« Sumário

RESUMO: O tema Dire­itos Humanos é demasi­a­do amp­lo e com­plexo. O estu­do em anda­men­to se propõe a pesquis­ar como a trans­ver­sal­i­dade do ref­er­en­cial legal e obri­gatório se con­cretiza no Ensi­no Supe­ri­or, por meio das políti­cas pub­li­cas, ações sistêmi­cas conc­re­tas den­tro do con­tex­to das políti­cas afir­ma­ti­vas de “inclusão” de gru­pos excluí­dos do meio acadêmi­co dev­i­do suas condições soci­ais, étni­cas, de defi­ciên­cias e questões de gênero.

A tra­jetória das autoras na área acadêmi­ca, INEP, esco­las públi­cas, movi­men­tos soci­ais em e sindi­ca­to, trazem para o leitor um fio con­du­tor que não com­pro­meta a inter­dis­ci­pli­nar­i­dade, mas que asse­gure o foco na edu­cação e seu com­pro­mis­so com con­hec­i­men­to eman­ci­patório para enten­der o con­tex­to edu­ca­cional nos quais os dire­itos humanos são estu­da­dos, enten­di­dos e apro­pri­a­dos pelos alunos. Lev­an­ta­mos a prob­lemáti­ca que envolve as políti­cas públi­cas da edu­cação para o Ensi­no Supe­ri­or voltadas à adesão ao Pacto Nacional Uni­ver­sitário pela Pro­moção do Respeito à Diver­si­dade e da Cul­tura de Paz e Dire­itos Humanos lança­do em 2017.

E o proces­so de ações eman­ci­patórias e inclu­si­vas de gru­pos que entraram nos últi­mos anos no Ensi­no Supe­ri­or. Enten­demos que ape­sar das políti­cas pub­li­cas abrirem espaço e exi­girem a dis­cussão sobre o tema, as ações hegemôni­cas políti­co pedagóg­i­cas das insti­tu­ições ain­da está pau­ta­da no entendi­men­to dos dire­itos humanos como ações afir­ma­ti­vas pau­tadas na ideia de universal/igualitário e não “fundacional/identitário”.

PALAVRAS-CHAVE: Dire­itos Humanos, ações afir­ma­ti­vas, eman­ci­pação, Ensi­no Supe­ri­or.

DATA DE SUBMISSÃO: 06/07/2018 | DATA DE APROVAÇÃO: 18/07/2018

 

Loader Load­ing…
EAD Logo Tak­ing too long?

Reload Reload doc­u­ment
| Open Open in new tab

Down­load