Em even­to orga­ni­za­do pelo Espaço Plur­al, lev­a­do ao ar pela Rede Estação Democ­ra­cia e pelo canal Brasil Pro­gres­sista, , o jurista Alfre­do Attié, Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito e Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas, con­ver­sou com o Desem­bar­gador do Tri­bunal Region­al do Tra­bal­ho Ricar­do Car­val­ho Fra­ga e com Julian Lis­boa, coor­de­nador do impor­tante pro­gra­ma, sobre o Sis­tema Jurídi­co do Méx­i­co.

O debate girou em torno da imple­men­tação da Refor­ma do Poder Judi­ciário mex­i­cano, aprova­da em 2024 e imple­men­ta­da, ago­ra, por meio da eleição dire­ta de juízes e juízas, naque­le País.

Sobre o tema, Attié pub­li­cou o arti­go Méx­i­co — a Refor­ma do Poder Judi­ciário, que tem sido obje­to de inten­so debate, ten­do em vista a resistên­cia dos juris­tas brasileiros de aceitar a prevalên­cia do princí­pio democráti­co na con­fig­u­ração estru­tur­al do poder de jul­gar. Você pode ler o arti­go, no blog O Cafez­in­ho, tam­bém.

O debate tocou em aspec­tos jurídi­cos, políti­cos e filosó­fi­cos da cora­josa pro­pos­ta mex­i­cana, imple­men­ta­da pelo Par­tido More­na, volta­da à ren­o­vação nacional mex­i­cana e ao apro­fun­da­men­to da democ­ra­cia e da rep­re­sen­ta­tivi­dade pop­u­lar e indí­ge­na.

Assista a seguir, ou pelos links da RED e do BP: