Leôncio Martins Rodrigues foi um dos mais importantes sociólogos e cientistas políticos brasileiros.
Professor Titular da Unicamp, foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento — CEBRAP, autor de inúmeras obras, entre artigos e livros, assim, Industrialização e Atitudes Operárias, Destino do Sindicalismo, Sindicalismo e Sociedade, Conflito Industrial e Sindicalismo no Brasil, Trabalhadores, Sindicatos e Industrialização, CUT: Os Militantes e a Ideologia, Destino do Sindicalismo, Partidos, Ideologia e Composição Social, Partidos e Sindicatos – Escritos de Sociologia, sendo as mais recentes Partidos, Ideologia e Composição Social e Pobres e Ricos na Luta Pelo Poder:Novas Elites na Política Brasileira.
O Professor Leôncio previu o surgimento do populismo, consecutivo ao processo de judicialização da política, em eventos como o julgamento do chamado Mensalão, ao desencadear a condenação de lideranças e da própria política. No processo de redemocratização brasileiro, acompanhou e analisou os trabalhos do Congresso Constituinte de 1986/1987.
Para Alfredo Attié, Presidente da Academia Paulista de Direito, “as pesquisas e o trabalho de docência de Leôncio Martins foram essenciais para entender o desenvolvimento do sindicalismo, dos partidos políticos e das lideranças políticas no Brasil, assim como as ligações entre a teoria e a política real, desenvolvida no âmbito doa partidos políticos e de outros corpos intermediários, na construção da democracia brasileira.” Attié foi aluno de Leôncio Martins, no IFCH-Unicamp: “as aulas, no curso de mestrado em Ciências Sociais, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, ocorriam no período da tarde. A sensação era de que o tempo corria, pois além de excelente e rigoroso professor, que exigia muitas leituras e muita participação nos debates, Leôncio tinha uma maneira muito agradável de abordar os temas, facilidade em tratar questões complexas de modo simples e bastante didático, desenhando impressões vívidas do universo da política. O intercâmbio de ideias era intenso, pois acorriam ao curso de Teoria dos Partidos Políticos estudantes brasileiros e internacionais.”
Leôncio Martins Rodrigues Netto nasceu em 1934, em São Paulo. Em 1962, conclui o seu bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, obtendo seu título de mestre, em 1964, e doutor em Sociologia, em 1967, na mesma Universidade. Era membro da Academia Brasileira de Ciências. Foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, e, em 2009, recebeu o Prêmio Florestan Fernandes, da Sociedade Brasileira de Sociologia. Foi membro do conselho Centro de Estudos de Cultura Contemporânea — CEDEC., professor visitante na Université de Louvain e diretor de estudos da École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS de Paris.
A Academia Paulista de Direito presta homenagem a um dos grandes intérpretes do Brasil.