A Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, pelos pesquisadores e pesquisado­ras de seu Cen­tro Inter­na­cional de Dire­itos Humanos de São Paulo (CIDHSP/APD), Núcleo de Pesquisa vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas, e pelo seu Pres­i­dente, Alfre­do Attié, Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas, par­tic­i­pará dos even­tos de comem­o­ração do 127º aniver­sário do Par­que Tri­anon, na Aveni­da Paulista.

Eri­ka Gart­ner, em foto de Valdir Cimi­no

O Even­to é é coor­de­na­do por Eri­ka Gart­ner, gesto­ra dos Par­ques Tri­anon e Mario Covas, e con­tou com o auxílio de Raphaela José Cyri­lo Gal­let­ti, do MMAP, Movi­men­to Moradores Av. Paulista, e Con­sel­heira do Con­sel­ho Delib­er­a­ti­vo da Asso­ci­ação Paulista Viva.

Real­iza­do pelo Con­sel­ho Gestor do Par­que Tenente Siqueira Cam­pos (Tri­anon) , con­ta com o apoio da Asso­ci­ação Viva e Deixe Viv­er, da Admin­is­tração do Tri­anon, da Polí­cia Mil­i­tar (CMP1), e a par­tic­i­pação de Ani­ta Kauf­man, Michel Rosen­thal Wag­n­er, Pablo Vieira, além do CIDHSP/APD, da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito.

Raphaela Gal­let­ti e Alfre­do Attié, na Livraria Mar­tins Fontes, , em foto de Cesar Vie­gas.

Na sex­ta-feira, dia 5 de abril, a Acad­e­mia Paulista de Dire­ito vai realizar, sob a coor­de­nação do Dr.Alfredo Attié, duas Rodas de Con­ver­sa: às 11 horas, sobre o tema “Dire­itos Humanos: Trans­for­mação e Afir­mação”; e às 14 horas, sobre “Ambi­ente e Diver­si­dade”, ambas na Roda dos Tocos, no Par­que.

Matheus Pre­sot­to

A primeira Roda,  coor­de­na­da pelo Pesquisador do CIDHSP/APD, Coor­de­nador do Núcleo Dog­máti­cas dos Dire­itos Humanos, Dr. Matheus Pre­sot­to e Sil­va, con­tará a história da con­strução dos Dire­itos Humanos, traçan­do um per­fil de sua importân­cia e for­mação, e terá a par­tic­i­pação do Pesquisador do CIDHSP/APD Dr. Hen­rique Rabel­lo de Car­val­ho, do Rio de Janeiro, Coor­de­nador do Núcleo Dire­itos Humanos Histórias, Nar­ra­ti­vas e Memória. do CIHDP/APD, que lem­brará a história recente do Par­que Tri­anon, traçan­do sua relação com a vio­lação e a afir­mação dos Dire­itos LGBTQ+, e da pesquisado­ra e do pesquisador do CIDHSP/APD Hay­dée Paixão Fior­i­no Soula e Julian David Cuas­pa Ropain.

Hen­rique Rabel­lo

A segun­da Roda, coor­de­na­da pela Pesquisado­ra do CIDHSP/APD, Coor­de­nado­ra do Núcleo Abor­da­gens Con­tem­porâneas em Dire­itos Humanos, Bar­bara Bar­bosa,  terá a par­tic­i­pação dos Pesquisadores do CIDHSP/APD Cesar André Macha­do de Moraes„ Julian David Cuas­pa Ropain e Hen­rique Rabel­lo. Seu tema diz respeito ao Estatu­to da Cidade e os doc­u­men­tos inter­na­cionais, e os dire­itos e deveres que ger­am, em con­fron­to com as real­i­dades viven­ci­adas por mul­heres e mul­heres negras e os habi­tantes da per­ife­ria da Cidade.

Bar­bara Bar­boza

O CIHDHSP/APD tem-se desta­ca­do na dis­cussão dos temas dos Dire­itos Humanos, de modo trans­dici­pli­nar e hor­i­zon­tal pelos pesquisadores e pelas pesquisado­ras, assu­min­do impor­tante papel no pro­je­to de ação e resistên­cia rel­a­ti­vo aos dire­itos humanos lev­a­do a cabo pela Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, sobre­tu­do pela Cadeira San Tia­go Dan­tas, à qual está vin­cu­la­do.

Veja a pro­gra­mação com­ple­ta dos even­tos de Comem­o­ração dos 127 anos do Tri­anon, abaixo, e nos sites G1 Globo e do Gov­er­no da Cidade de São Paulo.


127º Aniver­sário do Par­que Tenente Siqueira Cam­pos — Tri­anon
De 02 à 28/04/2019

Com apoio do Con­sel­ho Gestor

“Exposição QUEM SOU EU”  de Ani­ta Kauf­man… min­ha exper­iên­cia ao expor em locais púbi­cos me motivou a cri­ar o pro­je­to ‘”QUEM SOU EU”.

O pro­je­to com­pos­to de 5 escul­turas de grande porte, com cores e grafis­mo difer­entes, que sug­erem difer­entes esta­dos de âni­mo, aonde cada pes­soa se iden­ti­fi­ca com seu ref­er­en­cial e que per­mite a inter­ação do pub­li­co, me demon­strou que o povo paulis­tano quer, gos­ta, cui­da  e respei­ta a obra de Arte.

www.anitakaufmann.com.br
02/04 à 01/06/2019 das 6 às 18 horas de segun­da à domin­go
Local: Par­que Tri­anon (em diver­sos pon­tos do par­que)

“Pre­venção Primária Volante” com Poli­cia Mil­i­tar do Esta­do de são Paulo por meio do Coman­do de Poli­ci­a­men­to Área Met­ro­pol­i­tana Um.

Com o obje­ti­vo de difundir os cuida­dos bási­cos que o cidadão deva ado­tar para não ser víti­ma de  vio­lên­cia, o Coman­do de Poli­ci­a­men­to Área Met­ro­pol­i­tana Um colo­ca seus inte­grantes em abor­da­gens educa­ti­vas e acol­he­do­ras amplian­do a sen­sação de segu­rança nas ruas da cidade.

02/04 às 12 horas
Local: Praça dos Mas­tros (Portão Prin­ci­pal)
“Invasão biolo­gia? Pre­cisamos falar dis­so!” Roda de Con­ver­sa e visi­ta Guia­da ao Par­que com  Zootec­nista Eri­ka Gart­ner Hopf­gart­ner Adm.  fala sobre o assun­to no Par­que Tri­anon.

02/04 às 11 horas
Local: Praça da Are­tuza

“As árvores Cen­tenárias”  Visi­ta Guia­da com estag­iário do par­que  Emér­cio Felis­ber­to Nhapu­lo.

Inscrições pelo email  parquetrianon@prefeitura.sp.gov.br

04/04 às 10 horas
Local: Alame­da do Fauno

“Cole­ta Sele­ti­va no par­que” Visi­ta Guia­da com estag­iário do par­que  Emér­cio Felis­ber­to Nhapu­lo Inscrições pelo email parquetrianon@prefeitura.sp.gov.br

05/04 às 10 horas
Local: Alame­da do Fauno

“Dire­itos Humanos, Ambi­ente e Diver­si­dade” serão os temas  de duas rodas de

Par­que Tri­anon, MASP, Sede da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito e Aveni­da Paulista, em foto de Eri­ka Gart­ner, 2017.

con­ver­sa coor­de­nadas pelo Dr. Alfre­do Attié, pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, com a par­tic­i­pação de seus pesquisadores do Cen­tro Inter­na­cional de Dire­itos Humanos de São Paulo (CIDHSP/APD), vín­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas.

“ Dire­tos Humanos em trans­for­mação e afir­mação”
05/04 às 11 horas Local: Roda dos Tocos
“ Ambi­ente e Diver­si­dade”

05/04 às 14 horas
Local: Roda dos Tocos

“As praças e os par­ques como ter­ritórios comuns da cidade – como gerir os dese­jos de cada um?” Roda de con­ver­sa” com Michel Rosen­thal Wag­n­er, advo­ga­do (USP 1983), Medi­ador de Con­fli­tos de Viz­in­hança e Urbanís­ti­cos, con­sul­tor socioam­bi­en­tal em con­domínios. Mestre em Dire­itos Difu­sos e Cole­tivos pela PUC/SP (2014), e autor do livro “Situ­ações de Viz­in­hança no Con­domínio Edilí­cio – desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el das cidades, soluções de con­fli­tos, medi­ação e paz social”. Mais infor­mações: michel@mrwadvogados.adv.br

06/04 às 15h30
Local: Praça da Are­tuza

“Solo de Vio­lão” com Pablo Vieira, músi­co expe­ri­ente que nos pre­sen­teia este ano com o lança­men­to de um EP “ Mis­são”.

Con­fi­ra http://facebook.com/pablo7cordas   http://instagram.com/pablo7cordas
https://youtube.com/pablogvieira.

13/04 às 12 horas
Local: Praça dos Mas­tros (Portão Prin­ci­pal)

“Domingueira da História” Asso­ci­ação Viva e Deixe viv­er

A Asso­ci­ação Viva & Deixe Viv­er realizará mais uma “Domingueira de Histórias”, ativi­dade que con­ta com encon­tros ani­ma­dos, em que vol­un­tários con­ta­dores de história da Viva se revezam com par­tic­i­pantes que quis­erem entrar na brin­cadeira. A con­tação de histórias, vai de 10 às 12 horas, com mui­ta inter­ação e diver­são, onde os par­tic­i­pantes aju­dam a con­tas as histórias.

28/04 às 10 horas
Local: Roda dos Tocos