No dia primeiro de out­ubro de 2019, o Pres­i­dente da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, Alfre­do Attié esteve na “Uni­ver­si­dade Manesco”, grupo de estu­dos de Manesco, Ramires, Perez, Azeve­do Mar­ques, Sociedade de Advo­ga­dos, coor­de­na­do pelo Acadêmi­co Tit­u­lar da Acad­e­mia Paulista de Dire­ito, Livre-Docente da Fac­ul­dade de Dire­ito da USP, Pro­fes­sor Mar­cos Augus­to Perez.

Para um grupo de jovens aten­tos, inter­es­sa­dos e bem prepara­dos, com­pos­to por advo­gadas, advo­ga­dos e estu­dantes de dire­ito de São Paulo e do Rio de Janeiro, Attié dis­cor­reu sobre seu per­cur­so acadêmi­co, salien­tan­do a con­strução de dois de seus livros: A Recon­strução do Dire­ito (Por­to Ale­gre: Ser­gio Fab­ris, 2005), orig­i­nal­mente a tese Sobre a Alteri­dade: Para uma Críti­ca da Antropolo­gia do Dire­ito, em que tra­bal­hou com as cat­e­go­rias da alteri­dade-iden­ti­dade, igual­dade-difer­ençames­mo-out­ro, empre­gan­do as con­tribuições da história, da teo­ria psi­canalíti­ca, da filosofia da existên­cia, da antropologia/etnologia, para con­stru­ir uma críti­ca do dire­ito e dos dire­itos e pro­por novos cam­in­hos para a ciên­cia e a prat­i­ca do dire­ito; e Mon­tesquieu (Lis­boa: Chi­a­do Books, 2018), em que, por meio da análise da con­strução do esti­lo nos sécu­los XVII e XVIIII, esta­b­ele­ceu sua relação com os pro­je­tos políti­cos que acabaram por des­en­cadear o pen­sa­men­to rev­olu­cionário e a con­sti­tu­ição do dire­ito e do Esta­do mod­er­nos.

Ao criticar as leituras e inter­pre­tações até hoje vigentes de autores clás­si­cos, sobre­tu­do  de Mon­tesquieu, Attié propôs soluções para os prob­le­mas enfrenta­dos pela sociedade con­tem­porânea, sobre­tu­do brasileira.

A seguir, dis­cor­reu sobre a teria dos regimes políti­cos, sobre a cat­e­go­ria do poder e fez a críti­ca da con­cepção dos poderes, pro­pon­do, tam­bém, novas vias de práti­ca e de reflexão.

Os debates enrique­ce­r­am a exposição, sobre­tu­do com a bus­ca de elu­ci­dação e dis­cussão de con­ceitos e dis­tinções que foram pro­pos­tos no cur­so do even­to.

Ini­cia­ti­vas como essa de Mar­cos Augus­to Perez apon­tam cam­in­hos impor­tantes de diál­o­go entre a teo­ria e a práti­ca, entre o rel­e­vante tra­bal­ho de con­strução do dire­ito e dos dire­itos, no con­tex­to da políti­ca e da sociedade. elab­o­ra­do nas ofic­i­nas da advo­ca­cia e nas acad­e­mias.

O encon­tro dos Acadêmi­cos, de profis­sion­ais, de estu­dantes, de juris­tas, enfim, volta­do à con­sti­tu­ição dessa diál­o­go, além de prazen­teiro, provo­ca ecos de ren­o­vação na vida dos dire­itos e da sociedade.