No pro­gra­ma “Sam­ba e Rap: Per­ife­rias e Civ­i­liza­ções” (da série da TV Acad­e­mia “O Dire­ito, a Políti­ca e a Pan­demia”), Alfre­do Attié ini­ciou análise da cul­tura brasileira vin­cu­la­da às estéti­cas de per­ife­ria, referindo letras do sam­ba e do rap, bem como o tra­bal­ho do grupo RZO, Rapazi­a­da da Zona Oeste, e do músi­co e artista Sab­o­tage, ten­do, ao referir essas man­i­fes­tações cul­tur­ais e políti­cas de per­ife­ria, ensi­na­do que a filosofia nasceu nas per­ife­rias, assim como o dire­ito tam­bém teve suas maiores con­tribuições nas per­ife­rias. Attê tra­bal­hou a questão cul­tur­al e da arte, do dire­ito e da políti­ca, a lit­er­atu­ra, a músi­ca, a filosofia, con­ju­gan­do-as no proces­so de con­si­tuir um dire­ito comum, um dire­ito da cidade, por­tan­to democráti­co.

Em recente arti­go, “Sín­cope na Com­posição do Espaço Públi­co Brasileiro”, Attié,  Tit­u­lar da Cadeira San Tia­go Dan­tas da Acad­e­mia e seu Pres­i­dente, foi além, ao ter demon­stra­do como tais expressões de rebel­dia cul­tur­al e políti­ca con­for­mam a democ­ra­cia brasileira, em con­tra­posição a cul­turas e políti­cas de dom­i­nação.

Na  sex­ta-feira, dia 27 de jun­ho, às 19 horas, rece­beu, em pro­gra­ma trans­mi­ti­do ao vivo pela TV Acad­e­mia, Chell Oliveira, para apro­fun­dar a análise da questão da cul­tura hip-hop.

Michel Oliveira, o Chell, é grad­u­a­do em História, ten­do feito sua licen­ciatu­ra pela Uni­ver­si­dade Cruzeiro do Sul. É um dos fun­dadores e inte­grantes do Cole­ti­vo de Hip Hop Pátria Nos­sah, com mais de dez anos de atu­ação. É colab­o­rador da CUFA/Salto, mem­bro da direção da Asso­ci­ação Instru­ti­va e Recre­ati­va José do Patrocínio, ex-coor­de­nador e pro­fes­sor de Políti­ca no cursin­ho pop­u­lar vol­un­tário EPA — Edu­cação Pop­u­lar em Ação, e mem­bro tit­u­lar do COMPIR — Con­sel­ho Munic­i­pal da Pro­moção da Igual­dade Racial. Rap­per, his­to­ri­ador e pro­fes­sor enga­ja­do numa tare­fa seria de edu­cação e bus­ca de mudança social, volta­da para o inter­esse de uma sociedade mais jus­ta e solidária.

Chell e Attié anal­is­aram o dis­co “Sobre­viven­do no Infer­no”, do grupo Racionais/MC, para depois con­ver­sarem de for­ma leve e agradáv­el sobre sérios temas e questões das per­ife­rias, con­tan­do suas histórias e dis­cutin­do seus dire­itos. Chell falou sobre sua vida, sua for­mação, suas lutas e sua músi­ca.

Um pro­gra­ma que se tor­na um mar­co na vida da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito.

Alfre­do Attié e Chell Oliveira, “Sobre­viven­do no Infer­no: Dire­itos, Per­ife­rias, Histórias“, no Canal YouTube da Acad­e­mia.

Assis­tam cli­can­do neste link, cur­tam e inscrevam-se no Canal.