O Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, Alfre­do Attié, esteve pre­sente no lança­men­to da Con­fer­ên­cia São Paulo Sua, no dia 21 de setem­bro, no Auditório do Sindi­ca­to dos Engen­heiros do Esta­do de São Paulo.

A Con­fer­ên­cia São Paulo Sua é uma ini­cia­ti­va da sociedade civ­il para elab­o­rar uma agen­da mín­i­ma, necessária e impre­scindív­el, para as eleições a prefeito e a vereadores de 2020. Esse será o pleito munic­i­pal mais impor­tante des­de a rede­moc­ra­ti­za­ção. A ini­cia­ti­va tem a par­tic­i­pação de 500 enti­dades da sociedade e de mais de 2 mil per­son­al­i­dades de todas as áreas, reunin­do insti­tu­ições rep­re­sen­ta­ti­vas e cul­tur­ais, asso­ci­ações de moradores, sindi­catos, uni­ver­si­dades, movi­men­tos soci­ais, políti­cos e reli­giosos, assim como int­elec­tu­ais e acadêmi­cos. O obje­ti­vo é unir todas as forças democráti­cas e realizar um amp­lo mutirão cívi­co nas 32 regiões, nos dis­tri­tos e nos bair­ros de São Paulo, com debates que lev­an­tem prob­le­mas e apon­tem soluções para a cidade. A par­tir de seis cam­pos temáti­cos – políti­ca social; políti­ca urbana; sus­tentabil­i­dade ambi­en­tal; dire­itos humanos e diver­si­dade; desen­volvi­men­to econômi­co; e democ­ra­cia, gov­er­nança e par­tic­i­pação –, estão sendo desen­hadas pro­postas con­stru­ti­vas, cria­ti­vas e viáveis para um con­jun­to de 32 áreas ânco­ras. Basea­da nas pri­or­i­dades ini­ci­ais democ­ra­cia, ino­vação e emprego, a Con­fer­ên­cia São Paulo Sua tem como vocação a for­mação de con­sen­sos que via­bi­lizem os avanços necessários na cidade e na metró­pole. Pre­tende con­stru­ir a cidade inteligente, empreende­do­ra, social­mente mais jus­ta, gen­erosa e aber­ta para a democ­ra­cia que paulis­tanos, paulis­tanas e brasileiros e brasileiras dese­jam e mere­cem, colo­can­do per­nas na esper­ança e nos son­hos.

A ini­cia­ti­va do SEESP e pela Con­fed­er­ação Nacional dos Tra­bal­hadores Uni­ver­sitários CNTU tem como coor­de­nador ger­al o Engen­heiro Allen Habert, e, como coor­de­nadores dos Cam­pos Temáti­cos impor­tantes líderes e pen­sadores dos temas rela­ciona­dos à cidade e à metró­pole.

O Cen­tro Temáti­co Democ­ra­cia, Gov­er­nança e Par­tic­i­pação tem como coor­de­nador o Sociól­o­go Vicente Trevas, da Agên­cia Sul-Amer­i­cana para a Coop­er­ação e a Gestão Estratég­i­ca de Políti­cas Públi­cas AMSUR, e con­ta com a par­tic­i­pação, entre out­ras enti­dades, da Fun­dação Esco­la de Soci­olo­gia e Políti­ca de São Paulo, e da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito.

Allen Habert desta­cou, na cer­imô­nia de lança­men­to, que con­tou com a pre­sença de autori­dades e rep­re­sen­tantes da sociedade civ­il, o caráter democráti­co da ini­cia­ti­va, bem como detal­hou o per­cur­so a ser segui­do pela Con­fer­ên­cia, por meio das ativi­dades dos Cam­pos Temáti­cos, até a elab­o­ração de doc­u­men­tos con­clu­sivos, pela Comis­são de Sis­tem­ati­za­ção e pelo Con­sel­ho das Lid­er­anças da Con­fer­ên­cia.

Cada um dos Coor­de­nadores das Cam­pos temáti­cos deli­neou as pro­postas, a recu­per­ação das estru­turas e sis­temas exis­tentes e os per­cur­sos de ren­o­vação.

Pelo Cam­po Temáti­co de Políti­ca Urbana, falou o Pro­fes­sor Nabil Bon­du­ki, referindo as nor­mas exis­tentes e a história de sua con­sti­tu­ição, bem como a importân­cia de se par­tir de uma análise integra­da e de con­jun­to, retra­bal­han­do e ren­o­van­do as bases pos­i­ti­vas exis­tentes.

Pelo Cam­po Temáti­co de Democ­ra­cia, Gov­er­nança e Par­tic­i­pação, o Pro­fes­sor Vicente Trevas  propôs vários temas para a reflexão, provo­can­do, por meio de sug­estões, a expressão de pro­postas práti­cas de con­creção das for­mas de par­tic­i­pação, como o plebisc­i­to e o ref­er­en­do, para que a democ­ra­cia não se resuma a uma con­cepção sim­ples de eleição de rep­re­sen­tantes, bem como sug­eriu inda­gações que encam­in­hem à assunção de con­t­role par­tic­i­pa­ti­vo sobre os serviços exis­tentes na cidade e na metró­pole.

Alfre­do Attié, ao elo­giar a ini­cia­ti­va, e fir­mar a par­tic­i­pação da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, sobre­tu­do no Cam­po Temáti­co de Democ­ra­cia, Gov­er­nança e Par­tic­i­pação, de modo inte­gra­do com os demais Cam­pos Temáti­cos, falou sobre a neces­si­dade de por em fun­ciona­men­to as estru­turas e sis­temas de par­tic­i­pação efe­ti­va do povo, assim como apre­sen­tou a ideia de con­sti­tu­ição de uma justiça na medi­da da cidade e da metró­pole, que pos­sa ser con­struí­da, imple­men­ta­da e real­iza­da por meio da par­tic­i­pação democráti­ca, no sen­ti­do de ter capaci­dade de resolver os con­fli­tos da cidade. Referiu o enga­ja­men­to da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito em con­tribuir e delin­ear uma nova gramáti­ca dos dire­itos humanos e da democ­ra­cia, para a cidade e a metró­pole, sobre­tu­do, e, final­mente, a neces­si­dade de recu­per­ar o dire­ito como instru­men­to da democ­ra­cia, assim do caráter pro­pri­a­mente civ­i­liza­cional do dire­ito.

Ladis­lau Dow­bor insis­tiu na neces­si­dade de enraiza­men­to da políti­ca, a lig­ação da cidada­nia com a vida nos bair­ros, bem como no fato de ser injus­ti­ficáv­el a desigual­dade social numa cidade tão rica como São Paulo.

Líderes de movi­men­tos soci­ais, artis­tas  e estu­dantes sub­lin­haram a neces­si­dade de par­tic­i­pação efe­ti­va pop­u­lar, e de atenção às per­ife­rias.

Boa parte das enti­dades pre­sentes, no auditório lota­do, no cen­tro da cidade,  teve a opor­tu­nidade tam­bém de apre­sen­tar pro­postas, bem como de relatar exper­iên­cias de êxi­to na orga­ni­za­ção de movi­men­tos de par­tic­i­pação e con­t­role, bem como de instru­men­tos téc­ni­cos de afer­ição de neces­si­dades e de per­cepções da vida urbana e met­ro­pol­i­tana.

As ativi­dades da Con­fer­ên­cia São Paulo Sua prosseguem até a elab­o­ração dos relatórios e sua sis­tem­ati­za­ção e apre­sen­tação públi­ca, no mês de maio de 2020.