O Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, Alfre­do Attié, Acadêmi­co Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas, foi rece­bido na Corte Supre­ma di Cas­sazione, em Roma na Italia.

Aten­den­do a con­vite for­mu­la­do pelo Giu­dice Pres­i­dente di Sezione Domeni­co Gal­lo, o Doutor Attié vis­i­tou o pré­dio históri­co da Supre­ma Corte Ital­iana, dis­cutin­do temas acadêmi­cos, rel­a­tivos a Jurisprudên­cia e Dire­ito Com­para­do, visan­do a ini­cia­ti­vas comuns, sobre­tu­do de inter­câm­bio de con­hec­i­men­tos e exper­iên­cias.

Domeni­co Gal­lo é autor de impor­tante obra de recon­strução históri­co-con­sti­tu­cional da Italia, “Da Sudi­ti a Cit­ta­di­ni: il Per­cor­so del­la Democrazia”, Tori­no: Edi­zioni Grup­po Abele, 2013, em que expõe, de modo didáti­co e literário, mes­mo extrema­mente sen­sív­el, o modo como se esta­b­ele­ce­r­am pen­sa­men­to e práti­ca repub­li­canos ital­ianos. Como adverte o Giu­dice Mat­teo Clau­dio Zarrel­la, em seu “Prefácio“ao livro, o Doutor Gal­lo anal­isa o que a Con­sti­tu­ição rep­re­sen­ta de viva exper­iên­cia da democ­ra­cia, em um esti­lo que o aprox­i­ma das lições do grande his­to­ri­ador hegeliano Benedet­to Croce, para quem a história se pre­sen­tifi­ca sem­pre como ação e pen­sa­men­to. O Doutor Zarrel­la, de sua fei­ta, é autor de “Quid Est Ver­i­tas?”, inter­es­sante reflexão sobre proces­so, história e ver­dade.

O edifí­cio da Corte, exem­plar do ecletismo do fim do sécu­lo XIX, serviu de inspi­ração para o pro­je­to arquitetôni­co do Palá­cio da Justiça paulista. Abrigou os vários tri­bunais supe­ri­ores de Roma, remanescen­do, hoje, em suas insta­lações, ape­nas a Corte de Cas­sação.

A visi­ta do Doutor Attié coin­cid­iu com o dia de votação para mem­bro da Corte Con­sti­tu­cional Ital­iana de rep­re­sen­tante dos mag­istra­dos da Cas­sazione, ten­do o Pres­i­dente da Acad­e­mia acom­pan­hado os tra­bal­hos.

A recepção amáv­el dos mag­istra­dos ital­ianos ter­mi­nou com breve almoço, em restau­rante típi­co, na Praça Cavour, em que lit­er­atu­ra, poe­sia e história das relações entre brasileiros e ital­ianos, sobre­tu­do a par­tic­i­pação brasileira no com­bate para lib­er­tação da Italia e da Europa do fas­cis­mo, estiver­am em pau­ta.

Em ret­ribuição pelos livros rece­bidos, o Doutor Attié ofer­e­ceu ao Doutor Gal­lo exem­plar de seu mais recente livro, “Mon­tesquieu”, Lis­boa: Chi­a­do, 2018.

Veja mais fotografias do encon­tro, na pági­na da APD, no Face­book, aqui.