A Comissão de Direito Constitucional da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil emitiu, em 11 de julho, nota de repúdio às declarações do Chefe do Poder Executivo federal contra o Estado Democrático de Direito.
No documento, a Presidente e o Vice-Presidente da Comissão, Drs. Luciana Andrea Accorsi Berardi e Marcello Antonio Fiore, afirmam que o presidente da República, “em menos de 24 horas, proferiu manifestações excessivas contra o exercício legal das atribuições constitucionais do Poder Judiciário e do Poder Legislativo federais” e exigem o fim de “ameaças às instituições da República e ao Estado Democrático de Direito, que o Brasil reconquistou com sacrifício de muitos.”
A Nota corresponde a endosso e apoio àquela emitida pelo Conselho Federal da OAB, no dia anterior, logo após Jair Bolsonaro ter atacado e ofendido o Ministro-Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal, e o Poder Legislativo federal.
A Diretora Executiva da Polifonia Revista Internacional da Academia Paulista de Direito, Dra. Roberta de Bragança Freitas Attié, ao apoiar a iniciativa, considera que m manifestações das instituições da sociedade civil brasileira são de extrema importância para a salvaguarda do Estado Democrático de Direito, “sobretudo a OAB, que tem uma história importante na afirmação da democracia em nosso País.”