Insti­tu­to Inter­na­cional de Dire­ito, Econo­mia, Desen­volvi­men­to, Inte­gração, Políti­cas Públi­cas e Inclusão Cel­so Fur­ta­do INSTITUTO CELSO FURTADO, Núcleo de Pesquisa, Estu­dos e Ativi­dades de Par­tic­i­pação e Exten­são à Sociedade da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito – ACADEMIA PESQUISA – vin­cu­la­do à Cadeira San Tia­go Dan­tas., da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, cri­a­do no cen­tenário do Nasci­men­to de Cel­so Fur­ta­do, terá a coor­de­nação de Ceci Vieira Juruá.

Ceci Juruá é econ­o­mista, grad­u­a­da pela Uni­ver­si­dade Cân­di­do Mendes, Mestre em Econo­mia pela Uni­ver­sité Mont­pel­li­er, e Douto­ra em Políti­cas Públi­cas e For­mação Humana pela Uni­ver­si­dade do Esta­do do Rio de Janeiro — UERJ. Pub­li­cou inúmeros tra­bal­hos, desta­can­do-se, recen­te­mente, o livro Hor­i­zontes de Recon­strução da Pátria Sober­ana (São Paulo: Letra Cap­i­tal, 2019) e os arti­gos “Cap­i­tal­is­mo e Con­sti­tu­ição do Sujeito” (Oikos, Rio de Janeiro, v. 8, p. 41 – 69, 2009); e “PPP: o con­tra­to de parce­ria públi­co-pri­va­da” (Cader­no Espe­cial da Asso­ci­ação de Docentes da UNICAMP”, Camp­inas, p. 66–75, 2004).

O INSTITUTO CELSO FURTADO tem como Pres­i­dente de Hon­ra a escrito­ra, tradu­to­ra e jor­nal­ista Rosa Freire D’Aguiar, que, recen­te­mente, lançou seu livro Sem­pre Paris — Crôni­ca de uma Cidade (São Paulo: Com­pan­hia das Letras, 2023), e é respon­sáv­el pela edição de impor­tantes das obras de Cel­so Fur­ta­do, incluin­do sua impor­tante cor­re­spondên­cia.

Os ACADEMIA PESQUISA, cri­a­dos pela Dire­ti­va 4 de 2017, pelo Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, Alfre­do Attié, têm a final­i­dade de desen­volver pesquisas e estu­dos rel­a­tivos às várias áreas das humanidades, em nív­el de excelên­cia, para a reflexão e a práti­ca de novos ramos e rumos do dire­ito, visan­do ao apri­mora­men­to da sociedade e ao diál­o­go com out­ros saberes, sejam tradi­cionais, artís­ti­cos, cien­tí­fi­cos, filosó­fi­cos, sob a égide dos dire­itos humanos, da democ­ra­cia e da rule of law, o respeito ao dire­ito dos povos, e em con­ta­to per­ma­nente com a sociedade, em sua diver­si­dade, e seus movi­men­tos e cole­tivos. Visam a asso­ciar a práti­ca da pesquisa, dos estu­dos e da exten­são, a uma pos­tu­ra de escu­ta e de pro­moção da liber­dade de expressão (isego­ria), no sen­ti­do de con­strução de uma cidada­nia democráti­ca, ati­va e sem­pre cres­cen­te­mente ren­o­va­da.

A par­tir de 2024, além da aber­tu­ra de edi­tal para preenchi­men­to de vagas de pesquisadores e pesquisado­ras,  e a real­iza­ção de parce­rias com insti­tu­ições e cole­tivos, o INSTITUTO CELSO FURTADO desen­volverá pro­je­tos de pesquisa e orga­ni­zará cur­sos e even­tos, para pro­por­cionar a con­strução e difusão de saberes e a par­tic­i­pação efe­ti­va da sociedade na con­sti­tu­ição de suas final­i­dades..