Palestra do Presidente da Academia Paulista de Direito, Titular da Cadeira San Tiago Dantas, Alfredo Attié, sobre o Direito Pós Pandemia, a convite da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, Subseções de Salto, Indaiatuba e Itu.
Após referir um pouco de sua experiência na importante Região Paulista do Vale do Tietê, na magistratura e no envolvimento com a sociedade, lembrando sobretudo as iniciativas do Setor de Assessoria e Orientação Social, em Salto, e do Instituto de Estudos do Vale do Tietê, em Itu, Salto e em todo o Vale Médio do Tietê, Attié examinou o estado do direito internacional.
Reviu sua evolução, no curso da segunda metade do Século XX, fazendo um contraponto entre a ordem dos direitos humanos e a Carta da Terra e a Agenda 2030, instrumentos que estabelecem responsabilidades e deveres dos povos e dos Estados.
Examinou as transformações do direito, no século XXI, evidenciou os problemas e as experiências decorrentes e causadoras dessas transformações, para estabelecer o lugar do sistema jurídico brasileiro no sistema internacional.
Propôs alguns enunciados relativos à sociedade do risco, à sociedade da informação, à justiça e à educação, ao meios digitais e ao meio ambiente.
Referiu os aspectos jurídicos importantes para a retomada das atividades pós quarentena.
Indicou a necessidade de o direito veicular um New Deal renovado, com os novos meios e a nova consciência mundial.
Introduziu novos conceitos.
Examinou questões de direito privado, ainda aludindo a aspectos do direito público e do direito penal, a par da relação entre a Constituição e o sistema internacional.
Falou sobre os conflitos de propriedade, de ordem contratual e obrigacional, propondo soluções e fazendo uma crítica do vácuo de atuação, governamental, no regime anticonstitucional em que vivemos.
Respondeu a questões interessantes de método, trazidas pelas advogadas e pelos advogados que participaram do evento.
Assista ao video, aqui.