“Independência? Reescrevendo a História e Redesenhando o Futuro”
Neste oitavo programa da Série da Academia Paulista de Direito, Cadeira San Tiago Dantas: “Independência? Reescrevendo a História e Redesenhando o Futuro,” Alfredo Attié conversa com o Paulo Betti sobre “Brasil 2022: Arte e Cultura.”
Paulo Betti é Ator, Diretor e Produtor. Formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo — EAD USP, foi Professor da Universidade Estadual de Campinas — UNICAMP. Já representou importantes papéis em trinta novelas, trinta e cinco filmes e vinte e cinco peças teatrais. Ator consagrado, dirigiu várias das peças em que atuou. Entre seus personagens marcantes estão o de Carlos Lamarca, em filme dirigido por Sérgio Rezende, baseado em livro de Emiliano José e Miranda Oldack, além do Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa, no Filme, também de Sérgio Rezende, Mauá — O Imperador e o Rei. Dramaturgo e cineasta, escreveu o roteiro de Cafundó, e dirigiu esse filme premiado no festival de Gramado. Engajou-se na política, defendendo causas e candidaturas importantes no protagonismo da construção e consolidação de uma sociedade mais justa, igualitária, livre e solidária.
Concebidos por Attié, os programas refletem a respeito do Bicentenário do Brasil, tratando de diversos temas, entre a história, a filosofia, o direito, a política, a economia, as artes, as culturas e as ciências, indagando o que fizemos até aqui e o que podemos fazer, nós, brasileiros e brasileiras. Alfredo Attié iniciou esse processo de reflexão sobre a história brasileira, em seus aspectos políticos, jurídicos e constitucionais, desde o início de sua formação acadêmica, tendo proposto a tarefa de repensar os fundamentos da construção do que chamamos de Brasil, para os 200 anos da assim considerada independência política, logo ao tomar posse da Presidência da Academia Paulista de Direito, em 2017. Polímata por vocação, Attié é jurista, filósofo, pesquisador, professor e escritor, doutor em filosofia da Universidade de São Paulo, onde estudou direito e história, além de ter estudado, pesquisado e lecionado em vários países estrangeiros, entre os quais, Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Itália, Áustria, França, Itália, Tailândia, Indonésia e Argentina, além de publicado artigos e proferido conferências. É Titular da Cadeira San Tiago Dantas, na qual sucede a Goffredo da Silva Telles Jr. Autor dos livros Brasil em Tempo Acelerado: Política e Direito (São Paulo: Tirant Brasil, 2021), e Towards International Law of Democracy (Valencia: Tirant Lo Blanch, 2021). Escreveu, ainda, A Reconstrução do Direito: Existência. Liberdade, Diversidade (Porto Alegre: Fabris), livro de 2003, estudo, elaborado nos anos 1980, pioneiro sobre o tema da alteridade e de crítica à antropologia do direito e à permanência do colonialismo, avançando na abordagem de temas hoje tão caros aos pensamento de(s)colonial; e Montesquieu (Lisboa: Chiado), estudo, também pioneiro, sobre a vinculação de estilo e projeto político, no século das Revoluções e do nascimento do constitucionalismo, livro lançado em 2018.
A série é transmitida ao vivo pelo Facebook (acesse a página).
Este episódio pode ser acompanhado a partir das 20 horas do dia 25 de outubro, 2a feira.
Acompanhe a Programação e assista a todos os programas no YouTube, Brasil 200 Anos.
Curta, participe, assine o canal e fique por dentro das novidades.