Hoje, começa a Série da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito: “Inde­pendên­cia? Ree­screven­do a História e Redesen­han­do o Futuro.
Con­ce­bi­da por Alfre­do Attié, o pro­gra­ma ini­cia a reflexão a respeito do Bicen­tenário do Brasil,  tratan­do de diver­sos temas, entre a história, a filosofia, as artes, as cul­turas e as ciên­cias,  inda­gan­do o que fize­mos até aqui e o que podemos faz­er, nós, brasileiros e brasileiras.
No primeiro pro­gra­ma, Attié vai con­ver­sar com Sil­vio Tendler, um dos mais impor­tantes cineas­tas brasileiros, autor de “Jan­go”, “JK”, “Mil­ton San­tos”, “Glauber — o Filme”, entre out­ras cinebi­ografias e doc­u­men­tários.
Alfre­do Attié ini­ciou esse proces­so de reflexão sobre a história brasileira, em seus aspec­tos políti­cos, jurídi­cos e con­sti­tu­cionais, des­de o iní­cio de sua for­mação acadêmi­ca, ten­do pro­pos­to a tare­fa de repen­sar os fun­da­men­tos da con­strução do que chamamos de Brasil, para os 200 anos da assim con­sid­er­a­da inde­pendên­cia políti­ca, logo ao tomar posse da Presidên­cia da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, em 2017. Polí­ma­ta por vocação, Attié é jurista, filó­so­fo, pesquisador, pro­fes­sor  e escritor, doutor em filosofia da Uni­ver­si­dade de São Paulo, onde estu­dou dire­ito e história, além de ter estu­da­do, pesquisa­do e leciona­do em vários país­es estrangeiros, entre os quais, Por­tu­gal, Esta­dos Unidos, Inglater­ra, Ale­man­ha, Itália, Áus­tria, França, Itália, Tailân­dia, Indonésia e Argenti­na, além de pub­li­ca­do arti­gos e pro­feri­do con­fer­ên­cias. É Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas, na qual sucede a Gof­fre­do da Sil­va Telles Jr. Autor dos livros Brasil em Tem­po Acel­er­a­do: Políti­ca e Dire­ito (São Paulo: Tirant Brasil, 2021), e Towards Inter­na­tion­al Law of Democ­ra­cy (Valen­cia: Tirant Lo Blanch, 2021). Escreveu, ain­da, A Recon­strução do Dire­ito: Existên­cia. Liber­dade, Diver­si­dade (Por­to Ale­gre: Fab­ris), livro de 2003, estu­do, elab­o­ra­do nos anos 1980, pio­neiro sobre o tema da alteri­dade e de críti­ca à antropolo­gia do dire­ito e à per­manên­cia do colo­nial­is­mo, avançan­do na abor­dagem de temas hoje tão caros aos pen­sa­men­to de(s)colonial; e Mon­tesquieu (Lis­boa: Chi­a­do), estu­do, tam­bém pio­neiro, sobre a vin­cu­lação de esti­lo e pro­je­to políti­co, no sécu­lo das Rev­oluções e do nasci­men­to do con­sti­tu­cional­is­mo, livro lança­do em 2018.
A série será trans­mi­ti­da pelo Face­book (acesse a pági­na), a par­tir das 19 horas deste 23 de setem­bro, 5a feira. O primeiro tema é: “Brasil 2022 e Cin­e­ma.
Acom­pan­he a Pro­gra­mação e Assista a todos os pro­gra­mas no YouTube, cli­can­do aqui.
Cur­ta, par­ticipe, assine o canal e fique por den­tro das novi­dades.