lisboa: Chiado, 2018.

Veja mais fotografias do encontro, na página da APD, no Facebook, aqui.