O Instituto Internacional de Direito, Economia, Desenvolvimento, Integração, Políticas Públicas e Inclusão Celso Furtado — INSTITUTO CELSO FURTADO, Núcleo de Pesquisa, Estudos e Atividades de Participação e Extensão à Sociedade da Academia Paulista de Direito – ACADEMIA PESQUISA – vinculado à Cadeira San Tiago Dantas., da Academia Paulista de Direito, criado no centenário do Nascimento de Celso Furtado, terá a coordenação de Ceci Vieira Juruá.
Ceci Juruá é economista, graduada pela Universidade Cândido Mendes, Mestre em Economia pela Université Montpellier, e Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ. Publicou inúmeros trabalhos, destacando-se, recentemente, o livro Horizontes de Reconstrução da Pátria Soberana (São Paulo: Letra Capital, 2019) e os artigos “Capitalismo e Constituição do Sujeito” (Oikos, Rio de Janeiro, v. 8, p. 41 – 69, 2009); e “PPP: o contrato de parceria público-privada” (Caderno Especial da Associação de Docentes da UNICAMP”, Campinas, p. 66–75, 2004).
O INSTITUTO CELSO FURTADO tem como Presidente de Honra a escritora, tradutora e jornalista Rosa Freire D’Aguiar, que, recentemente, lançou seu livro Sempre Paris — Crônica de uma Cidade (São Paulo: Companhia das Letras, 2023), e é responsável pela edição de importantes das obras de Celso Furtado, incluindo sua importante correspondência.
Os ACADEMIA PESQUISA, criados pela Diretiva 4 de 2017, pelo Presidente da Academia Paulista de Direito, Alfredo Attié, têm a finalidade de desenvolver pesquisas e estudos relativos às várias áreas das humanidades, em nível de excelência, para a reflexão e a prática de novos ramos e rumos do direito, visando ao aprimoramento da sociedade e ao diálogo com outros saberes, sejam tradicionais, artísticos, científicos, filosóficos, sob a égide dos direitos humanos, da democracia e da rule of law, o respeito ao direito dos povos, e em contato permanente com a sociedade, em sua diversidade, e seus movimentos e coletivos. Visam a associar a prática da pesquisa, dos estudos e da extensão, a uma postura de escuta e de promoção da liberdade de expressão (isegoria), no sentido de construção de uma cidadania democrática, ativa e sempre crescentemente renovada.
A partir de 2024, além da abertura de edital para preenchimento de vagas de pesquisadores e pesquisadoras, e a realização de parcerias com instituições e coletivos, o INSTITUTO CELSO FURTADO desenvolverá projetos de pesquisa e organizará cursos e eventos, para proporcionar a construção e difusão de saberes e a participação efetiva da sociedade na constituição de suas finalidades..